Joaquim Matias, Apontamento sobre o Gafanhão e a areia, Vol. IX, pp. 317-322.

APONTAMENTO SOBRE

O GAFANHÃO E A AREIA

MÍSERA, consolação é, em boa verdade, para quem falha, considerar em sua consciência o exemplo de outros vencidos no combate da vida. Mas seguramente só verdadeiramente se falha, quando nos consideramos vencidos.

Os grandes triunfos, constrói-os o trabalho persistente, com grandes pedras de sonho movidas pela omnipotência da fé. Quando se apaga a fé, então sim: então verdadeiramente falhámos, e ficar-nos-ão na alma, como entulho, as carradas de sonho com que poderíamos erguer o castelo do triunfo.

Vem na Bíblia que ultrapassará os Reis quem for, em seu trabalho, persistente. E à frase de Cristo − a fé remove montanhas −, não é necessário invocar em favor dela a possibilidade do milagre, porque humanamente a vemos significar uma verdade de todos os dias.

O Gafanhão é isto mesmo: um homem persistente em seu querer, teimoso no trabalho, inquebrantável na fé de vencer. E há-de haver um dia, por justiça imanente da vida, cinzel ou caneta de homem de génio que materialize em forma artística a epopeia sublime desse camponês que ninguém conhece, quando ele é maior ainda do que o guerreiro da reconquista e o marinheiro das descobertas.

A Gafanha é hoje uma grande arca nacional de pão. E nunca demais enalteceremos o labrego rude que lhe despejou a areia e a encheu de feijão e milho.

Fica situada entre os dois braços da Ria de Aveiro que da Barra se dirigem para o sul, grosseiramente paralelos, um até ao Cais do Porto da Cruz, para os lados de Mira, outro, por Ílhavo e Vagos, até à Ribeira do Boco.

Considerando o nome Gafanha, é-se tentado a supor que ali fosse em remotas eras a gafaria para onde se enxotassem os leprosos do reino. E mais esta suposição nos tenta, se / 318 / reparamos que tudo aquilo era um deserto imenso, sem água nem folha verde. Esta hipótese, no entanto, nem a história a confirma nem a aceita a filologia. Apenas hoje se antolha a leigos, e não tem outro valor que não seja o de imagem de recurso para retratar-se a aridez do sítio.

Era um lençol desolador de areia branca, de dúzias de quilómetros quadrados, que os braços da laguna debruavam a norte, a leste e a poente, isolando do contacto da vida a solidão árida do deserto.

Lá dentro, longe das vistas, bailavam as dunas ao capricho dos ventos, a dança infindável da mobilidade selvagem dos elementos em liberdade.

Brisas do mar e brisas de terra, ventos duráveis do norte em dias de estabilidade barométrica, e rajadas violentas de sudoeste a redemoinharem no céu enfarruscado de noites tempestuosas, eram quem governava o perfil das areias movediças cavadas em sulcos e erguidas em dunas de ladeiras socalcadas a miudinho.

Era assim a Gafanha do tempo dos nossos bisavós: deserto enorme de areia solta, a bailar, ao capricho dos ventos, o cancan selvagem de uma liberdade sem limites.

Um dia, não longe ainda, um homem atravessou a fita isoladora da Ria e pôs pé na areia indomável. Não sabe a gente se o arrastava a coragem do aventureiro, se o desespero do foragido. De qualquer modo, ele fez no areal a sua cabana, à beira da água, e principiou a luta de gigantes do Gafanhão contra a areia.

'Em volta da sua casota, para bastar-se, semeou feijão e plantou couves. Levara consigo uma enxada, e com ela principiou a luta.

A areia movediça, porém, é praga da natureza, que nunca deu couves nem pão. Escorrega para baixo, das bordas das enxadadas, e não deixa esburacar-se para se fazerem plantaçôes.

Nos interstícios dos grãos poeirentos da areia, não encontravam alimento as raízes das couves, que morriam de ianição. Era um solo maldito que zombava do esforço do homem, queimando a novidade à falta de alimento.

Mas o Gafanhão não desanimou.

Dentro da água da Ria, longas hastes estendidas no sentido da corrente, vivia, presa ao Iodo do fundo e alagada na salinidade, toda uma flora magnífica, rica de fosfatos, a que não custava deitar a mão.

'O homem desceu à água, arrancou o moliço, enterrou-o na areia com a sua enxada, e plantou as couves de novo, em torno da cabana que construíra.

Ainda desta vez não logrou triunfar, porque o moliço foi um avo infinitesimal de produtividade que a esterilidade da / 319 / areia engoliu num instante. Mas estava visto como era possível arrancar pão do solo.

