José Tavares Barreto, José Pereira Tavares, In: Aveirenses Ilustres. Retratos à minuta, Edição do X Encontro de Professores de História da Zona Centro, Aveiro, 1992, pp. 55-63.


José Pereira Tavares
(1887-1983)

"Um rascunho da memória"

«Nasci entre "faixas de pobreza" como o Tolentino. Da minha ascendência conhecida, reza o assento de baptismo: "Filho de António de Oliveira Tavares, carpinteiro, e de Antónia Pereira Murça, costureira, neto paterno de João Tavares de Oliveira Bastos, ferreiro, e neto materno de João Pereira, mineiro."

Não poderia ser mais humilde a minha estirpe; mas, com certeza, não poderia também ostentar melhores pergaminhos de honra e probidade.»  J. P.T.,1943

«Camponês, que plantaste estas árvores reais como pássaros vivos na verdura autêntica das ramagens (...)

Tu sim, que concebeste todas estas folhas, flores e frutos, toda esta terra de harmonia ----- no tamanho de uma semente mais pequena que o coração das aves.» Carlos de Oliveira

Camponês por origem, homem da força dos simples, semeador sempre.

Rasgando os limites da sala de aula, excedendo-os onde não podia conter-se o professor, exigente e generoso, de Português e Latim – a vida deste homem foi a do percurso abnegado de uma dedicação exemplar à causa do ensino e da educação no Portugal do seu tempo, que pode compreender-se num período aproximado de meio século.

Gerações sucessivas de liceandos ao longo de quarenta anos (1916-57) colheram o beneficio do seu magistério directo e influência; por sua mão e pelos seus textos teatrais, muitos experimentaram o gosto pelo palco, e, nas suas adaptações e arranjos cénicos, conviveram com os nossos clássicos; dentro e fora deste liceu, gerações de portugueses despertaram bebendo nos seus compêndios, selectas e gramáticas, que muitas vezes eram livros únicos oficialmente adoptados.

Da sua presença viva e do estilo de vivência escolar que activamente imprimiu – ensaiando, antecipando, insinuando na escola o sobrado essencial da humanidade dos homens, – todos recolheram padrões éticos e de sensibilidade, recados para uma vida que se afirmasse mais digna, mais aberta e mais fértil.

O educador é um semeador do olhar fecundo.

Fora de qualquer pendor teorizante, educar só podia ser-lhe intervir para plantar esteios por onde trepasse e se firmasse a ardência de generosidade dos jovens, num saber-estar-com para estimular a afirmação, o crescimento em harmonia e confiança do que era virtualidade obscura e insegura; na mão de amparar, pelo esclarecimento, o despertar em luz da planta frágil, entre rumorosa e indecisa na disparidade das vozes.

A escola era-lhe esse lugar privilegiado, veio da autoconquista para a realidade de pés e asas, que todos prefiguramos, e se materializa, consistente, segundo a qualidade do que recebemos, para poder ser actuante, nesta dualidade de produto-agente, que faz da vida um processo cultural incessante. A escola, lugar das múltiplas mãos de gerar o processo da traditio – entrega, nunca passiva, de conhecimentos, por onde passam valores, modelos, quadros de referência, recados de luz e chama – para inteligir, assimilar, e, apropriando, aprenderem esforço as asas de desenhar o voo, potenciar o projecto autónomo.

Esta era, para quem a soube ou conheceu de ouvir contar, a escola de José Pereira Tavares, e não conheci quem, tendo-a vivenciado ou conhecido, não tivesse pelo mestre e obreiro o mais profundo respeito, gratidão e ternura. Gratidão e ternura, mais que respeito temeroso: era um homem de uma grande firmeza de princípios, austero de aparência, mas por detrás da aparente severidade e reserva de tímido brilhava uma sensibilidade delicada e nunca desatenta.

Tomava no jovem o embrião do homem, que cultivava em cada convicção; por isso era franco o olhar mergulhado em apetência da raÍz que adivinhava. E este seu olhar nunca indiferente acendia lâmpadas, convocava.

