Senhoras em evidencia
Litteratura
A
sr.ª D. Margarida de Sequeira e Luiza são uma e a mesma entidade.
Estremamente modesta,
d'uma modestia que toca as raias do
culto, a sr.ª D. Margarida de Sequeira não quiz impôr aos vôos da
publicidade o seu verdadeiro nome e d'esse delicadissimo sentimento
suggeriram os seus dois pseudonymos tão carinhosamente conhecidos pelo
publico que lê.
Com o nome de Margarida de Sequeira firmou
numerosas novellas vibrantes de phantasia e de vivacidade, profundas na
essencia e subtilmente polvilhadas de graça e do colorido na fôrma, e
que, sem duvida, representam documentos eloquentes d'uma
intellectualidade que deve orgulhar o sexo a que pertence e a amoravel
creatura que as escreve.
Mais tarde, uns requintes finissimos de intelligencia e
de bondade, creou essa personalidade fina e graciosa de Luiza que
tão querida foi das leitoras d'esta revista. No seu Consultorio,
como ella despretenciosamente denominava a sua secção nos Serões,
acorreram todas as mulheres que vibram com as alegrias da vida e tambem
todas as que provavam nas suas torturas mais amargas. Nenhuma d'ellas
ficou sem um conselho, sem um lenitivo, sem um sorriso ou uma lagrima
que fosse aljofrar o estado de uma alma que se patenteasse a Luiza.
E ao escrevermos rapidamente estas linhas para acompanhar
o seu retrato, homenagem fervorosa e justa d'uma publicação a que ella
tanto emprestou do seu prestigio intellectual, não sabemos a que mais
vimos se a pôr em relevo uma individualidade a quem muitos já devem as
letras patrias, se a exaltar um coração diamantino para quem a
humanidade tem contrahida uma divida enorme de amor e de complacencia.
A força naval da Inglaterra
A
recente visita da esquadra ingleza, que, com uma carta autographa de
Eduardo VII a el-rei D. Manuel, representa mais uma manifestação da
velha e tradicional alliança luso-britannica, trouxe por alguns dias uma
nota interessante e movimentada á nossa capital. Os typos
caracteristicos dos seus marinheiros e officiaes, typos viris e louros,
percorriam as praças publicas por entre a attenção de todos, que
admiravam a sua compostura, contrastando com os proverbiaes desmandos,
que tão peculiares lhes eram em terras peninsulares.
Dos
pontos altos da cidade, que são como que minaretes olhando o Tejo,
grande numero de pessoas foram presenciar a entrada dos colossos da
marinha de guerra ingleza, que eram, ainda assim, uma parte minima da
grandiosa força naval do Reino-Unido, por certo a mais poderosa, a mais
forte, a mais rica do mundo inteiro.
/
254 / A Inglaterra teve sempre a
preoccupação de não só manter integra a sua supremacia naval, como ainda
augmental-a dia a dia, e cada vez mais. E' conhecida a velha
rivalidade, que sob esse ponto de vista, existe entre a Allemanha e a
Inglaterra.
O
jmperio germanico procura attingir o grau de prosperidade maritima da
Inglaterra, e justiça é dizer que, sob o ponto de vista commercial, o
tem conseguido. As suas victorias de navegação mercantil sobre a
Inglaterra trazem esta seriamente preoccupada, não só
porque representa um desequilibrio commerciaI a favor do imperio
allemão, como ainda porque, segundo a lei que estabelece e rege a navegação commercial allemã, cada um dos
grande transatlanticos que navegam sob a bandeira tricolôr é, em caso de
guerra, um navio militar. Apesar d'isso, porém, a
Allemanha ainda não conseguiu uma tão grandiosa força naval como a que
hoje possue a Inglaterra, com os seus quatro Dreadnoughts, que ainda ha
dias entraram triumphantemente em Londres, pela primeira vez. Foi um
dia de orgulho para o patriotismo inglez. Cortando céleres as aguas
negras do Tamisa, o povo londrino viu approximar-se, assombrado, essa
parte da força naval do Reino-Unido, que só por si era uma força
consideravel. Foram 24 navios de combate, entre os quaes entraram
quatro Dreadnoughts, de 18,500 toneladas e 10 canhões; 3
crusadores-dreadnoughts, de 17:500 toneladas; cruzadores dos typos
Lord
Nelson e Eduardo VII, que ven decrescendo de 16:500 toneladas; 16 crusadores
couraçados, 14 crusadores protegidos, 55 destroyers e torpedeiros, 35 submarinos e 6 navios
auxiliares – ao todo 150 navios.
