REGATA DE MOLICEIROS TORREIRA-AVEIRO

Li, no Diário de Aveiro, que, no próximo dia 6 de Julho, ir-se-á realizar mais uma edição da “Regata de Moliceiros Torreira-Aveiro”, considerada como a principal atracção de uma série de eventos gratuitos, com que se pretende celebrar a Ria, os quais serão promovidos pelos onze municípios que constituem a CIRA (Comissão Intermunicipal da Região de Aveiro).

Esta corrida é adjectivada como histórica, pelo jornalista, classificação esta que, se atendermos a um critério, meramente, cronológico, é bastante exagerada, porquanto, na qualidade de funcionário da Comissão Municipal de Turismo de Aveiro, eu só propus a sua realização há menos de cinquenta anos, tendo-a organizado, integrada na “Festa da Ria”, até 1986.

Diga-se, de passagem, que a predita primeira Regata não teve início na Torreira, mas em S. Jacinto, na pequena praia, junto do Cais da Pedra, tendo sido aberta a mercantéis, para que houvesse mais velas, logo mais beleza e consequente espectacularidade, se bem que, e como é óbvio, as respectivas classificações e prémios fossem independentes para as duas classes de barcos. Dado o êxito alcançado, sugeri que, nos anos seguintes, a largada se efectuasse, mais a norte, na Torreira – em pleno coração da zona do moliço, onde ainda havia, à época, mais de uma centena e meia de barcos que se dedicavam à apanha desse fertilizante orgânico, que transformou grandes extensões de improdutivos terrenos arenosos em ubérrimos campos agrícolas – pretendendo, com esta mudança, proporcionar, aos fotógrafos e cineastas, amadores e profissionais, mais 8 quilómetros de estrada ou correspondentes milhas marítimas, donde tivessem a possibilidade de realizar fotos e filmes que poderiam vir a constituir óptimos documentos promocionais para a nossa Ria, hipótese esta que veio a resultar em pleno.

Mas, voltando ao presente, após ter tomado conhecimento dos horários da Regata – partida do Cais da Torreira, às 14H30 e chegada ao Cais da Fonte Nova de Aveiro, às 16H30 –, procurei saber, junto de um especialista na matéria, não só se a maré era a mais conveniente, mas também quais as condições meteorológicas, muito especialmente, no que respeita ao vento, principal elemento propulsor dos moliceiros tradicionais, para saber se haveria condições para que se cumprisse o tempo de corrida previsto e publicitado.

Todavia, e para minha surpresa – ou talvez não, porquanto, já no ano passado, aconteceu quase que a mesma coisa –, constatei que teria sido difícil ter escolhido um dia com condições mais adversas para a realização de uma Regata, em que os nossos famosos barcos típicos tivessem de cumprir o horário estabelecido e anunciado. Assim, e como se não bastasse o facto de a baixa-mar, na Torreira, se registar, sensivelmente, à hora programada para a partida, também a maré será quase viva, o que implica correntes muito fortes, e, ainda, as previsões apontavam para ventos de sudeste ou de oeste. Ou seja, as embarcações não só terão de navegar as primeiras quatro milhas e meia, até S. Jacinto, com água forte pela proa, mas, ainda, de fazê-lo à bolina (contra o vento), circunstâncias estas tão adversas, que tornam impossível que um moliceiro, por mais bem preparado que tenha o casco, por melhor que seja a vela e, mesmo, com tripulantes de excelência, chegue a Aveiro nas duas horas previstas e anunciadas pela Organização.

Resumindo e concluindo: receio que estejam reunidas, infelizmente, todas as condições para se reeditar o fiasco de 2018, em que, após quase duas horas de Regata, sem vento e contra a água, tendo os barcos só chegado às imediações da Pousada, a Organização decidiu terminar a corrida e considerar as posições ocupadas pelos concorrentes, para efeitos classificativos finais. De seguida, foram dadas ordens para se ligarem os motores e rumar a Aveiro, perdendo-se, assim, o pretendido espectáculo que seria constituído por uma dúzia de velas a vogar na Ria, aproximadamente, durante uma hora e quarenta e cinco minutos.

Mas será que a actual situação é irreversível? Será que é inevitável mais um falhanço? A previsão, no que respeita ao vento, pode alterar-se de modo a que ele até venha a soprar, favoravelmente, do quadrante norte; mas a maré, essa não se alterará, a não ser que se registe um tremendo e imprevisto cataclismo cósmico.

Assim, quanto a mim, a manter-se a data, só há duas soluções, para que a Regata se efectue de modo a cumprir os fins para que foi criada:

1. – Antecipar a hora da largada, por forma a que as embarcações venham, com a vazante, até S. Jacinto, e, aí, apanhem o virar da maré, para rumar para Aveiro, com a enchente. E isto é possível de calcular, facilmente, porque é o formato que foi utilizado, sem falhas, não só por mim, durante os muitos anos em que organizei este evento, mas também pelos promotores do “Cruzeiro da Ria”, que, no mesmo dia da “Regata dos Moliceiros Torreira-Aveiro”, vinha do Carregal até esta cidade.

2. – Efectuar uma largada simbólica do Cais da Torreira. Neutralizar, de imediato, a corrida e percorrer as 4,5 milhas até S. Jacinto, utilizando o quarto meio de propulsão, de que eu não gosto nada, ou seja, a motor, mas com a vela içada, e, ali   chegados, dar a partida real.

Já agora, e sem pretender ensinar nada a ninguém, se viesse a ser adoptada  esta hipótese, a largada real poderia ser dada, da mesma forma como foi feita na supracitada primeira Regata, da pequena praia, junto ao Cais da Pedra, caso ela ainda exista, com os barcos todos de proa na areia, com as velas na mesma posição, arrancando após um sinal convencional. E garanto que funciona e sem batotas, desde que haja uma voz de comando.

Para terminar, e na supra referida qualidade, legítima e assumida, de “Pai da Criança”, faço um apelo à CIRA, presumível promotora de futuras e desejáveis “Grandes Regatas dos Moliceiros da Ria de Aveiro”. Não se esqueçam de que, ao contrário do que acontece com as pistas, onde se realizam as corridas pedestres, velocipédicas e automobilísticas, a superfície da Ria não é fixa, corre de um lado para o outro, sobe e desce e, consequentemente, aumenta e encolhe numa extensão que, por vezes, atinge quase quatro mil campos de futebol.

Assim, é necessário, essencial e indispensável que, antes de se agendar e programar qualquer evento que tenha a ver com as águas lagunares, muito especialmente Regatas à Vela – desde que o mesmo não se situe dentro da zona controlada pelas comportas aveirenses –, se consulte uma Tabela das Marés do Porto de Aveiro, para se evitarem surpresas desagradáveis. E, por mais longe que o acontecimento se venha a situar no futuro, é sempre possível saber-se a situação da maré, em qualquer ponto deste abençoado acidente hidrográfico, a que nós, inadequada, mas carinhosamente, chamamos Ria.

                                                                                              Aveiro, 3 de Julho de 2019

                                                                                              Diamantino Dias

 

03-07-2019