Acesso à hierarquia superior.

Boletim n.º 6 - Ano III - 1985

NOTÍCIAS BREVES

Abril, 1

A Câmara deliberou apoiar a realização de um filme sobre «Os Moliceiros», destinado à TV Francesa, mostrando interesse na aquisição de uma cópia para o Município.

Filme «Os Moliceiros»

 

 

 

 

Por proposta do Vereador Custódio Ramos, foi deliberado proceder à informatização da Biblioteca Municipal, tarefa confiada à Associação de Informática da  Região Centro, com delegação em Aveiro.

Informatização da Biblioteca

 

 

 

 

Por proposta do Vereador Vítor Silva, foi deliberado criar em Aveiro o Museu  de Caça e Pesca e iniciar a sua instalação, a titulo provisório, na Casa de Chá do Parque Municipal.

Museu de Caça e Pesca

 

 

 

Abril, 15

Foi deliberado que a Comissão Municipal de Turismo participe na Feira RODATUR, em Barcelona.

Promoção Turística

 

 

 

 

Foram adjudicadas as obras de iluminação da fachada da igreja da Misericórdia e da Fonte das Cinco Bicas.

Iluminação de Monumentos

 

 

 

Abril, 29

Por proposta do Presidente, a Câmara deliberou apoiar a Criação do «Centro de Artesanato de Aveiro», tendo como suporte jurídico a Cooperativa de Artesãos «A Barrica».

Centro de Artesanato

 

 

 

Maio, 13

Foi apreciado o projecto de iluminação da fachada do edifício do antigo Convento das Carmelitas e aberto o concurso para a execução da respectiva obra.

Iluminação de Monumentos

 

 

 

Maio, 20

Foi deliberada a aplicação de painéis artísticos na rua de Belém do Pará e na rua de Coimbra, da autoria de Vasco Branco, e na rua do Clube dos Galitos da autoria de Cândido Teles.

Painéis Artísticos

 

 

 

Maio, 27

O Vereador Custódio Ramos propôs se comemorasse o Dia Mundial da Criança – 1 de Junho – em colaboração com o Secretariado Regional das Associações de Pais.

Dia Mundial da Criança

 

 

 

Junho, 3

Por proposta do Presidente, a Câmara deliberou declarar «zona crítica» os bairros da Beira-Mar e do Alboi, tendo em vista a recuperação dos respectivos  edifícios, nos termos da legislação vigente.

«Zona Crítica»

 

 

 

Julho, 1

Por proposta do Presidente, a Câmara exarou em acta um voto de louvor ao Vereador Celso Gomes pelo trabalho desenvolvido com o maior empenho e dedicação nas «Jornadas da Ria».

Voto de Louvor

 

 

 

Julho, 8

O Vereador Custódio Ramos recordou à Câmara o 70.º aniversário do Jornal  "Ecos de Cacia", tendo proposto que o Executivo se associasse à homenagem ao seu director, o que foi aprovado por unanimidade.

Homenagem

 

 

 

Julho, 19

 

Doação

 

Foram presentes à Câmara o Foral de Esgueira e o Livro de Acordos da Câmara de 1580, documentos históricos cedidos pela Ex.ma Família de Francisco Ferreira Neves, tendo a Câmara deliberado aceitar e agradecer a doação.

 

 

 

 

Setembro, 16

A Câmara nomeou seu representante na Região de Turismo «Rota da Luz» o Vereador Moreira Tavares.

Turismo

 

 

 

Outubro, 14

O Presidente felicitou o Vereador Custódio Ramos por todo o trabalho desenvolvido a propósito da comemoração dos 75 anos da Implantação da República e propôs fosse exarado em acta um voto de louvor, o que foi aprovado.

Voto de Louvor

 

 

 

Outubro, 21

A Câmara tomou conhecimento de que o trabalho de inventariação do Arquivo Municipal, confiado ao Prof. Doutor Fernando de Sousa, estava concluído.

Arquivo Histórico

 

 

 

Outubro, 28

O Vereador Moreira Tavares comunicou à Câmara que o proprietário do moinho sito junto à AN. 109-7 se comprometeu à sua recuperação.

Moinho

 

 

 

 

O Vereador Custódio Ramos reiterou a necessidade de se arranjar instalações adequadas ao depósito e exposição do espólio cultural da Câmara, designadamente dos quadros e outros objectos de arte, oferecidos ao Município durante este mandato na expectativa da criação de um museu. Debatido o assunto, foi deliberado preparar o rés-do-chão do edifício contíguo à igreja da Misericórdia, de modo a atingir-se aquele objectivo, reservando-se também lugar para exposições temporárias.

Museu Municipal

 

 

 

Novembro, 18

O Vereador Moreira Tavares comunicou que foi contactado pela Universidade de Aveiro no sentido de lhe ser cedida a lancha n.º 2 do Turismo para pesquisas  dos sedimentos da Ria. Foi deliberado ceder a referida embarcação, a título gratuito, unicamente para aquele fim.

Cedência de lancha

 

 

 

Dezembro, 2

Por proposta do Vereador Custódio Ramos, foi deliberado que o nome do Dr. Francisco Ferreira Neves venha a figurar na toponímia da cidade. Trata-se de um ilustre aveirense que deixou escrita uma obra importantíssima para a história de Aveiro e cujos familiares cederam à Câmara Municipal o «Foral de Esgueira» e o «Livro de Acordos da Câmara de Aveiro de 1580».

Toponímia

 

 

 

Dezembro, 9

Por proposta do Vereador Custódio Ramos, foi deliberado que ao rés-do-chão do edifício sito na Rua dos Combatentes da Grande Guerra (ex-Casa liberal) se dê o nome de «Galeria-Museu Municipal».

Galeria-Museu Municipal

 

 

 

Dezembro, 17

A Câmara deslocou-se a Lisboa, à sede da fundação Calouste Gulbenkian, onde fez a entrega da Medalha de Ouro da Cidade ao Doutor José de Azeredo Perdigão, Presidente da Administração daquela Fundação. Esta distinção honorífica demonstra o testemunho de gratidão deste Município àquela Entidade.

Distinção honorífica

 

 

 

Dezembro, 23

A Câmara deliberou concordar com a iniciativa do Vereador Custódio Ramos em mandar recuperar a colecção de ampliações de fotografias antigas de Aveiro, que se encontravam nos armazéns gerais.

Fotografias antigas

 

 

 

 

 

 

 

Página anterior

Índice Geral

Página seguinte

págs. 42-43