Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 9 - Ano V - 1987

Feira de Março

 

Em Aveiro, de 21 de Março a 26 de Abril, decorreu mais uma edição da Feira de Março, levada a efeito pela Câmara Municipal. Presidiu à inauguração o Governador Civil do Distrito, Dr. Sebastião Dias Marques, estando presentes o Presidente e os Vereadores do Executivo Concelhio, e muitas outras entidades, militares, civis e religiosas.

A Feira de Março deste ano, prosseguindo embora a tradição anterior, apareceu com nova arrumação e com maior quantidade de expositores. O visitante – industrial, comerciante ou simplesmente turista – teve decerto a oportunidade de satisfazer a sua curiosidade ou o seu interesse, fazer as suas compras, ou divertir-se durante algum tempo. Para mais, em todos os sábados e domingos, concretizou-se um programa de animação com ranchos folclóricos, grupos de danças e cantares, vários artistas, etc.

Este certame é ainda o grande cartaz popular e turístico da nossa cidade; a demonstrá-lo está o número avultado de visitantes - cerca de 200.000 pessoas – apesar de o tempo nem sempre ter sido favorável. Não se pouparam ao trabalho o respectivo Secretariado e a Comissão Técnica.

No âmbito da Feira de Março, realizaram-se dois concursos de características bastante diferenciadas.

Num deles participaram crianças e jovens das escolas primárias, preparatórias e secundárias, com textos e desenhos inspirados no certame.

De facto, a Feira de Março é também um espaço lúdico e de lazer, o que não pode deixar de sensibilizar os mais novos, proporcionando-lhes temas para interpretação. Os trabalhos foram analisados por um júri especializado.

O outro concurso foi o dos «stands», aberto a todos os expositores com espaço promocional no interior dos pavilhões octogonal e rectangular. Na classificação contou a criatividade, a qualidade estética e objectivo do mercado, em função das marcas ou produtos expostos. O júri foi constituído pelo Presidente do Município, por um representante da Associação Comercial, por um «designer» e por um representante da Imprensa, designado pelos jornalistas aveirenses.

Foram distinguidos os seguintes «stands»: 1.º – Auto-Variante Ford; 2.º – Zeus / Edifício Delta; 3.º – Telavário. Além destes premiados, o júri distribuiu três menções honrosas aos seguintes expositores: Sonau; Magestik; e Anselmo Santos.

AVEIRO ANTIGO – Pórtico da Feira de Março de 1938.

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

Pág. 46