J. J. Ferreira Baptista, Loquela dos povos da beira-ria, Vol. XII, pp. 91-98

LOQUELA DOS POVOS DA BEIRA-RIA

Os povos da beira-marinha e em particular os do concelho da Murtosa empregam termos, expressões e maneiras de dizer com significação verdadeiramente regional e que em qualquer outro ponto do país não têm fácil e verdadeira interpretação.

Ainda não há muitos anos que num tribunal desta região se passou um facto que comprova, absolutamente, a necessidade que, sobretudo os funcionários que doutras terras para aqui vêm exercer a sua actividade, têm de conhecer essas expressões e maneiras de dizer destes povos.

Numa inquirição, uma testemunha afirma:

«Senhor doutor Juiz, o réu João Maria está néscio».

«Que autoridade tem a testemunha para fazer uma afirmação dessas»? inquere o Juiz.

«Senhor doutor Juiz, à fé de quem sou, juro que o réu João Maria está néscio.

«A testemunha não insista; senão, mando-a para a cadeia».

«O Senhor doutor Juiz pode mandar-me a mim e ao João Maria para a cadeia, mas juro que, tanto eu como ele, estamos néscios como o padre Santo António».

O Ex.mo Magistrado, depois de devidamente informado da significação que estes povos dão ao termo néscio inocente , deixou o homem em paz.

A narrativa deste simples facto mostra a conveniência, e até, a necessidade de ser conhecida a significação dos termos e expressões empregados pelos povos das várias regiões do país.

Há muito tempo que eu colecciono e arquivo as expressões e termos empregados nesta região e, convicto de que de muitos devem ser conhecidas, venho publicá-las no Arquivo de Aveiro para conhecimento duns, estudo doutros e utilidade de todos. / 92 /

Nessa publicação seguirei, o mais possível, a ordem alfabética para maior facilidade da sua consulta.

Abade -- homem forte e nutrido. «O André está um autêntico abade, forte e nutrido».

Abadessa -- mulher forte e nutrida.

Abedoria -- risco, direcção, orientação. «A obra foi toda feita cá pela rninha abedoria.»

À boa mente -- sem discussão, de boa harmonia. «Eu e os meus irmãos fizemos todas as partilhas à boa-mente».

Abaixar-se -- defecar, urinar (as mulheres). «Quando ia, de manhã, para a praça, deu-me uma dor de barriga e tive de me ir abaixar à pressa».

Abrir mão -- abandonar, desinteressar-se. «Estive para comprar a casa do Alberto; mas pensei-me e abrimão».

Açancanhar -- colher ou cortar aqui e além. «A erva do solão está toda açancanhada».

Alcatraz -- gaivota do alto que, pairando sobre o mar, mergulha para apanhar a sardinha, indicando assim aos pescadores onde ela se encontra.

Aceitar -- receber. «Aceitei hoje uma carta do meu António».

Acendedor -- abanador, abano. «Já me dói a mão de abanar com o acendedor.»

Acètar ou assètar -- lancejar -- «Piquei-me ontem neste dedo e está-me a acètar»

Acedentado -- cedo, primeiro. «Então já vens»? «Acedentado não é erro».

Acelerado -- à pressa. «O António passou há pouco aqui acelerado».

Achoado -- sucumbido,. embasbacado. «Quando lhe disse que tinha perdido a questão, ficou achoado».

Acôchar -- compreender, saber orientar ou fazer. «Expliquei-lhe bem como havia de fazer, mas estragou tudo. Coitado, já não acôcha mesmo nada. «Estou farto de ter explicar e tu não acôchas».

Aconchego -- o porco cevado ou para cevar, provisões de boca. «Vou à feira do Santo Amaro comprar o aconchego».

Acordo -- o despertar, responder. «Chamei por ele e não deu acordo».

Acuar -- parar, suspender. «Começou a fazer a casa com todo o entusiasmo e passado algum tempo acuou».

Açudado -- apressado. «Ele vinha todo açudado».

Não se acorda -- não há lembrança, não há memória. «Um temporal assim de vento, de chuva e trovoada não se acorda». / 93 /

À fé de quem sou -- afirmativa que não pode admitir dúvida. À fé de quem sou, digo-te que é verdade».

À fim -- a propósito ou como expressão ou segredo. «Eu digo-te isto, que é afim». «Fui ter com o doutor à fim...» (para fins convenientes e secretos).

