|
|
|
|
|
|
|
161. MADEIRA. Curral das
Freiras. |
|
|
|
|
|
|
|
162. MADEIRA. Casa
Típica |
|
|
|
|
|
|
|
163. Madeira Funchal -
Edição anónima - Circulado em 1944 |
|
|
|
|
|
|
|
164. Avenida D. Infante.
Rotunda Funchal-Madeira. |
|
|
|
|
|
|
|
165. Madeira. Carro de
Bois |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
168.Funchal. Elevador do
Monte (c. 1910) (verso).
Ver NOTA |
|
|
|
|
|
|
|
169. Funchal. Elevador
do Monte (cerca de 1907). |
|
|
|
|
|
|
|
170. Funchal. Carro do
Monte e linha do elevador ou funicular. (c. 1907) |
|
|
|
|
|
|
|
171.Funchal, Elevador do
Monte e carro típico. (c. 1908) (verso) |
|
|
|
|
|
|
|
172. Funchal, Catedral
(c 1910) |
|
|
|
|
|
|
|
173. Funchal,
Catedral, vendo-se as linhas do americano, que funcionou de 1893 a
1916. |
|
|
|
|
|
|
|
174. Funchal. Catedral,
vendo-se um militar com a farda da época. (c. 1910) |
|
|
|
|
|
|
|
175. Aspecto do
Funchal cerca de 1908. (verso) |
|
|
|
|
|
|
|
176. Funchal, Ribeira de
Santa Luzia, vendo-se a linha do americano (c. 1910). |
|
NOTA - O Elevador do Monte (Via com
cremalheira) foi inaugurado em 1893. Tinha três locomotivas a vapor.
Em 1919 explodiu uma caldeira, matando 3 pessoas; em 1916 houve um
descarrilamento e, a partir daí, tanto os turistas como a população
passaram a evitar o seu uso. A 2ª Guerra Mundial e ausência de
turistas ditou o seu fim. Em 1943 foi desmantelado e parte do
material serviu para a recuperação do elevador do Bom Jesus em
Braga. Ver num álbum fotográfico da época uma fotografia em
formato 18x24 que nos mostra uma das máquinas --
███ |
|
|
Por
ordem de chegada dos exemplares
emprestados pelos coleccionadores. |
|
05-09-2019
|
|