E a propósito de Bernardo Santareno...

«A todos os pescadores bacalhoeiros portugueses, que têm o riso claro e feroz, que sempre ocultam nos olhos um aceno da morte, que todos os dias, naturalmente, fazem milagres de força, que, se a pesca adrega de ser boa, cantam e bailam sozinhos, como os meninos e os loucos... que são tipos perfeitos da raça.»

Estas palavras de Bernardo Santareno testemunham, pelo seu vigor, o profundo conhecimento e admiração pelos homens que enfrentavam os mares longínquos da pesca do bacalhau. Num livro de crónicas, de nítido recorte poético, publicado em 1959, Santareno, ou o médico, António Martinho do Rosário (1920-1980), reúne as suas impressões de viagem, resultantes de duas campanhas em que participou na frota bacalhoeira portuguesa. A primeira, em 1957, a bordo do arrastão David Melgueiro; e a segunda, em 1958, a bordo do Senhora do Mar e do navio-hospital Gil Eanes.

A temática da pesca do bacalhau servirá ainda para escrever a peça O Lugre, publicada e encenada pelo Teatro Nacional, ainda em 1959. Mas Santareno já se havia estreado como dramaturgo com uma peça polémica, A Promessa, onde a mundividência dos pescadores também está presente com as suas crenças e valores, a explosão dos seus conflitos, denunciando bem os caminhos que a escrita teatral do autor irá pesquisar. Santareno procurará exactamente problematizar os interstícios de um certo viver português, que o levam a focar o mundo rural e urbano, com o objectivo claro de contribuir para a construção de um teatro português, que se inspira nas raízes do seu povo, mas se quer dimensionar numa perspectiva moderna, crítica e inovadora. 

Do vigor das suas personagens transparece um teatro de matriz poética, sem deixar de estar comprometido com um sentido de transformação social e política. António Marinheiro, O Duelo, O Judeu, Português Escritor..., O Punho são apenas exemplos de outras tantas leituras propostas por Santareno, uma viagem a várias dimensões por um território a explorar, e que compete a cada um de nós descobrir.

 Ana Paula Medeiros

Página anterior Índice geral Página seguinte