Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 13-14 - Ano VII - 1989


Novas Publicações

 

INVENTÁRIO DESPORTIVO DO MUNICÍPIO DE AVEIRO

A Câmara Municipal de Aveiro editou o «Inventário Desportivo do Município de Aveiro», que se refere ao ano de 1987-1988. O trabalho fica a dever-se a Rui Barros, Emanuel Cunha e Jorge Guimarães, que contaram com a imprescindível colaboração de todas as associações e clubes desportivos; a capa é da autoria de Jeremias Bandarra.

São as seguintes as palavras de apresentação do livro, útil e valioso, da autoria do Prof. Celso dos Santos, Vereador do Pelouro da Cultura, Desporto e Tempos Livros:

No Concelho de Aveiro pratica-se entusiasticamente o desporto.

As inúmeras associações e clubes, formados pelos melhores atletas, vão registando triunfos vários, criando momentos altos da vida das colectividades que, em nosso entender importa registar para a história desportiva do Concelho.

Justo é, assim, o reconhecimento pelo esforço feito por atletas, dirigentes e associados em prol do desporto.

Por outro lado esta nossa publicação pretende também constituir um elemento base de consulta para os interessados na realidade sócio-desportiva do Concelho de Aveiro, proporcionando dados e factos que poderão (deverão, assim o esperamos) facilitar o estudo da evolução do fenómeno desportivo.

O que acima dissemos alicerça-se no facto de o nosso Concelho estar representado, pelo menos no momento em que estas linhas são escritas, nas Primeiras Divisões Nacionais de Futebol e de Basquetebol, assim como, também a nível nacional, no Remo, esta modalidade também com atletas a competir internacionalmente. No que respeita a nível nacional noutras Divisões também o nosso Concelho tem actividades e «palavras a dizer» em diversifica das modalidades - o que, no conjunto, evidencia uma notável apetência, num Município com 70 mil habitantes, para um «espírito são em corpo são».

Esta edição fica a dever-se não apenas a uma comprovada disponibilidade autárquica no sentido de apoiar e desenvolver o Desporto como, e de modo não menos notável, ao interesse manifestado pelas Associações Desportivas Concelhias em facilitar ao máximo a recolha de dados capazes de demonstrar não só as suas capacidades como, implicitamente, os seus naturais anseios de melhoria de condições, para o que poderá contar com o apoio possível por parte dos responsáveis pela Autarquia em que se inserem.

Assim, a todos quantos contribuíram para a feitura e concretização deste trabalho, em especial às Associações Desportivas, aqui fica o agradecimento e a homenagem de...

Celso dos Santos

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

pp. 55-57