Confrontado pela transgressão repreensível ou censurável, usaria sempre da firmeza dos justos, mas dirigia sobre a falta o olhar cúmplice da consciência do faltoso, fazendo apelo ao que nele sabia existir de mais nobre e responsável, e procurando persuadir ao recto compromisso; ao recusar julgar, pelo crivo da irremissão, o infractor que não confundia na falta cometida, retomava no jovem o homem em demanda de si mesmo – era esta a sua cumplicidade, a sua medida de lealdade, a sua aposta fraterna. Lealdade que estendia ao simples contínuo, incapaz de o desautorizar, antes nele respeitando a ânsia de cumprir escrupulosamente (recordo o velho Estimado, ou o Ferreira, e tenho ainda presentes situações em que, surpreendendo desculpáveis injustiças de julgamento, nunca mal­intencionadas, em inocentes desacatos de recreio, o reitor não hesitava em repreender o visado na presença do acusador, para logo que este virava costas apelar à indulgência do injustiçado). Lições de lealdade e tolerância, lições inesquecíveis!

Quando o Avô atingiu o limite de idade oficial (70 anos, nessa época, o que para si significou uma violência, mas de sinal contrário), em Janeiro de 1957, frequentava eu o então 2º ano do 1º ciclo do liceu, sem ter sido seu aluno. No 1º ano, tendo sido eleito chefe de turma, logo fui convocado para uma assembleia dos chefes de turma com o senhor reitor – era a reunião em que anualmente se procedia, e desde sempre, à eleição por voto secreto do presidente da academia – tradição obstinadamente defendida.

Aquele era para mim, recém-chegado, um ritual desconhecido; o reitor sublinhava a importância e responsabilidade do acto de eleger o representante do colectivo dos alunos – da academia – perante estes, perante o corpo docente e a direcção do liceu. A eleição recaía invariavelmente na pessoa de um aluno dos mais prestigiados dos últimos anos, que todos respeitavam e em quem se reconheciam.

O próprio acto suscitava este exame, ao mesmo tempo que passaria a actuar, no seu efeito não apenas formal, como reforço, à escala geral, desse reconhecimento.

O que esta atitude denotava era um propósito de iniciação dos jovens no hábito salutar, mais do que isso no espírito, da participação responsável, prestigiante, como membros investidos, sujeitos de uma comunidade de interesses solidários; o que se estruturava era uma oficina de vida; o que se postergava era a visão estreita que tende a reduzir a actividade escolar e o estatuto de estudante ao pragmatismo da boa nota individual, sem importar como, ou a que preço o seu cometimento; o que finalmente se exaltava era a vida como aprendizagem constante.

Significativamente neste liceu o uso corrente da capa e batina nunca se perdera, e o reitor seria dos poucos em Portugal que nunca acumulara as funções de direcção do liceu com as de chefia de centro da Mocidade Portuguesa.

 

José Pereira Tavares nasce em 1887, na freguesia do Pinheiro da Bemposta, limite sul do concelho de Oliveira de Azeméis.

Em Aveiro frequenta o liceu até à 5ª classe, prosseguindo no Porto a 6ª e 7ª classes, inicialmente destinado a cursar a "Escola Médica" (Liceus Alexandre Herculano e D. Manuel II).

Frequenta em Lisboa, onde chega em vésperas do 5 de Outubro, o Curso Superior de Letras (1910­15), tendo como mestres, entre outros, vultos como Teófilo Braga, José Maria Rodrigues e Adolfo Coelho, e como condiscípulos figuras como José Saraiva (pai de António José e José Hermano Saraiva ), Hernâni Cidade, Damião Peres, Fidelino de Figueiredo, Côrtes Rodrigues.

Inicia-se como professor agregado em Viseu (1916), conseguindo colocação no liceu de Aveiro ainda nesse ano (ano lectivo de 1916-17), nele exercendo a docência até Janeiro de 1957 (data em que atinge o limite de idade oficial para o ensino público); e a reitoria do Liceu (numa primeira fase entre 1926 e 1931 – ano em que é exonerado a seu pedido – e, posteriormente, de Outubro de 1940 a Janeiro de 1957) .

A sua morte ocorre em 14 de Março de 1983, com 96 anos.

Não deixaremos aqui qualquer registo da sua extensa bibliografia, nem o relato circunstanciado da sua actividade multímoda, como cidadão que Aveiro adoptou, como professor e pedagogo, como intelectual do seu tempo, como português, como homem bom. Apenas lhe restituímos a voz.

