Explicação do sorteio dos prémios

deste número extraordinário


ATINGINDO a tiragem do número especial da Eva do Natal cento e vinte mil exemplares e fazendo-se o sorteio dos prémios que a Eva distribui como bónus ás suas leitoras de harmonia com o sorteio da lotaria da Santa Casa da Misericórdia de 22 de Dezembro corrente, que se compõe somente de 12.000 bilhetes, numerados seguidamente de 1 a 12.000, necessário se tornou formar 10 séries distintas com os referidos 120.000 exemplares.

Cada série não podendo ser constituída por mais de 12.000 exemplares, pois tantos são os bilhetes da referida lotaria, criaram-se 10 séries dentro da tiragem da Eva, visto que 10 vezes 12.000 exemplares é igual a 120.000 exemplares. Teremos, assim, 12.000 de cada uma das séries, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0.

Os exemplares de cada série, além de terem impresso o algarismo indicativo da série, serão numerados a seguir, tal como os bilhetes da próxima lotaria de 22 de Dezembro, desde 1 a 12.000.

Distribui a Eva dez prémios de primeira categoria, que são os seus 10 primeiros prémios, e identicamente 10 segundos e 10 terceiros.

Os primeiros prémios pertencerão aos 10 possuidores dos exemplares da Eva numerados com o número da lotaria que for contemplado com o gordo (primeiro prémio da lotaria do Natal), e respectivamente os 10 segundos prémios aos 10 portadores dos exemplares da Eva numerados com o número do bilhete que obtiver o segundo prémio da lotaria, e os 10 terceiros prémios, identicamente aos 10 apresentantes dos 10 exemplares da Eva numerados com o número contemplado com o terceiro prémio da lotaria do Natal.

Não sendo, porém, iguais entre si todos os 10 primeiros prémios da Eva, nem todos os 10 segundos, nem todos os 10 terceiros, torna-se indispensável designar a quem pertence cada um desses prémios.

Para isto, entram as séries em acção.

Como funcionam, então, as séries? É isso que vamos explicar.

Suponhamos, pois, que o número da sorte grande foi o 4898 e que as 10 leitoras da Eva possuidoras dos 10 exemplares com este número se apresentam a reclamar as seus prémios. A quem pertencerá a casa? A quem o «Hupmobile»? A quem o «Studebaker»? etc. É ainda a sorte que o determina e, para isso, teremos que saber qual o número do bilhete da lotaria do Natal contemplado com o segundo prémio da Misericórdia. Seja este, suponhamos, o n.º 1025. Como o número 1025 termina em 5 será a possuidora do exemplar da Eva com o número 4898 da série 5 a contemplada com o primeiro prémio n.º 1, isto é a casa.

No quadro seguinte figura a ordem de classificação dos 10 primeiros prémios:

Ordem de classificação dos primeiros prémios

Apurada a série a que pertence o primeiro prémio n.º 1 do quadro acima (no nosso exemplo a série 5), a distribuição dos outros prémios aos restantes nove exemplares da Eva numerados com o número 4898, far-se-á conforme a ordem por que seguem os algarismos indicativos das séries na seguinte figura, começando pela série 5 e marchando no sentido do andamento dos ponteiros do relógio:

E assim, à série 6 corresponderá o primeiro prémio n.º 2, à série 7 o n.º 3, à série 8 o n.º 4, à série 9 o n.º 5, e assim sucessivamente.

A distrlbuição dos segundos prémios pelas séries far-se-á semelhantemente, tendo em consideração o quadro dos segundos prémios e a terminação do número do bilhete contemplado com o terceiro prémio do Natal:

Ordem de classificação dos segundos prémios

E a distribuição dos terceiros prémios da Eva far-se-á pelas Evas numeradas com o número contemplado com o terceiro prémio da lotaria e a sua distribuição pelas série regular-se-á pela terminação do número do primeiro prémio da lotaria do Natal e de acordo com o quadro de classificação dos terceiros prémios e mais normas estabelecidas atrás.

Ordem de classificação dos terceiros prémios

E além disto que esperamos todas as leitoras percebam claramente com um bocadinho de atenção, a Eva anunciará no "Diário de Noticias" de 23 de Dezembro corrente, em todos os placards do mesmo jornal, e no número próximo da própria Eva, quais os números e séries deste número extraordinário, que foram premiados, e os prémios que a cada um coube. Desta forma, toda a gente será esclarecida sobre qualquer dúvida que lhe fique.