E
toda esta força monstruosa não representa mais que uma parte do seu
poder naval. Ao passo que no Tamisa entravam estas duas poderosissimas
esquadras, visitava Lisboa a esquadra do vice-almirante Jackson, que
circula no Mediterraneo, e que foi mandado fazer essa visita official,
após as manobras nos mares de Malta.
D'esta visita, por tantos titulos agradavel, deve ter ficado no espírito
dos valentes marinheiros inglezes uma impressão agradabilissima, dada
a cordealidade com
que foram recebidos e tratados pelos nossos distinctissimos officiaes
de marinha, que são em qualquer parte do mundo figuras de destaque, pela
sua intelligencia, pela sua cultura e pela sua educação.
Chronica da moda
Viajar de automovel – Os chapéos para automobilistas – Cores e tecidos – O que vae usar-se?
Estamos na época das thermas, das praias, das villegiaturas.
As
revistas do grande tom, feitas para as damas ricas, para as
privilegiadas da fortuna, só se occupam das toilettes luxuosas
dos casinos, dos costumes apropriados para os varios sports, do vestuario
usado nos automoveis.
Presentemente todos viajam em automovel, ainda
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/
que
não seja senão em ligeiro passeio pelos arredores de Lisboa quem se ha
de apresentar sem toilette apropriada dentro d'essas bocetas
almofadadas, d'um ar distincto, que mais parecem lindos gabinetes de
repouso, do que monstros de tentaculos gigantescos, destinados a
devorar centenas de kilometros por hora?
Levam
em si o conforto e a elegancia, offerecendo por todos os lados os seus
pequenos bolsos recheados dos accessorios indispensaveis á toilette
feminina: – o espelho, a borla de pó de arroz, cremes, escovas,
livros;
na frente, em bella cornucopia de crystal, geralmente um ramo de flores
derrama em tomo o seu aroma fresco. Não é um vehiculo, é um boudoir que
nos leva por essas estradas fóra, n'um arrebatamento de
sonho.
Raras
vezes se deita um olhar á paisagem, que mal se distingue na rapida
visão que nos dá.
Dentro conversa-se, risse, joga-se o bridge aproveitando-se as pequenas
tablettes que o auto tambem offerece; antegosa-se a chegada ao ponto do
destino; dá -se uma nova vista de olhos ao espelho; entretanto tem-se chegado, e sae-se do lindo cofre que, diga-se de
passagem, é muito mais lindo por dentro do que por fóra.
Como
geralmente se não póde sair limpinha e fresca como se entrou, porque os
solavancos e o pó das estradas tudo amarrotam
e enxovalham, procuram as modistas attenuar este reverso da medalha,
inventando protectores para as toilettes em amplos casacos abotoados
até ao pescoço n'um rigor de resguardo exagerado, sem comtudo affectar a
elegancia.
*
Os
chapéos, na sua fragilidade quando não são propriamente largas boinas de
fazenda sem guarnições, são as victimas mais lesadas nos precalços da
viagem.
Como
remedio a moda inventou o seguinte subterfugio: a viajante automobilista
leva dois vãos, um fino e leve que lhe envolve directamente o chapeu e
se conserva sempre limpo e fresco, outro mais grosso de mousseline,
mais impenetravel e envolvente, onde se fixam as lunetas que
lhe resguardam os olhos e que se tiram rapidamente com o véo ao saltar
abaixo do auto, dando a impressão de que nem o
pó nem as inclemencias da travessia ousaram tocar-lhe.
E'
uma illusão que só serve para enganar
os outros... mas... raras vezes é preciso mais para uma elegante ficar
satisfeita.
Como
nem todas podemos ter as delicias do automobilismo, não tendo comtudo
menos direito ás confidencias da moda, vamos informar as leitoras sobre
outros pontos que podem interessal-a, baseando-nos nas auctoridades que
mais despoticamente decretam sobre tão monumental assumpto.
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A
fraqueza do corpo, dibilidade dos membros e nervosismo das senhoras,
dissipam-se por completo com a SOMATOSE.
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