Então passou o Gafanhão a dividir o seu tempo entre a enxada e a ancinho do moliço, descendo à água, de manhã# para desengaçar algas, e cavando a areia, de tarde, para enterrá-las. Plantou mais couves e semeou mais feijões, iludindo, hora a hora, a sua fome, com a perspectiva do dilúvio de fartura que havia de ter um dia.

Efectivamente, pensava ele, era infinitamente grande aquele areal que tinha em frente. E, no dia em que o chão tivesse enegrecido, à força de moliço e lama, seria possível ter-se ali uma fortuna em terra onde colher novidade.

Sonhando este grande sonho, tendo aninhada em si a ambição de vir a ter fartura e aquecido pela confiança segura no êxito, o homem teimava em cavar e plantar: sempre, indo à Ria e revolvendo a areia, labutando apesar da fome, semeando pela décima vez onde nove havia falhado uma cultura, sem desalento nem cansaço.

Quando a brancura do solo tinha ligeiramente escurecido. à força de adubo, as primeiras folhas da novidade manchavam de verde o chão, em volta da casa do homem, que sorria, triunfante, limpando o suor às costas negras da mão calejada.

E então veio de alguma parte outro homem, que se aliou ao primeiro. E chegou mais outro ao depois, e um quarto, e um quinto, e uma família, e mais outras.

Ergueram-se mais casas ao longo dos braços da Ria, uma aqui, outra além. Mais enxadas começaram a remover a areia e mais ancinhos de dentes bastos a arranhar o lodo do fundo do canal, arrancando moliço.

O Gafanhão organizava-se em exército indomável na luta contra a praga da areia. Teimoso por índole, jogou a cartada final: fixou-se. Casou e teve filhos. Construiu mais casas, mandou fazer mais enxadas de pá muito larga, muniu-se de ancinhos em maior quantidade e construiu moliceiros para a faina da Ria.

Eram então mais os braços. Homens e mulheres, filhos, genros e noras, tinham todos que amassar em suor a teimosa areia que se negava a produzir. E, enquanto uns labutavam em terra, cavando e semeando, outros queimavam ao sol iodado de sobre a água os dorsos mal cobertos, dobrados sobre os cabos longos de pesados ancinhos a arrastar na lama.

Em volta das casas, ia o chão enegrecendo, e já o cobria a verdura das folhas da novidade. Mas havia que alargar para dentro as culturas, que enegrecer mais areia, que fertilizar maior superfície de deserto.

E então surgiu o inevitável: uma noite de vendaval cobriu de areia as culturas, erguendo dunas sobre as sementes enterradas. / 320 /

Foi preciso recomeçar pacientemente. Foi necessário enterrar moliço muito ao largo, tentando prender com húmus a areia movediça que o vento espalhava ao acaso.

E o Gafanhão assim fez. Foi tratando com adubo hectares de solo, para colher apenas nas poucas geiras que lhe rodeavam a casa.

Tudo isto, porém, ia levando anos sobre anos, em que a areia e o vento pareciam apostados em destruir caprichosamente o trabalho do homem. Não fora o Gafanhão quem é, teimoso e paciente como um herói lendário, e teria desistido de domar aquela terra maldita que a si própria se cobria, arrasando numa hora muitos meses de esforço inaudito.

Uma outra geração sucedeu, porém, à primeira, e a luta continuou. Multiplicaram-se os braços, salpicou-se de casas todo o areal da beira-Ria, e os avós ensinavam aos netos, dobrados todos sobre as mesmas enxadas, que era preciso lutar e vencer, sob pena de morte pela fome.

Depois da invasão das culturas pela avalanche das dunas, nunca os mais novos viam que os velhos chorassem, de braços cruzados, rogando pragas, ao destino. Viam, sim, crescer na água o número de barcos, e na terra o de enxadas que recomeçavam pela centésima vez o trabalho inútil de uma sementeira que não chegava a dar fruto.

Teimava a areia em bailar, cobrindo cinicamente de grãos estéreis o chão estrumado com algas. E o Gafanhão teimava em vencê-la, enterrando-lhe, mais e mais lavouros de moliço que ia buscar à água dia e noite.

Ao despontar de uma terceira geração, dispunha já o deserto de pouca areia branca para semear sobre o terreno escurecido que o Gafanhão adubava teimosamente. Nas encostas das dunas interiores, mais selvagens, começava o pinheiral a segurar com raizame o terreno esfarelado. E à beira da água, na areia escura, o húmus e as raízes dos feijoeiros fixavam o perfil de um solo que principiava a render-se.

Ao norte, formava a população a Gafanha da Nazaré. ,Mais abaixo, à beira do canal ocidental, surgira a Gafanha da Encarnação. Mais para o sul, a Gafanha do Carmo. E para baixo desta, a Gafanha da Boa-Hora.