Afeiçoar -- acostumar, habituar. «Depois que se afeiçoou ao trabalho está contente».

Afeiçoar-se -- preparar-se, dispor-se. «Estava a afeiçoar-se para levar a mala que eu pousei à porta».

Afogar -- ter dispneia, cansaço. «Estes ataques de asma afogam-me, Sor. Doutor!).

À farpa -- à espreita; de guarda. «Pus-me à. farpa para ver o rumo que ela tomava».

Agachar-se -- esconder-se. «Quando ele passou não me viu, porque estava agachado atrás das medas da palha».

Agulha -- peixe comprido e pouco grosso, parecido com a enguia, cuja cabeça termina com um bico semelhante ao da narceja.

Agoniar -- zangar, amuar. «Não te deves agoniar assim tanto, que te faz mal».

Agoniado -- zangado, desesperado. «Que te fizeram para estares tão agoniado»?

Aguçar -- ter relações sexuais. «O Augusto já há muito tempo que aguça com a Maria».

Ajunto ou ajuntamento -- abcesso. «Tenho um ajuntamento na pata da perna (pé) que muito me aceta».

Alfaiata -- costureira. «Tenho hoje em casa as alfaiatas a fazer belúsias e saias às cachopas».

Alumiar -- anunciar, dizer. «O padre alumiou à missa que a procissão só sai às 6 horas».

Aldieiro -- de vida airada, despreocupado. «O Álvaro é um aldieiro incorrigível.»

Alegrote -- um tanto chiqueirado, embriagado. «O Aniceto bebeu bem ao jantar e por fim já estava alegrote».

Alvarenga -- estonteado, estróina. «O Aurélio é um alvarenga, só faz tolices».

Alpavorado -- irritado, enrozetado. «Tenho o corpo todo alpavorado».

Aliviar-se -- dar à luz. «A Alice aliviou-se agora mesmo, e teve um lindo menino».

Alimária -- animal grande. «A Augusta tem uma alimária dum porco como eu nunca viu.

Amanhar -- lancetar. «Vou ao médico para me amanhar um ajuntamento que tenho neste braço».

Amanhar o peixe -- tirar a tripa ao peixe. «Ó Ana! Amanha já esse peixe». / 94 /

Amanhar -- compor, reparar. «Esta semana vou amanhar o meu barco» ou -- mandar amanhar o meu barco».

Amolar -- sofrer, ter trabalho. «Sujas tudo e eu é que me amolo a limpar».

Amante -- que gosta, aprecia. «Eu sou amante de caldeirada de enguias».

Amarrar-se -- casar-se. «O António amarrou-se hoje com a Amélia».

Amparar -- ou amparar-se -- casar. «Ó António, tu precisas de te amparar, e a Amélia estava boa para tua mulher».

Andaço -- epidemia. «Poucas são as pessoas lá do meu canto que não sofrem deste andaço dos olhos» (conjuntivite).

Andaço do mar -- vaga ou vagas alterosas. «O barco da campanha do Porrão apanhou dois andaços do mar e esteve quase perdido».

Andar levado ou ir levado -- andar ou ir à pressa ou dum lado para outro. «Andei todo o dia levado à procura do Tomás». «Viste o António? - Ia, há pouco, levado para a Bestida».

Anda-me ao norte -- Retira-te, põe-te a andar, sai da minha vista.

Andar de volta ou ir de volta -- andar ou ir na companhia de. «Fui à festa de volta com o Aparício».

Andar à babuge -- Viver à custa dos outros. «O Borras não trabalha, nem faz nada, anda sempre à babuge».

Andar-se a casar -- Estar noivo. «O Ananias anda-se a casar com a Rita».

Andar com os pés inchados ou trazer os pés inchados -- Estar embriagado. «O Aurélio apareceu aqui depois do jantar com os pés bem inchados».

Andar ao pau -- Brigar. «O Ângelo andou ao pau com o Manuel e castigou-o bem».

Andar num badanal -- Andar, sem descanso, dum lado para outro. «Andei, toda a tarde, num badanal à procura de fio».

Andar morto ou estar morto -- ter desejo ardente. «O António anda morto ou está morto por me comprar a casa».

Andar à gandaia ou na gandaia -- Andar na vadiagem, na estroinice. «Andaste todo o dia na gandaia (ou à gandaia) e ainda te apetece ir ao serão».

