índice do almanaque
PASSATEMPO
CRUZADISMO

Mário Matos

 

HORIZONTAIS: 1.Invólucro dentro do qual o bicho-da-seda se transforma em crisálida; Que não deixa passar a luz; Carta de jogar. 2. Impressionada; Imaginário. 3.Senhor (abrev.); Melhorar de uma doença (fig.). 4.Apetite sexual dos animais; O mesmo que guê; Mal comportado. 5.Actuara; Decadência; Lista. 6.Avance; Conjunto de religiosos; Pedra de lagar. 7.Vegetação espontânea; Ave migradora. 8.Jarro (planta); Pechincha.

Clicar sobre esta grelha para fazer directamente no computador.

9.Terminado em ponta; Apenas; Contracção da preposição a com o artigo o; Língua falada na Idade Média no Sul de França. 10.Membro de uma seita do séc. II, na qual era proibido o vestuário; Caminha para lá; Discursa. 11.Pusera do avesso; Planta aromática usada em culinária; Parecença.

VERTICAIS: 1.Serpente venenosa; Avenida (abrev.). 2.Proteger; Agreguei. 3.Sadia; Interjeição que se emprega para cumprimentar (Bras.); Ócio. 4.Muita pressa; Braço estreito de mar ou rio que se ramifica pela terra; Alguma. 5.Soltar da mão; Entrar na posse de uma herança. 6.Saco de pele para transportar líquidos; Brejeira. 7.Interjeição que exprime dor; Planta gramínea de haste oca, nós e entrenós. 8.Suaves. 9.Vaso de pedra, para líquidos; Que já não existe; Ovário de peixe. 10.Desviara; Outra coisa (arc.). 11.Crómio (s.q.); Partidários do radicalismo. 12.Orçamento do Estado (sigla); Veado com menos de um ano. 13.Munir de asas; Existe. 14.Alumínio (s.q.); Domesticadora. 15.Vaidoso; Escavar.
 

cimo da páginapágina anteriorpágina seguinte