Uma população numerosa e trabalhadora conquistava com a sua enxada o areal desértico, e realizava, à custa de um esforço hercúleo e de uma persistência sobre-humana, um grande sonho que havia sido sonhado pelo primeiro Gafanhão, que na hostilidade da areia construíra um dia a sua cabana e plantara as primeiras couves.

Principiaram a vingar as searas de milho e feijão. Veio a batata depois, o grão-de-bico, a melancia e a cebola. E uma torrente de fartura manou da terra para as arcas do Gafanhão.

/ 321 / Chegaram negociantes em seguida, à compra dos géneros, e deixaram dinheiro. Para absorvê-lo, vieram as lojas e os homens de negócio com relações em outros centros. Metade dos braços que haviam conquistado a areja à improdutividade eram agora dispensáveis, e emigraram para a América, donde alguns voltaram ricos.

Então o Gafanhão abriu através da areia estradas que asfaltou, por onde rola o seu automóvel de novo rico. Se é proprietário, construiu à beira da estrada o seu palacete e mandou o filho a Coimbra formar-se. Formou sociedades de pesca de bacalhau, construiu estaleiros, fez navios, recrutou pescadores entre os gafanhões mais pobres e mandou-os à Terra Nova e à Groenlândia.

Hoje é a Gafanha um solo feracíssimo, arca de pão nacional que exporta centos de toneladas de todos os géneros para as regiões de terra ingrata, onde o trabalho não frutifica.
É um milagre de esforço e de persistência de um rude camponês desconhecido cujo trabalho é uma epopeia grandiosa. É um monumento de triunfo de um homem teimoso que lutou e venceu, ganhando uma vitória tão deslumbrante quão fantástica foi a luta que sustentou sem desânimo nem fraqueza de espírito.

Aliás, o Gafanhão continua sendo ainda hoje o que ontem foi: persistente e fechado consigo, empreendedor e quase nada comunicativo. No ambiente que a si próprio se criou, foi modelando um carácter de homem só, de lutador que sabe até onde pode contar consigo, e em pouco se fia, do auxílio que possa advir-lhe de alguém ou de algures.

Encontrando-se a dois passos de Aveiro, o habitante da Gafanha não sente nem vive como o aveirense. Menos sentimental e mais metido consigo, raro se entusiasma ou se queixa, guardando caladamente projectos e desgostos que tenha.

Fisicamente mesmo, não se encontram no Gafanhão os traços das restantes povoações ribeirinhas. Não se lhe nota aquele olhar líquido atirado para longe que existe no rosto dos homens de Ílhavo, mais amantes do mar alto, embora vivendo mais longe da costa. Nem mesmo há no Gafanhão a desenvoltura e a viveza do seu vizinho murtoseiro.

Mas o que fundamentalmente caracteriza o homem da Gafanha é a sua psicologia de pessoa prática, mais dada aos interesses do solo que à nostálgica saudade do além do mar, com que sonham em última análise os restantes homens da beira da laguna.

Enquanto o Ilhavense andou ao deus dará pelos sete mares do mundo, cortando rotas, descobrindo terras, visitando praias, foi-se-lhe na alma gerando como que uma / 322 / névoa de saudosismo sentimental que deixou aos filhos e aos netos por hereditariedade.

Mas, enquanto isso, o Gafanhão lutou em terra, prosaicamente, dentro de limitados horizontes, no fito de uma construção definida. Moldou-lhe esta circunstância um espírito pragmático, sempre tendo em vista uma finalidade útil e imediata, em vez de um vago ideal de partir a correr mundo, sem saber para quê, como as gaivotas do mar.

O homem do mar luta com os elementos, porque o seu fundo temperamental de poeta o faz instintivamente descobrir na luta quanta beleza existe no esforço titânico do vencedor das ondas e dos ventos. O Gafanhão, homem da terra, luta sem tréguas, teima e vence, é pertinaz, laborioso e indomável, porque da sua luta surgirá o pão que é para ele a primeira condição da vida.

Por isso, enquanto Ílhavo e Aveiro são hoje terras pobres, embora com poemas de heroicidade escritos nas rotas de um milhão de barcos que têm sulcado as ondas de todos os mares, a Gafanha é simplesmente um celeiro cheio, uma grande arca de pão.

O Gafanhão pretendeu apenas bastar-se, arrancar alimento da areia, ser útil. Não tem consciência da epopeia magnífica erguida em três gerações, com suor e enxadadas, à sombra da proa recurvada dos seus moliceiros. Mas nem por isso é menor o seu mérito. Nem por isso a sua Gafanha, a Gafanha que ele fez sozinho, contra tudo e contra todos, nem por isso a sua Gafanha deixa de ser um triunfo monumental que aí temos a atestar ao País e ao Mundo que o braço do Homem continua sendo a grande alavanca da Criação, e que em boa verdade vence quem teima, porque a fé revolve montanhas.

JOAQUIM MATIAS

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