José Tavares Barreto


De um "CADERNO DE MEMÓRIAS"
de JOSÉ PEREIRA TAVARES

 

1. O Professor, o Educador, o Reitor

1901 - Aluno do Liceu de Aveiro

Predominava em geral o método do magister dixit que eu intimamente não aprovava, pois me parecia menos ensino do que a deturpação dele. (...).

Nesta atmosfera liceal, em que as relações entre mestres e alunos se cifravam às estabelecidas nas aulas, respeitavam-se, em geral, os superiores; mas, então como hoje, nós bem sabíamos quais eram os professores e quais os simples marcadores de notas...

1916 - Viseu, início da carreira docente

A Escola Primária, o Liceu, mesmo em parte o Curso Superior de Letras apontavam-me processos de ensino condenáveis, a que se podia juntar o cortejo de incúria, desleixo, cabulice, deslealdade e velhacaria... Iria eu imitar esses mestres e pseudo-educadores? Não! Muito ao invés desses falsos pedagogos, procuraria conduzir-me imitando os raros, os raríssimos capazes de me servirem de modelo. Dois, especialmente, avultavam a meus olhos – Manuel de Oliveira Ramos e o Dr. José Maria Rodrigues. Seguir-lhes-ia o exemplo salutaríssimo!

Novembro, Liceu de Aveiro

Esbarrei com uma grande dificuldade: queria ensinar Literatura, fugir do rançoso processo, tão seguido, de exigir dos alunos simplesmente o conhecimento da lista dos autores, das suas obras e dos dados biográficos; mas a biblioteca do Liceu, bastante rica, ao que parecia, em obras de carácter teológico, não possuía o mínimo indispensável para o ensino moderno daquela disciplina. (...)

Por proposta minha, adquiriram-se bastantes volumes de primeira necessidade, e os alunos de Literatura tiveram à sua disposição, igualmente, a minha biblioteca particular. E assim se começou, no Liceu de A veiro, a ministrar o ensino daquela disciplina pelo único processo recomendável...

1920 - Dinamização do Grupo Cénico do Liceu

Logo desde 1917, nas minhas aulas não me cansava de aconselhar os alunos mais adiantados a ocuparem as suas horas de ócio em coisas úteis, por exemplo na organização de récitas académicas.

Em fins de 1919, alunos da 63 e 73 classes procuraram-me para me dizer estarem dispostos a pôr em execução o meu conselho. Coma aquiescência do Reitor, tomei a direcção do Grupo Cénico com funções de ensaiador! Pus então em prática uma ideia que há muito nascera no meu espírito – a organização de récitas em que se exemplificasse o nosso teatro clássico.

1926 - Janeiro – Nomeado Reitor Interino

(...) Em Novembro de 1925 reuniu-se extraordinariamente o Conselho Escolar; que resolveu representar ao Governo no sentido de o chefe do estabelecimento ser substituído interinamente, a fim de [o reitor, Álvaro de Eça] tratar da saúde; e o Prof. Álvaro Sampaio propôs que fosse indicada a minha pessoa para tomar conta do cargo. Apesar, porém, dos termos em que a resolução do Conselho foi redigi da, só em 2 de Janeiro fui nomeado! Soube-se, depois, que elementos não estranhos ao Liceu haviam pretendido pôr pedra sobre o assunto, ou conseguir que a nomeação não recaísse sobre mim. Escusado é dizer que não dei, acerca do assunto, o mínimo passo (...).

Lançamento da revista "Labor"

Foi durante a minha reitoria interina que eu e Álvaro Sampaio lançámos a revista de ensino e extensão cultural – "Labor" – que viria a ter grande expansão e a exercer notabilíssima influência no ensino. Bastará citar a reorganização da combalida Associação de Professores Liceais e a realização dos Congressos do Ensino Secundário, para provar que não éramos simples visionários quando, mais uma vez, acamaradámos (...) para honrar o Ensino Secundário e a nossa classe. (1)

JulhoNomeado reitor efectivo.(2)

1927 - José Estêvão, patrono do Liceu de Aveiro

O Liceu era, desde 1918, designado sob o nome de Vasco da Gama, sem que o Conselho Escolar fosse para isso ouvido. Por outro lado, a opinião pública aveirense várias vezes se manifestara a favor do nome de José Estêvão para patrono do seu primeiro estabelecimento de educação.

