Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 13-14 - Ano VII - 1989


 

SÃO GONÇALINHO EM REDONDILHAS

Amadeu de Sousa é bem conhecido em Aveiro, sobretudo no bairro da Beira-Mar; dedicado à sua Terra, é notória a devoção que nutre pelo Santo Protector dos pescadores, que tem entre nós um belo templo setecentista onde é invulgarmente venerado.

Mas não é apenas conhecido em Aveiro, onde tem activamente colaborado em colectividades locais; Amadeu de Sousa marcou presença em numerosos jornais, revistas e boletins, foi membro do Júri Nacional do IX Grande Prémio da Canção da RTP de 1972 em Lisboa, e viu-se premiado em concursos e jogos florais como autor de saudações, hinos, canções, fados, marchas populares, com intervenções em encontros e recitais.

O livro, publicado pelo Câmara Municipal de Aveiro, contém 250 quadras – sendo 24 inéditas e as restantes já publicadas no semanário «Litoral» em anos sucessivos (1956-89); desenhou a capa Gaspar Albino, que nela enquadrou a reprodução de uma escultura de José Augusto.

O Prof. Celso dos Santos escreveu como apresentação:

A Câmara Municipal de Aveiro deliberou, em reunião de 16 de Outubro "de 1989, publicar o presente trabalho da autoria de Amadeu de Sousa, intitulado «S. Gonçalinho em Redondilhas».

Por um lado, a Edilídade pretende associar-se ao amor e à devoção que os Aveirenses em geral – e em particular os habitantes da «Beira-Mar» devotam ao celeste protector de mareantes e pescadores, S. Gonçalo de Amarante, denominado entre nós com o epíteto familiar e carinhoso de S. Gonçalinho. A ermida construí da em sua honra, que na frontaria ostenta o ano de 1714, é bem o centro cívico, senão mesmo o coração, daquela zona da cidade de Aveiro. Alhear-se a este movimento secular constante das gentes da «Beira-Mar» poderia significar pelo menos esquecimento indesculpável, ou até desprezo sem perdão.

Por outra parte, a Câmara Municipal deseja prestar justa homenagem a Amadeu de Sousa, o homem que tem deixado transpirar em diversas publicações periódicas locais uma entranhada dedicação à sua Terra e, sobretudo, a sua particular devoção a S. Gonçalinho, não só em prosa, mas também e principalmente em poesia.

O livro que o leitor tem nas mãos, para além de uma homenagem, significa outrossim o interesse da Câmara Municipal de Aveiro em prosseguir no incentivo em prol da Cultura.

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

p. 57