Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 8 - Ano IV - 1986


CENTRO SOCIAL DE REQUEIXO

 


A construção do Centro Social de Requeixo é um exemplo da preocupação da Câmara Municipal de Aveiro em dotar as freguesias mais afastadas da sede do Concelho das infra-estruturas que lhes permitam um desenvolvimento harmonioso. tanto sob o ponto de vista sócio-económico como cultural.

A Câmara tem conhecimento das carências e, em casos pontuais, das deficiências de funcionamento dos diversificados elementos que contribuem para que os habitantes do Concelho não se sintam marginalizados ou esquecidos. Por isso, dentro das verbas disponíveis, procura colmatar brechas, com especial atenção às realizações que evitem deslocações, sempre onerosas em tempo e dinheiro, em busca do que localmente. falta. É o caso dos variados tipos de apoio às crianças e aos jovens (com a ajuda aos infantários e às escolas primárias e pré-primárias), aos adultos trabalhadores (proporcionando-lhes locais de convívio, de cultura e lazer) e aos mais idosos (com o incremento possível de lares e/ou de espaços que lhes permitam não só passarem o tempo mas também manter-se activos e sentirem-se úteis à sociedade em que se integram).

É pois nesta política que se nos depara o Centro Social de Requeixo que aqui apresenta-mos como exemplo do desenvolvimento apontado, independentemente de outras acções, não apenas previstas como já em fase de estudo e de projecto. De facto, o edifício de Requeixo, agora em fase de acabamentos, foi concebido no sentido de alojar todo um conjunto de actividades necessárias na freguesia; simultaneamente, pela sua própria implantação, ele dará lugar a um largo que se prevê venha, no futuro, a funcionar como ponto de encontro e reunião naquela zona.

O edifício propriamente dito compreende espaços de utilização diferenciados, como um posto médico, um salão polivalente, escolas pré-primárias, salas para as colectividades, um bar, além de anexos que asseguram o funcionamento do Centro Social de Requeixo.

Espera-se que a inauguração se possa concretizar logo após a Páscoa de 1987, ficando assim este complexo, em todas as suas valências, ao serviço da população local.

Perspectiva do Centro Social de Requeixo.
 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

p. 56