Dando satisfação a este desejo, e também porque era a minha própria opinião, apresentei ao Conselho Escolar (...) uma moção, que foi aprovada por unanimidade.

"(...) considerando que a cidade de Aveiro deve inúmeros serviços ao seu dilecto filho José Estêvão Coelho de Magalhães, entre eles a construção do edifício principal do Liceu, da sua exclusiva iniciativa (...)"(3)

Junho – 1º Congresso da Associação de Professores dos Liceus

A Associação de Professores dos Liceus, reorganizada por iniciativa da revista "Labor", resolvera realizar o seu 1º Congresso no Liceu de Aveiro nos dias 10, 11 e 12 de Junho de 1927. O Ministro da Instrução, apesar de convidado, não assistiu à sessão inaugural. (...)

Outubro – "Público testemunho de louvor"

" (...) ao Reitor e Professores do Liceu de José Estêvão, em Aveiro." (4)

1928 - Reconduzido como Reitor

O Governo da Ditadura começava a sua tarefa de centralização. No dia 18 de Abril de 1928, foi publicado o Decreto n.º 15392 pelo qual "os reitores dos liceus são nomeados, por livre escolha do Governo, de entre os professores efectivos do ensino secundário oficial"...

Em vista disso, em 23 desse mês pedi demissão, que não foi aceite. Pouco depois, eram demitidos todos os reitores; mas entre os reconduzidos, estava eu...

1931 - Maio – 5° Congresso do Ensino Secundário (Coimbra)

Nesse ano, em Coimbra, de 19 a 23 de Maio, realizou-se o 5° Congresso do Ensino Secundário – o último! –, cuja organização esteve a cargo do Liceu da Infanta D. Maria.

Devido à situação precária em que a Federação passou a viver e, um pouco mais tarde, à circunstância de ela haver sido atingida pela lei que proibiu a vida associativa dos funcionários públicos, não se chegou a publicar em livro o relato das sessões dessa última reunião da classe. A "Labor" referiu-se-lhe nos seus números de Maio e Junho de 1931. (5)

«A censura, a desconfiança...»

Desejava-se uma reforma que eliminasse as deficiências e anomalias da última legislação e que compendiasse, em regulamento, todos os diplomas dispersos. Mas, sobretudo, sentia-se a tendência do Governo para centralizar, cada vez mais, todos os serviços e para tomar dia a dia mais difícil a nobre missão do educador.

A censura, a desconfiança, a imposição de doutrinas políticas e ideológicas, estavam em desarmonia com a missão do mestre, que é formar homens.

Começava-se-Ihe a exigir que formasse hipócritas, e dele mesmo se exigia que o fosse, e sob pena de cair sob a alçada das novas leis.

A Ditadura, tão bem recebida, ia-se tornando odiosa para quem, como eu, se considerava homem livre.

1935 - Demissão do Prof. Agostinho da Silva

Nesse ano, foi demitido do cargo de professor liceal o Prof. Agostinho da Silva, por se negar a assinar a declaração, exigida a todos os funcionários, de que não pertencia a qualquer associação secreta! Assim se viu despojado o Liceu de um professor de real valor, estimadíssimo por colegas e alunos...

1936 - A Reforma do Ensino de Carneiro Pacheco

São de 14 de Outubro de 1936 os Decretos-Leis nºs 27084 e 27085 do Ministro Carneiro Pacheco (Reforma do Ensino Liceal e respectivos programas, a mais nefasta obra, em matéria de Ensino Secundário, que se publicou durante a vigência do regímen ditatorial).

A despeito dos gerais clamores, não era lícito aos professores esboçar sequer quaisquer reparos, sob pena de castigo.

O Ministro julgava intangível a sua obra. Só um homem teve o desassombro de publicar um protesto (...): foi o Dr. Serras e Silva – "Educação Nacional – formação intelectual moral e física", Coimbra, 1983.

(...) Daria um bom volume a crítica pormenorizada a este aborto ministerial!

