Acesso à hierarquia superior.

       Academia de Saberes de Aveiro                                                                                                                          Começamos a envelhecer quando perdemos a capacidade de aprender.



Abertura do ano lectivo 2011/12
     

  10 Aconselhamentos para não envelhecer

  Notícia saída no "Diário de Aveiro" de 1 de Outubro de 2011

  Reportagem fotográfica de Domingos Cardoso

10 ACONSELHAMENTOS PARA NÃO ENVELHECER

Aqui há tempos, pediram-me umas "máximas" que ajudassem a viver os que vão sendo atingidos pela chamada Terceira Idade. E sai-me isto que, já agora, partilho convosco:

1. Não te deixes envelhecer. Nunca digas, mesmo a brincar, que estás velho. O estar velho não tem muito a ver com a idade. É uma atitude.

2. Também nunca digas que estás jovem. Se o ouvires dos outros, não acredites em demasia.

3. Procura ser do teu tempo, entender o teu tempo. Nem olhes para trás, nem ultrapasses as nuvens.

4. Que o passado sirva para te situares no presente e perspectivares o futuro com sabedoria.

5. Não te "armes" em conselheiro, com os pretextos da experiência vivida e acumulada. Que sejam os outros a descobrir-te e a procurar-te.

6. Não te feches, nem em casa, nem em ti. O mundo é o teu espaço: sai, convive, troca ideias e experiências, ajuíza os acontecimentos, que vão marcando a marcha da comunidade. Se não forem bons, procura corrigi-los.

7. Encontra tempo para te pores as perguntas que, se calhar, nunca te puseste a sério: Afinal, quem sou eu? Porque sou? Para que sou?

8. Não és uma "ilha", não fazes parte de um "arquipélago". Antes, és membro de uma grande família, na qual e com a qual - com cuja sorte - estás comprometido até ao pescoço.

9. Aceita as limitações com naturalidade, sem queixumes que te "coitadinhizam". Em qualquer estádio da vida.

10. Canta a vida, em cada dia. Cada dia é o nosso dia. Nele, devemos ser e estar por inteiro.

D. Manuel Martins,
Bispo Emérito de Setúbal


Notícia saída no "Diário de Aveiro" (1 de Outubro de 2011)

Academia de Saberes inicia novo ano lectivo

D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, foi o orador convidado da sessão que abriu o novo ano lectivo da universidade sénior aveirense

Maria José Santana

■ A universidade sénior de Aveiro, Academia de Saberes, assinalou anteontem (29-9-2011) o inicio do novo ano lectivo, com uma sessão que teve como orador principal D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal. A "aula inaugural" do novo ano académico decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que esteve completamente lotado, e contou ainda com a presença de Élio Maia, presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

Na alocução que fez perante as dezenas de "academistas", D. Manuel Martins fez questão de enaltecer a importância destas iniciativas que envolvem o saber e o encontro dos seniores, na certeza de que permitem "entrar no futuro de cabeça levantada". "Temos de agir e não parar", vincou o bispo emérito de Setúbal.

"Mesmo que nos queiram ferir com o estatuto de imbecilidade legal, a reforma, queremos ser gente e viver como gente", frisou. D. Manuel Martins mostrou, assim, convicto de que, estas academias seniores e outras iniciativas dirigidas aos mais velhos, contribuem para que "as pessoas conquistem maior cidadania".

Também Élio Maia fez questão de enaltecer, no início da sessão, a aposta que tem vindo a ser encetada pelos responsáveis pela Academia de Saberes de Aveiro, que conta já com quase sete anos de existência, e pelos "academistas em geral". "Há um pensamento oriental que diz que só começamos a envelhecer quando deixamos de aprender", argumentou o líder da autarquia aveirense, para destacar a importância destas iniciativas de aprendizagem ao longo da vida.

"Precisamos dos vossos conhecimentos", destacou ainda Élio Maia, dirigindo-se às dezenas de alunos da academia que afluíram aos Paços do Concelho. É que, para o líder da autarquia aveirense, não restam dúvidas de que a crise que a sociedade actualmente atravessa, não é exclusivamente de cariz económico e financeiro. "A crise que vivemos teve origem na crise de valores da sociedade em que vivemos", considerou o líder da autarquia.

A Academia de Saberes de Aveiro conta com um total de 450 sócios e 27 formadores voluntários, abrangendo 24 áreas de formação.


Reportagem fotográfica de Domingos Cardoso

Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.

 

Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.

 

Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.

 

Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.Clicar para ampliar.

 

  10 Aconselhamentos para não envelhecer

  Notícia saída no "Diário de Aveiro" de 1 de Outubro de 2011

  Reportagem fotográfica de Domingos Cardoso


 

Página inicial

Página anterior

Página seguinte