À dura -- Ao desafio, a ver quem vence. «Vamos todos a correr, à dura, até à Bestida».

Anjeijão (vento) -- Vento sudeste. (Vem do lado da Angeja).  / 95 /

Apavoar, apaboar ou apovoar  -- Lançar semene à terra. «Estar a povoada a terra - Estar semeada, plantada. «Vou apovoar o margido com serradela».

Apartar -- Compreender. «Ó cachopa! Estou farta de te dizer como isso se faz, e tu ainda não apartaste».

Aparar -- Partejar, servir de parteira. «A Maria é que aparou a criança à irmã».

Aperria -- Ponto do rio onde a corrente da água é mais veloz.

Apertar (quando o barco vai à vela) -- puxar a corda do leme do lado de sotavento.

Apitar -- Fugir, safar-se. «O José logo que me viu, apitou».

Apoitar -- fixar-se, instalar-se, permanecer. «Chegou a minha casa, apoitou e não mostra pressa de se ir embora».

Apropinquar-se -- Preparar-se, dispor-se. «Apropinquava-se para ficar com o machado que lhe tinha emprestado».

Aprosar -- Fazer ou saber bem. «É servido de almoçar comigo?» - «Muito obrigado; que lhe aprose».

Aranha -- Desajeitado, preguiçoso. «O mestre Ananias é um aranha a fazer qualquer coisa».

Arda -- Barulho, zaragata. «O povo hoje, na praça do peixe fazia urna arda à volta das enguias; até trago os ouvidos a chiar».

Arrastar -- puxar, tirar a rede. «A rede do Porrão ainda anda a arrasta.»

À rasca -- atrapalhado, aflito ou ainda pór pouco. «O António anda à rasca para arranjar camaradas para a campanha». «Fui a pé para Estarreja e vi-me à rasca para apanhar o combóio».

Arrais da Campanha -- O que dirige todos os trabalhos da pesca.

Arrais do mar -- O que vai a ré do barco deitando a corda ao mar, dirige os homens que remam, orienta a direcção do barco e o lançamento da rede.

Arinque -- Pequeno pipo de madeira com argola de ferro num dos tampos, à qual é atada a extremidade de uma corda e a outra extremidade ao princípio da rede (uma cada lado) e ainda outro arinque atado ao fundo ou extremidade do saco da rede.

Arrear -- Castigar, bater. «Arreei-lhe duas cacetadas bem arreadas.»

Arrear a vela -- Deitar a vela abaixo. «Quando cheguei à Bestida arreei logo a vela.»

Arrasta -- Moroso, descuidado, preguiçoso. «O João é um arrasta; primeiro que faça qualquer serviço é um dia de juízo».

Arrair o forno -- Sorrascar com força e com urna vara, de vez em quando, o lar do forno para aquecer melhor.   / 96 /

Arrebolar -- Atirar, arremessar. «O Augusto arrebolou-me, agora, um calhau, quando eu ia a passar à porta dele.»

Arreganhado -- Que se está sempre a rir. «O Alberto é um arreganhado; está-se sempre a rir.»

Arrepelar-se -- Confranger-se, temer. «O Antão está a arrepelar-se por causa da despesa que vai fazer com as obras da casa».

Arribar -- Chegar o barco à borda do mar. «O barco da companha do Porrão arribou agora mesmo».

Arribar -- aparecer, vir, chegar. «Grande coisa te traz aqui, para arribares a esta terra, a esta hora e com este temporal».

Arrimar -- Atirar, bater. «Arrimei-lhe uma nas bentas que lhe espichou logo o sangue pelo nariz».

Arremedilho ou remedilho -- O que se aproveita ou aceita por não poder ser melhor. «Então estás a remendar vela com panos velhos? - Isto é um arremedilho, porque não consegui arranjar melhor».

Arremediar ou arremediar-se -- Bastar-se com aquilo que possui ou pode obter - Fornecer a outrem aquilo que lhe faz falta. «Tenho aqui pouco vinho para o jantar, mas havemos de nos arremediar.» - «Se vês que é pouco, eu arremedeio-te com meio quartilho que cresceu do meu almoço».

Arreçoar -- Dar ração, de comer ao gado. Ó José! «Já arreçoaste o gado?»

Arreceber - Casar com... «O António arrecebeu hoje a Ana.»