1940 - A nova nomeação como Reitor

(...) (O Dr. Euclides de Araújo) indicou-me para seu sucessor e obteve da Direcção Geral de Ensino Secundário, no começo do ano lectivo de 1939-40, autorização para organizar a distribuição do serviço docente como se eu, com efeito, fosse reitor. Isto, apesar de eu repetidas vezes lhe haver afirmado não acreditar que o Ministro  (Carneiro Pacheco) me nomeasse, visto a conhecida antipatia que ele tinha pelo Liceu de Aveiro, ao qual chamava, por escárnio, "Liceu dos Catedráticos".

Abrem as aulas, e aí começo eu a dar as 6 horas de serviço que como reitor me competiriam. A certa altura, um emissário do Ministro procura-me para me informar de que eu seria nomeado reitor com uma destas condições: ou sair da direcção da "Labor", ou a revista declarar que apoiava incondicionalmente a política pedagógica do Governo.

É claro que não fui nomeado, pois a minha resposta foi a de que nem abandonaria a direcção da "Labor", nem a revista faria qualquer declaração.

E o Prof. Euclides de Araújo só conseguiu ver-se substituído no começo de 1940-41, em que o novo Ministro da Educação – Dr. Mário de Figueiredo, me convidou telefonicamente a reassumir as funções de reitor (1-10-1940). Fui nomeado em 21 desse mês (...)

1942 - Sobre Mussolini

" – O Sr. Reitor, há tempos, perguntou as minhas impressões sobre o Duce. Nada lhe disse então, porque o não conhecia... Agora, que o conheço, vou ser-lhe franco. O chamado Duce é o homem mais odiado de Itália. No dia em que ele cair, só verá punhos cerrados à sua volta.

– Mas então... aquelas manifestações de que o cercam?!

– Tudo fictício. Os manifestantes, empregados públicos, limitam-se a cumprir ordens. É como aqui em Portugal! (6)

1951 – Reaparecimento da revista "Labor".

Em Março desse ano de 1951, saiu um número da "Labor", que assim entrava na sua 23 fase. Deve-se a iniciativa ao Professor José Augusto Teixeira, que no começo do ano lectivo instara comigo para que a revista reaparecesse. Depois da necessária autorização do Ministro da Educação (Dr. Fernando Pires de Lima), iniciou-se a publicação do órgão da classe, que ficou sob a responsabilidade de nós ambos. Da administração encarregou-se o Professor António Marques da Rocha, Vice-Reitor do Liceu. (7)

Outubro – 1° Centenário do Liceu de Aveiro

Em 5 e 6 de Outubro, celebrou-se com grande luzimento o 1º Centenário da fundação do Liceu de A veiro.

Como a "Labor" desse mês se ocupou largamente do assunto, precedendo-o da "Breve Notícia da História do Liceu", e como de tudo se tirou separata – "Livro Comemorativo do 1º Centenário do Liceu de Aveiro" (...), aqui deixo simplesmente esta singela anotação.

1952 - Maio – Entrega Oficial do Edifício do Liceu

No entretanto, ultimava-se a construção do novo edifício, que me foi oficialmente entregue em sessão pública a que assistiram os Ministros das Obras Públicas (Eng. Frederico Ulrich) e da Educação Nacional (Dr. Fernando Pires de Lima) em 25 de Maio de 1952. O relato encontra-se em "O Arquivo do Distrito de Aveiro", de 1955 (vol. XXI, pág.3­27).

Lendo-se as alocuções proferidas por mim e pelo Ministro da Educação, estranhar-se-á que este último não houvesse dirigido uma só palavra ao Reitor que com todo o respeito o saudara. Essa atitude, porém, está de acordo com o desinteresse, manifestado pelo mesmo, em receber pessoalmente, no fim da sessão, os cumprimentos do Corpo Docente, anunciados por mim antes do seu início (...)

1957 - Janeiro – Último Conselho Escolar da Reitoria de José Pereira Tavares

(...) Saio oficialmente, mas continuarei sempre ligado, pelo coração, ao Liceu de que fui aluno durante cinco anos e professor durante mais de quarenta.

