Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 19 - Ano X - 1992

BICIMOTA / 92


Organizada pela Associação Nacional dos Industriais de Bicicletas, Ciclo motores, Motocicletas e Acessórios (ABIMOTA), efectuou-se em Aveiro, de 6 a 10 de Maio, a II Exposição de Velocípedes, Ciclomotores, Motociclos e Componentes – BICIMOT A/92. O local escolhido para o importante certame nacional foi o Parque Municipal de Feiras e Exposições.

Na abertura, além do Governador Civil do Distrito, do Bispo da Diocese, do Vereador do Pelouro das Feiras da Edilidade Aveirense e do Presidente da ABIMOTA, esteve presente o Ministro dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas, acompanhado pelo Secretário de Estado da Indústria.

Ferreira do Amaral aproveitou a oportunidade para afirmar que o sector dos veículos de duas rodas é um dos mais dinâmicos e de maior pujança económica / 51 / do País; recordou também que a dinâmica dos respectivos industriais não parou, apesar de se terem feito sentir alguns receios por causa "da liberalização dos mercados, da integração e da concorrência".

Usando da palavra, José Maria Marques, Presidente da ABIMOTA, salientando a importância do sector dos veículos de duas rodas, disse que este produz actualmente trinta e cinco milhões de contos, sendo 36% destinados à exportação; lembrou ainda que 72% dos trabalhadores utilizam este meio de transporte. A conquista de mercados e a penetração a nível comunitário foram temas que José Maria Marques não esqueceu, para peremptoriamente recordar que "temos de aparecer com um padrão de qualidade e com um design atraente".

A BICIMOTA/92 foi visitada por cerca de cem mil pessoas – número que indica ser relevante o interesse pelo sector dos veículos de duas rodas, na nossa região e no nosso País.

O último dia foi a consagração do certame. O recinto viu-se invadido por cerca de mil cicloturistas, afectos à Associação de Cicloturistas do Centro; mais tarde, houve uma concentração de motocicletas, mostrando os modelos mais actualizados. A encerrar, o Projecto de Dança de Aveiro fez uma exibição e a Banda da Força Aérea Portuguesa deu os acordos finais à festa.

Refira-se ainda que, antes da abertura da BICIMOTA/92, a ABIMOTA e o ICEP (Instituto do Comércio Externo de Portugal) rubricaram um protocolo de colaboração, que se situa ao nível do auxílio (50%) a prestar pelo ICEP às associações e organismos, no estrangeiro, visando globalmente a conquista de mercados. A este propósito, José Maria Marques frisou a importância do acordo e o papel dinamizador que o ICEP tem prestado ao meio empresarial, afirmando que "sem o Instituto do Comércio Externo de Portugal o sector das duas rodas não teria hoje a posição de que desfruta".

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 50-51