Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 18 - Ano IX - 1991

Noticiário

 

VARANDA, JANELA E JARDIM FLORIDO

Realizou-se mais uma vez o concurso anual da "Varanda, Janela e Jardim Florido". Por decisão do júri, reunido em 2 de Julho, que excluiu algumas varandas por não obedecerem às normas estabelecidas, foram atribuídos os seguintes prémios:

1. Jardim: – 1.º prémio, ex-aequo – Custódia Maria Dias (São Bernardo) e Teresa de Jesus Nogueira (São Bernardo); 3.º prémio – Maria Fernanda Damas Tavares (Esgueira); 4.º prémio – Maria Vieira da Silva (Vilar); 5.º prémio – Maria da Soledade Meio (Aradas); nove menções honrosas.

2. Janela: – 1.º prémio – Maria Beatriz da Silva Letra (Vilar); cinco menções honrosas.

3. Varanda: – 1.º prémio – Maria Teresa Correia (Esgueira); 2.º prémio – Ilda Melo das Neves (Vera-Cruz); 3.º prémio – Teresa de Jesus Brito (Glória); 4.º prémio – Otília da Silva Coutinho (Vera-Cruz); 5.º prémio – Carlos Ferreira Reis (Esgueira); oito menções honrosas.

Os prémios foram entregues na reunião do Executivo Municipal, realizada em 15 de Julho. O Dr. Girão Pereira, usando da palavra, disse que a Câmara poderá vir a rever este concurso, mas apenas com a finalidade de lhe dar maior amplitude, procurando abranger mesmo quem não concorra. «Quem faz a cidade limpa e bela – afirmou – não pode ser apenas a Câmara e os concorrentes, mas todos os cidadãos, que devem ter o objectivo de fazer da sua terra um local limpo e bonito; Aveiro é uma casa grande que precisa de todos para se manter agradável.»

FESTAS DA RIA E DA MARINHA

De 7 de Julho a 15 de Agosto, a cidade e o concelho de Aveiro viveram dias de animação, com a concretização do programa das Festas da Ria de 1991. Porque a cidade de Aveiro foi escolhida, este ano, para centro das comemorações do Dia da Marinha (8 de Julho), as Festas da Ria iniciaram-se antes do habitual.

De facto, os festejos principiaram em 7 de Julho com diversas cerimónias militares e várias manifestações culturais, como a comunicação feita pelo Presidente da Câmara Municipal anunciando a abertura oficial das festas, a inauguração da exposição "Dia da Marinha / 91", na Galeria Municipal, a actuação de grupos folclóricos no Canal Central, o desfile da Fanfarra de São Bernardo, o concerto pela Banda da Armada e o fogo de artifício.

No dia 8 – "Dia da Marinha" – houve a cerimónia militar presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, antecedida e seguida por desfile militar, e homenagem junto do monumento à Aviação Naval.

Aveiro, terra tradicionalmente voltada para o mar, caprichou no acolhimento aos marinheiros portugueses – o que foi reconhecido pelas entidades respectivas; em contrapartida, foi dada aos aveirenses a oportunidade de visitarem algumas unidades navais, que estiveram fundeadas no nosso porto. / 36 /

As Festas da Ria, organizadas pela Câmara Municipal de Aveiro e patrocinadas pela Região de Turismo da Rota da Luz, prosseguiram com a actuação da Orquestra Ligeira do Conservatório de Música de Aveiro, do Projecto de Dança de Aveiro, da Associação Musical de Valongo do Vouga, da Banda "Praia Lusitana", do Estúdio CEM e GRISI e do Grupo de Cantares Madrugada (Viseu).

No dia 13 de Julho, realizou-se o Festival Regional de Folclore, em que participaram os grupos de Portomar (Mira), da Região do Vouga (Águeda), da Casa do Povo de Angeja, da Gafanha da Nazaré e do Baixo Vouga (Eixo). Mais tarde, em 9 de Agosto, efectuou-se o Festival Internacional de Folclore, com a actuação dos Grupos da Casa do Povo de Cacia, Jarazmin (Málaga – Espanha), Brigham Young University (Utah - U.S.A.) e Novruz de Chardjou (Turqueménia - U.R.S.S.).

O serão de 26 de Julho foi reservado para os fados de Coimbra, pelo grupo "Praxis Nova"; e o do dia 28 para a actuação de Judite Gonçalves, João Maria e Lisete da Conceição, acompanhados à guitarra por Armindo Fernandes e à viola por Horácio Labrincha e Eurico Oliveira. Entretanto, na noite de 27 houve a "Serenata à Ria", com a participação do Orfeão da Vista Alegre, do Coral da Associação Cultural de Salreu, do Orfeão de Esgueira, do Coral Polifónico de Aveiro, do Coral Vera-Cruz, da Tuna de Santa Joana e da Tuna de Santa Cecília.

Como é hábito, todos estes números do programa tiveram como palco o Canal Central e foram motivo de atracção não apenas para os aveirenses mas também para forasteiros e turistas.

Durante o desenrolar das Festas da Ria, ainda se assistiu, nos dias 20 e 21 de Julho, à chegada dos veleiros participantes na I Regata Arcachon – Aveiro, à vinda de delegações das cidades-irmãs de Arcachon (França) e de Forli (Itália) e à estadia de dois grupos de jovens destas cidades. / 37 /

Finalmente, nos dias 10 e 11 de Agosto, foi a vez da Regata dos Moliceiros Torreira – Aveiro e da Corrida de Moliceiros e Bateiras com o concurso de painéis dos barcos moliceiros.

A regata foi ganha por Fernando Dias Tavares, seguido por António Rebelo, Arnaldo Tavares Belo, João Manuel e António Garete, e nela participaram dezoito barcos. O canal das pirâmides serviu de pista para a corrida dos moliceiros, à vara e à sirga, e das bateiras à pá (homens e mulheres); os classificados foram João Manuel e António Garete (à vara) e Manuel Lamego e Domingos Beiroto (à sirga).

O outro prémio em disputa foi o das melhores pinturas dos painéis das proas, que tem por finalidade manter viva uma arte típica, regional e popular. Aqui ficam os nomes dos primeiros classificados: António Maria Rodrigues, Armindo Gonçalves Lamego, António Almeida, João Manuel, Domingos Beiroto, Arnaldo Tavares Belo e Gonçalo Rito.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 35-37