Desde que o conheço, nunca elementos estranhos ao ensino, políticos ou outros, se imiscuíram no seu funcionamento, motivo por que sempre resultaram inanes os ataques que por vezes lhe dirigiram indivíduos sem escrúpulos. Faço votos porque esta orientação, que já vem, pelo menos, das reitorias de Francisco Regala e Álvaro de Moura, a quem muito bem conheci e a cuja memória rendo homenagem, seja observada pelos reitores que me sucederem.

Só assim poderá o Liceu de A veiro conservar através dos tempos o prestígio de que actualmente goza, e cumprir com a necessária dignidade a sua missão educativa.

 

2. NOTAS POLÍTICAS

1901-1907 – Aveiro

Em Aveiro começaram a derruir e completamente foram desabando as minhas debilíssimas crenças religiosas. Para isso, mais do que a convivência com pessoas que não praticavam a religião, contribuíram as leituras e a observação da profunda discordância, em muitos crentes, mesmo padres, entre a teoria e a prática da moral, – tão grande, por vezes, que a par do fanatismo intolerante via eu existir ou a imoralidade ou a mais desbragada tartufice.

Não posso precisar a altura em que me comecei a interessar pela política e a ler jornais; mas já era republicano, bem consciente e convicto, quando João Franco por aqui passou, creio que em 1905, em viagem de propaganda política (...)

Por essa altura já eu era anticlerical e ateu, com os facciosismos e intolerâncias dos vinte anos...

Em 1906, sendo Tesoureiro da Comissão dos Alunos do Liceu que tomou a peito festejar, um pouco mais ruidOSaI1lente que de costume, o 1º de Dezembro, tive ensejo de me abeirar, pela primeira vez, de um dos ídolos da propaganda republicana, Alexandre Braga, de passagem para o Porto, visitou Aveiro (...).Terminada a tradicional marcha luminosa desse 1º de Dezembro, fui com outros estudantes republicanos – Alberto Souto Ratola à frente, por ser o mais velho, culto e desembaraçado --, cumprimentar o grande orador (...). Esse homem, terror de tronos e altares, era para nós uma espécie de deus!

1907-1910 – Porto

O ambiente político do Porto, entre a Academia, era idêntico ao que em Coimbra se manifestara, no ano anterior, contra a ditadura de João Franco, produzindo a célebre greve que, como fogo, se propagou à quase totalidade dos liceus (...). Passei a frequentar os centros republicanos, onde principalmente participavam Pádua Correia e os estudantes, muito conhecidos, Jaime Cortesão, da Escola Médica, e Leonardo Coimbra, da Politécnica, e não faltei a nenhum dos comícios de propaganda, que se realizavam num descampado contíguo ao Campo 24 de Agosto.

Entre Março e Junho de 1908 fui director de uma folha académica – O Ideal –, a cuja redacção pertenciam os estudantes José de Vasconcelos, Djalme de Azevedo e Júlio Moreira (...). O artigo de abertura que não sei quem redigiu, dizia:

«Nós. Quem somos? Uma legião de novos, animados de esperanças libertadoras, apóstolos incendidos do princípio liberal, que odeiam a chusma cínica dos libertatífobos, tiranos incorrigíveis que oprimem rancorosamente o povo que trabalha, que sofre, que é generoso, que é bom. – Uma legião de novos, plenos de vida, em toda a efervescência da mocidade, avigorados pelo divino Verbo da Democracia, que abominam o despotismo hipócrita disfarçado com a máscara do progresso e com os trajes da liberdade.

Que pretendemos? Concorrer com a mesquinha parcela do nosso esforço para a defesa dos interesses da Pátria, para o depuramento da sociedade, para a implantação da liberdade omnímoda, para a proclamação da República, moral luminosa da verdade, enfim.»

1910 – Lisboa

Essa generosa revolução, cheia de patrióticas aspirações, que mais tarde milhares de camaleões e arranjistas haviam de desvirtuar e desacreditar (...)

(...) Chamei generoso ao movimento. Sem dúvida. Foi sobre a generosidade que os responsáveis fundaram a sua acção. A revolução não tirou desforço algum aos inimigos da véspera. Como escreveu João Chagas, "a revolução triunfante esqueceu num dia todo o seu passado de sangue, de lágrimas e dores. Esqueceu tudo.

