Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 20-21 - Ano XI - 1993

FESTAS DO MUNICÍPIO


Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, tendo apoios da Região de Turismo da Rota da Luz e da Germen – Moagem de Cereais, Ld.ª., viveu-se em Aveiro mais uma edição das Festas do Município, que, iniciadas em 1 de Maio, se prolongaram até 23 do mesmo mês. Do programa constou um conjunto diversificado de espectáculos, actos oficiais e cerimónias religiosas, sem esquecer teatro, música, bailado, provas desportivas e exposições.

Assim, pudemos dispor de duas realizações teatrais: – “Três actores, um texto e uma conversa", pelo Teatro Nacional de D. Maria II; e "Por minha rua ninguém passa", pelo Grupo "Pão de Demónio", de Lisboa. Tivemos também a oportunidade de assistir á arte da Companhia Nacional de Bailado e a dois concertos: - concerto coral pelos Corais Vera-Cruz e Polifónico de Aveiro; e pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano; e concerto sinfónico pela Orquestra Filarmónica de Varsóvia.

Quanto a exposições, além da Feira do Livro e da exposição colectiva da ADERAV, realizaram-se duas na Galeria Municipal: – "Rochas Ornamentais", organizada pela Associação dos Estudantes da Universidade de Aveiro, e "Maravilhas do Mundo Desconhecido", da responsabilidade da Escola Preparatória João Afonso de Aveiro.

No que se refere ao desporto, programou-se o seguinte: – 1.ª e 2.ª "Regatas Santa Joana", em vela; 1.ª e 2.ª Jornadas do "XIV Torneio Santa Joana, em basquetebol; 1.ª e 2.ª Jornadas do "Torneio Cidade de Aveiro" em andebol; "Circuito Santa Joana", em canoagem; III Gincana de Bicicletas "Dragões de Aveiro"; III Concurso Nacional de Pesca Desportiva de Mar; IV Rally Fotográfico "Foto Safari" do Lions Clube de Santa Joana Princesa; e XI Corrida de Bandeja de Aveiro.

Todavia, o dia 12 de Maio, feriado municipal, constitui o ponto alto das Festas. Logo às 10 horas principiou a arruada musical, com a participação da Banda Amizade, da Banda Recreativa Eixense, da Banda e Escola de Música da Quinta do Picado, da Fanfarra de São Bernardo, da Fanfarra da Costa do Vaiado e da Fanfarra de São Jacinto. Entretanto, respectivamente às 10.30 horas e às 17.00 horas, celebrou-se a solenidade religiosa da Padroeira Santa Joana, com a Eucaristia na Sé Catedral e com a procissão pública por algumas artérias da cidade. / 87 /

Como já vai sendo habitual, também foi neste dia festivo que se realizou uma sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho, durante a qual a Autarquia entregou um conjunto de distinções a funcionários municipais que perfizeram 25 anos de serviço camarário e a instituições e a personalidades que se têm destacado na sua actividade em prol de Aveiro. Este ano, estas mercês honoríficas contemplaram o Clube do Povo de Esgueira (desporto), Sociedade Musical Santa Cecília (cultura), Florinhas do Vouga (acção social), Irmandade de Santa Joana (acção religiosa), Dr. Vasco Branco e Mons. João Gonçalves Gaspar.

Às 15 horas do mesmo dia 12, procedeu-se à inauguração da residência oficial do Município, a que nos referimos noutro local.

As celebrações do feriado municipal terminaram com uma recepção e jantar-convívio, participado por autoridades e entidades locais, representantes de associações e outras personalidades convidadas.
 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 86-87