Arreceber-se -- Casar-se. «O António arrecebeu-se hoje com a Ana».

Arrumar -- Atirar, bater. «Arrumei-lhe uma estalada, que ficou com a cara a arder».

Arteiro -- Esperto, lépido, atrevido. «Vinha todo arteiro para levar a viola, mas enganou-se».

À repatinha -- A quem mais apanha. «Atirei um punhado de castanhas aos garotos e era vê-los, uns por cima dos outros, à repatinha».

À róla -- A deriva. «O barco não estava bem preso, soltou-se com a maçadia e foi à róla».

À se-noite -- Ao anoitecer. «Depois do sol-posto, à se-noite, vou a tua casa».

Assolar - Instigar, assanhar. «O Antero assolou-me o cão».

Assa -- Safa! «Assa! que me doi bastante.»

Astrar -- Cobrir com junco, palha ou outros arbustos. «Avia-te d'aí António, p'ra ires astrar a cama ao gado». / 97 / [Vol. XII - N.º 46 - 1946]

Assar - Assado -- Desesperar, mortificar, desesperado. «Quando lhe disse que estava tudo perdido ficou assado.» «Tem-me assado todo o dia por eu ter cortado uma pêra».

Assentadoiro -- As nádegas. «Não me posso sentar porque tenho um licenço no assentadoiro.»

Assentada (duma...) -- sem descanso, sem interrupção. «Fiz isto tudo duma assentada.»

Atafais -- Utensílios, aprestes. «O calafate veio à hora e trouxe todos os atafais».

Atazanar -- Importunar, bater, castigar. «A Adelina esteve toda a tarde a atazanar-me por eu não a ter levado à festa». «O Aurélio meteu-se a brigar com o Júlio, mas ele atazanou-lhe bem».

Atiçar -- Espancar, bater. «Então ele ameaçou-te e tu não lhe atiçaste logo uma lambada, bem atiçada?»...

Atestar -- Espancar, bater. «Quando me disse que não ia ao meu mandado, atestei-lhe logo uma bofetada».

Atido -- Confiado, acostumado. (Não mexe uma palha, porque está atido a eu fazer tudo».

Atinar -- Saber orientar-se, não se enganar. «Não vou sozinho, porque receio não atinar com o caminho».

Atreimar ou atremar -- Compreender, saber executar. «Não se lhe pode dizer ou mandar fazer qualquer coisa, porque ele já não atreima».

Atreito -- Ser muito sensível, sujeito ou inclinado a... «Eu sou muito atreito às constipações.

Atripar -- Subir, trepar. «Atripa à figueira e apanha alguns figos que estejam maduros.»

Aturar -- Ligar atenção. - «Eu queria-lhe falar.» «Agora não estou disposto a aturar-te».

Audácemas -- Energia, actividade, coragem. «Precisava de lavar a casa, mas estou sem audácemas nenhumas».

Avindo -- Avençado. «Eu sou avindo do Dr. Baptista». A família ou a pessoa com quem se fixou ou estabeleceu a avença. «Os Marrinhas são meus avindos».

Aviar-se -- Andar ligeiro, depressa. «Avia-te daí, Maria, que tens de ir apanhar pasto (erva) para o gado».

Avir ou Avir-se - Avençar-se. «Vou-me avir com o Dr. Vaz».

Avir-se -- Entender-se, combinar-se. «Vai falar com eles e avém-te lá como puderes».

Azarento -- Infeliz, sem sorte, a quem tudo corre mal. «Ao António tudo corre mal, coitado! É um azarento».

Azamel ou azêmola -- Desajeitado, incompetente. «O Antero não sabe fazer nada, é mesmo um azamel.»

Azougado -- Atoleimado, desorientado. «O Augusto é um azougado, parece que não tem o juízo todo». / 98 /

Azado -- Caçarola, pote. «Ainda tenho um azado cheio de pingue e rojões do ano passado.»

Azelha -- Pessoa sem arte, nem jeito. «O Augusto é um azelha, que não tem jeito para nada».

Azúme do mar -- A aragem húmida do mar. «O ferro à beira-mar apodrece logo por causa do aziúme do mar».

Àzrinha -- Ocasião própria, propícia. «Já vejo que vim mesmo na àzinha».

Azougar -- Atormentar, incomodar. «Já estou farto de te ouvir, não me estejas a azougar mais».