1917 – Aveiro

A minha política há muito estava definida: republicano. Nenhumas ambições tinha, porém: não esperava nada da. República, a que pelas minhas habilitações não tivesse direito; e, tratando da minha colocação no Liceu de A veiro, não invoquei, para o conseguir, o meu republicanismo, nem o Ministro Barbosa de Magalhães sobre tal me interrogou (...)

1926

O movimento revolucionário de 28 de Maio de 1926, que estabeleceu entre nós uma ditadura militar, veio modificar o regímen escolar dos Liceus e imprimir à educação da mocidade orientação bastante diversa. À parte número reduzido de indivíduos, todos os republicanos, embora desconhecessem os fins que os revolucionários tinham em vista, se conformaram com os factos. A chefia do Governo Civil de Aveiro foi entregue ao velho republicano Ten-Cor. médico Dr. Manuel Rodrigues da Cruz, geralmente estimado nesta cidade. Fui cumprimentá-lo ao Governo Civil, e lembro-me de que pronunciei esta frase: – Quer-se uma ditadura inteligente de cinco ou seis anos.

(cinco ou seis anos! Uma eternidade!... (...)

1928 – 1° Centenário de 16 de Maio de 1828

Nesse ano de 1928, a 16 de Maio, completava-se o 1º Centenário da revolução liberal de Aveiro contra a tirania de D. Miguel. Os liberais de Aveiro trataram de tomar posições para a comemoração do acontecimento. Da reunião feita no Teatro Aveirense, na noite de 15 de Janeiro, saía a Comissão dos festejos, a que presidiria o jornalista Homem Cristo. As reuniões faziam-se na sala das sessões da Câmara Municipal. Numa delas foi resolvido que se fizessem sessões públicas de propaganda. Na primeira, realizada na noite de 10 de Março, no Teatro Aveirense, completamente à cunha, falei eu sobre "A Revolução de 1828 – sua Integração na História Pátria" (...)

(...) A ditadura ensaiava ainda os primeiros passos: não sabia mesmo que rumo havia de tomar (...) De outra maneira, não só me seria impossível fazer as afirmações que fiz na conferência, na qual li, integralmente, a tradução dos Direitos do Homem – verdadeira heresia nos tempos que vamos atravessando! – mas também não seria permitido fazer-se qualquer comemoração, demais amais com a colaboração das autoridades locais! Quem presidiu à minha conferência foi o Governador Civil, e o Governador Civil incorporou-se no imponentíssimo cortejo cívico do dia 16 de Maio.

– Artigo publicado no jornal "O Debate", de 13 de Maio, sob o título “Glória aos Mártires da Liberdade”.

"Frequentávamos o Liceu de Aveiro quando o vírus republicano nos entrou nas veias. Lendo e ponderando as discussões de progressistas e regeneradores, tratadas nos jornais de ambos os matizes; assistindo a essas ferozes e estéreis pugnas, que haviam de produzir, mais do que os camartelos jacobinos, a ruína da monarquia; estudando e meditando a História, vimos que a nossa atitude de português, verdadeiramente amante da sua Pátria e das tradições nacionais, outra não devia ser senão a de liberal. Nesse tempo de paixões políticas, fomos também ardente defensor das ideias liberais; líamos os jornais e livros mais avançados, frequentávamos os centros republicanos, assistíamos a comícios dos mais agitados e irreverentes; e, muito embora nos dissessem alguns homens experimentados que depois, terminando o curso, na vida prática, as conveniências nos arrastariam, como a eles, para a esquerda, centro ou direita dos partidos monárquicos, era profunda a nossa convicção de que, por mais variadas que fossem as vicissitudes por que o destino nos houvesse de fazer passar, nunca poderíamos ser senão o que éramos então: republicano. Ainda antes da proclamação da República, assistimos a este espectáculo, que ao nosso espírito repugnava: alguns dos rapazes que acotoveláramos em manifestações liberais de vária natureza e que então aos quatro ventos se declaravam republicanos, iam-se passando, consoante as conveniências de ordem económica, para qualquer dos partidos que guardavam o poder. E o nosso idealismo sofria com essas defecções. Com o correr dos anos, foram-se esfriando os entusiasmos, foi arrefecendo em nós a fé nos homens que admiráramos e que com o nosso entusiasmo tínhamos ajudado a elevar às culminâncias do poder e da glória política; mas uma convicção ficou, e é que, se os homens não correspondiam à nossa expectativa, os princípios se mantinham na sua natural e indelével pureza. A nossa posição era a mesma; as desilusões da experiência é que operavam em nós uma transformação dolorosa: descríamos dos homens.

