Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 17 - Ano IX - 1991

PRIMEIRO MINISTRO EM AVEIRO

Nos dias 6 e 7 de Abril, o professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, na qualidade de Primeiro-Ministro, visitou diversos concelhos do nosso Distrito, entre os quais o de Aveiro.

Não pretendemos fazer aqui a reportagem que o acontecimento mereceria; aliás, na ocasião, a visita foi coberta, nos seus pormenores, pelos órgãos de comunicação social. Mas não podemos deixar de referir que o Primeiro-Ministro procedeu à inauguração oficial das novas instalações administrativas do Porto de Aveiro, do Complexo TIRTIFE e do Centro do Instituto da Juventude de Aveiro, além de visitar a Feira de Março, então em curso, e a Estação de Selecção e Reprodução de Bovinos Leiteiros de Verdemilho.

Usando da palavra nas diversas circunstâncias, o Prof. Cavaco Silva teve ocasião de se referir ao Distrito de Aveiro, às suas estruturas e às suas potencialidades:

No Porto de Aveiro: – «O Porto de Aveiro, obra magnífica, é uma porta para a Europa, juntamente com o itinerário principal n.º 5 (IP 5); ele serve não apenas a região centro do País, mas pode também servir parte da vizinha Espanha. Por isso, é preciso que haja aqui condições e competitividade para atrair os empresários».

No TIRTIFE: – «Espero que estas estruturas sejam capazes de mostrar aos empresários espanhóis que é competitivo exportarem para Aveiro».

No Centro do Instituto da Juventude: – «Aveiro é, hoje, uma história de sucesso no nosso País, pelo desenvolvimento económico, pelo volume de investimentos e pelo pleno emprego. Aveiro é uma porta aberta para a Europa, devido à ligação rodoviária com a vizinha Espanha pelo IP 5, pela ligação fácil ao Porto, a Braga e, depois, até Valença e Galiza, pela ligação fácil a Lisboa e para o sul. O Distrito de Aveiro é uma história de grande sucesso, reconhecido em todo o País e para além das nossas fronteiras».

Dirigindo-se aos jovens, acrescentou: – «Os jovens portugueses devem tornar-se numa geração de sucesso nessa Europa exigente, de que Portugal faz parte».

Antes de terminar a visita em terras do concelho, o Primeiro-Ministro ainda afirmou: – «Por aquilo que ontem vi e pelo que vi hoje, sei que podemos contar com o Distrito de Aveiro; é, sem dúvida, o Distrito mais dinâmico do País nos últimos anos. Por isso, penso que é um Distrito com futuro».

O Presidente da Câmara Municipal e vários elementos da Autarquia aveirense cumprimentaram o Prof. Cavaco Silva e estiveram presentes em alguns actos por ele presididos.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 44