Dia Europeu da

Disfunção sexual

O Dia Europeu da Disfunção Sexual, coincidente com o Dia dos Namorados, celebra-se a 14 de fevereiro, e tem como finalidade sensibilizar a sociedade para as várias formas de disfunção sexual e para a importância do seu diagnóstico e tratamento atempado.

A disfunção sexual afeta tanto homens como mulheres, e refere-se às dificuldades experienciadas por um indivíduo ou casal durante qualquer fase de uma atividade sexual.

Segundo o estudo Episex-PT, a maioria dos homens portugueses afirmou que a disfunção erétil, as alterações do desejo e/ou as disfunções da ejaculação prejudicavam a qualidade de vida do casal. No caso das mulheres portuguesas, foram referidos problemas de desejo sexual, desconforto/dor na relação e disfunção da excitação e do orgasmo. Este tipo de disfunções pode ter repercussões quer a nível conjugal quer a nível individual, incluindo baixa autoestima, alterações do humor, ansiedade e depressão.

Apesar de ainda ser considerado um assunto algo “tabu”, é fundamental uma maior consciencialização, quer por parte da população, quer por parte dos profissionais de saúde. Apenas com uma intervenção ativa neste tipo de problemas será possível reduzir os seus efeitos negativos e potenciar uma melhor qualidade de vida aos indivíduos afetados.

Dr.ª Catarina Fortunato
Interna de Medicina Geral e Familiar

Receita Saudável

Para além de ser aquele prato reconfortante na época de frio, a sopa é a forma mais simples de se aumentar a ingestão de hortaliças e legumes. Combinando os legumes ao seu gosto pode obter ínfimas combinações de sopas diferentes. Portanto, há sopas para todos os gostos, desde as mais simples, apenas compostas por legumes, até às sopas mais completas (com carne ou peixe).

Ao preparar uma sopa, deve ter atenção à cor dos legumes que utiliza, uma vez que diferentes cores correspondem a diferentes nutrientes. As folhas verdes escuras são fonte de ferro, potássio, magnésio e folatos. Os legumes alaranjados, como as cenouras e a abóbora são ricas em betacaroteno, vitamina A e vitamina C. Os legumes brancos, como a couve-flor, são fonte de cálcio, selénio e flavenóides.

Sopa cor de laranja

Ingredientes:
▪ 500 g de abóbora manteiga descascada e sem sementes;
▪ 4 cenouras;
▪ 1 chuchu ou 1 curgete;
▪ 1 dente de alho;
▪ 500 mL de água;
▪ Sal q.b.;
▪ Azeite q.b.;
▪ Opcional: salsa ou coentros picados.

Preparação:
1
. Corte os legumes em pedações e coloque-os numa panela com a água e uma pitada de sal.
2. Quando a água começar a ferver, tape o tacho e deixe cozinhar em lume médio durante cerca de 20 minutos. Para preservar o máximo de nutrientes, não utilize temperaturas muito elevadas nem coza os legumes durante muito tempo!
3. Triture a sopa até obter um creme homogéneo.
4. Sirva a sopa e tempere no prato com um fio de azeite.
5. Para enriquecer a sopa (e decorar também!), pode polvilhar salsa ou coentros picados a gosto.

Clicar para ampliar.

Dr.ª Joana Glória
Interna de Medicina Geral e Familiar

 

página 4/4

  Página anterior  

Índice

  Página seguinte