Tivemos um amigo que um dia nos declarava em conversa: "Não me sinto arrastado para qualquer partido político nem para qualquer seita ou confissão religiosa. Porquê? Porque tenha horror aos princípios e disciplina de uma e aos dogmas da outra? Não: do que tenho medo é dos correligionários!" E tinha razão. Os princípios são bons. Os homens é que quase nunca correspondem, porque a maior parte das vezes não são os princípios que lhes norteiam os actos.

Dessas ideias bebidas na mocidade, nos tempos das ilusões e dos ideais generosos, uma se nos manteve, absolutamente fiel e inalterável – o amor da liberdade. A mesma causa que no-la insuflou no espírito no-la mantém. E nunca, mesmo depois do aparecimento dos primeiros cabelos brancos, nunca sentimos que o nosso republicanismo colidisse com o culto das tradições pátrias, obrigando-nos a mudar de posição para defesa delas. Sendo liberal, somos, por isso mesmo, entusiástico defensor das nossas tradições. Por isso, não nos é mister sair do lugar onde sempre estivemos e donde jamais sairemos.

Não reconhecendo antagonismos entre o liberalismo e o culto das tradições nacionais, liberal e tradicionalista havemos de morrer.

Mas nós não queremos escrever um capítulo de memórias, nem uma profissão de fé política. Queremos afirmar que, não brigando as nossas ideias republicanas com as que os liberais de 1820 e 1828 defenderam com risco da própria vida, aplaudimos com todo o ardor as festas que para honra de Aveiro e para honra do país se vão realizar nesta cidade.

As festas são dos liberais; mas, se para brilhantismo das comemorações contribuíssem os próprios reaccionários – mesmo aqueles que não sabem porque o são , não houvessem medo de ser apodados de incoerentes, porque à vitória do liberalismo, proclamado em 1820 e defendido em 1828, devem eles a liberdade de impunemente se poderem afirmar reaccionários.

As festas são dos liberais; todos, porém, podemos exclamar, comovidamente e de cabeça descoberta:

            – «Glória aos Mártires da Liberdade!» ■

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Notas:

(1) - "Labor" – 1ª série, 1926 – 40

(2) - O primeiro-ministro da Instrução após o 28 de Maio ordena que se proceda em todos os liceus à eleição dos reitores. O Conselho Escolar atribui a José Pereira Tavares maioria de votos. É nomeado pelo Governo em Julho de 1926.

(3) - Decreto governamental de 12/5/27 dá satisfação a esta intenção.

(4) - Portaria de 19/10/27

(5) - Depois do 1° Congresso, em Aveiro (1927) tinha-se realizado o 2° em Viseu (1928), o 3° em Braga (1929) e o 4° em Évora (1930). Só em pleno Marcelismo voltara a realizar-­se um Congresso de Professores do Ensino Liceal (1973).

(6) - Ocorre este diálogo entre José Pereira Tavares e o Prof. Roberto Cantagalli, italiano que então leccionava no liceu de Aveiro um curso livre de língua italiana I, por proposta do Instituto de Cultura I_ do Porto.

(7) - "Labor" 2ª Série – Março de 1951 a Junho de 1958; Directores: José Tavares e José Augusto Teixeira; Administrador: António Marques da Rocha;
Outubro 1958 a Junho de 1972;
Directores: José Tavares e Augusto Teixeira; Administrador: José Gomes Bento;
Outubro 1972 a Junho 1973; Director: José Tavares;
Administrador: José Gomes Bento.
A "Labor" encerra a sua actividade com a publicação dos Índices em Junho de 1974.
 


Material inserido em «Aveiro e Cultura» relativo a José Pereira Tavares

             - Entrevista ao Dr. J. P. Tavares (1959)
             - Figuras da região - Biografia
             - José Pereira Tavares e os estudos da língua.
             - Subsídios para uma bibliografia de José Pereira Tavares


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