Joaquim Rodrigues da Silva, Beduído, Vol. VIII, pp. 44-48.

BEDUÍDO

BEDUíDO não é qualquer estância das afamadas por seus ares e águas. E superior embora a muitas outras regiões do País, nem por isso o seu nome tem figurado entre as zonas categorizadas de repouso e saúde! É uma terra do Norte, apagada no Mapa, e desconhecida e ignorada do nosso público fino e viajado! Tem belezas naturais, tem recursos variados e sem conta, mas, não obstante, ninguém sabe onde é nem quanto vale Beduído!

Mas agora também não vá o leitor pensar que se trata duma aldeola de CAMlLO ou ORTIGÃO, pregada aí nessas serras, debruçada sobre horizontes alpestres com água a deslizar cristalina e cantante e a vegetação enchendo os olhos de verde e cobrindo a paisagem de maciezas de paraíso !...

Não: Beduído, estendendo-se por essa Beira Litoral, no espaço que vai das faldas do Caramulo até à Ria de Aveiro (Nascente e Poente) e dos campos de Avanca até às lezírias de Salreu (Norte e Sul), é mar e é serra, é planície e planalto!... Terra grande, magnificente, com extensíssimos horizontes formosos e variados! Terra de fartura, de belezas e de saúde, como outra não haverá em todo esse Portugal de jardins à beira-mar!

Pois bem: supondo que os cativa a paisagem verde, plana, onde a vida se espraia na vastidão e o pensamento se eleva preso duma misteriosa impressão de grandeza e duma ânsia forte de expansão a mil necessidades estranhas, vagas, imprecisas − assente que amam as vistas da planície, aí têm Beduído com as suas praias de arroz e as suas marinhas rasgadas na lama à força e perícia de enxada!... As praias de arroz!... Uma doce expressão da terra e a floração generosa do suor que em Fevereiro despenderam homens e gados!...

Mas gostando mais do monte e preferindo socalcos e declives, onde o esforço do homem é mais visível e mais duro e mais ingrato, voltarão seus olhos ao Nascente, e logo outra grandeza de terra lhes será patente! Outrora montes desnudos, agora doces colinas manchadas com ramaria variada de pinheiros e eucaliptos, de carvalhos e sobreiros; vales onde o Antuã / 45 / deslizava tranquilo e só, vêem-se agora guarnecidos de povoações e moinhos, postos rio acima, a embelezar e a enriquecer; e mais fontes e estradas e pontes, um cenário ao mesmo tempo bravo e manso que nos fala do engenho forte do homem e dos prémios de beleza e riqueza que a terra dá a quem lhe vota amor e trabalho.

Depois, as boas águas e os ares que dão juventude, a temperatura regular, suavíssima! Ali se nos acalmam os nervos, ali o coração regula mansinho, o cérebro desencendeia-se e pensa calmo − e uma confiança alegre desperta para a vida e para o tempo. e dá-nos humanidade e desfaz-nos egoísmos enfim, um meio belo, que dá beleza às nossas almas!...

Quantas vezes o nosso pacato semelhante dá voltas à memória e ao Mapa à procura da sua estância, e encontra sempre esta e aquela que não lhe são favoráveis, que não quer escolher porque não lhe satisfazem as exigências?! Quantas vezes ele queda triste, desesperado de não saber duma terra assim?!...

Mas Beduído não é só a terra que lhes pinto. Um folclore vasto e variado reflecte a sua vida e a alma do seu povo. Costumes de trabalho, lendas, contos, provérbios, uma fala típica e uma indumentária bela e original revelam-nos o bom gosto, os primores artísticos, o génio sem par desta gente!...

Não obstante algumas indústrias fabris, Beduído é mais agrícola, é mesmo essencialmente agrícola, pois que as suas indústrias estão presas à agricultura e à lavoura.

Os operários são filhos de lavradores, ou lavradores por si, têm as suas pequenas terras e, cessado o labor das fábricas, lá se voltam para elas num espontâneo e generoso carinho.

Por toda a parte e a toda a hora se respira ali o ar rijo da saúde, do trabalho e da grande abundância! Por toda a parte as palpitações da fecundidade, do amor activo, da bondade dos homens e da fartura das terras. Por toda a parte o cheiro a saúde e os encantos da fartura alegre e fácil.

E, caso singular: este povo de Beduído é magro e é sóbrio. Não obstante a fartura de pão e tanto vinho e carnes de vitelos e coelhos e galinhas, tantos ovos, tanto leite, tanta fruta, não obstante toda essa abundância, alimenta-se quase exclusivamente do peixe da Ria e do Mar.

Magros e altos, parecem uma anomalia rácica neste meio tão favorável. A tez morena das irradiações do Mar e da Ria, que ficam perto, não lhes consente uma vestimenta numerosa e
pesada. Qualquer fino algodão, qualquer ligeira roupagem se veste e chega. E esta indumentária tende sempre para o escuro − é preta, é castanha, é azul!... Outra anomalia, quem sabe?!...

«Que é dos pintores?!...» E que é dos etnógrafos?!

Ora muitos do povo aqui têm um ideal sobre todos os outros − querem a todo o custo enriquecer! E tisnam-se / 46 / os corpos sob invernos e soalheiras, gastam-se os músculos na dureza dos trabalhos, esgota-se a força, só para que no S. Miguel se possam contar mais alqueires na arca ou mais cordões e correntes. Já na tenra idade os pais deitam os filhos ao trabalho, e os moços acabam por amar a labuta, fanatizando-se ao ganho e poupança! Mas não obstante, boa gente, honestíssima, franca e generosa! Com eles próprios, toda a frugalidade é pouca; mas com os outros, manda a boa hospitalidade que se dê arca à discrição, que dá fartura sem reservas.

E também não é triste este povo! Podeis vê-lo mudo, vergado agressivamente para a terra, uma praga contorcida nos lábios ou formada nas rugas, mas não é mais que a raiva forte de a rasgar para a fecundidade. Não é mais que a gana viril de arrancar o pão à terra!...

E passado isso, eis que esta gente se mostra despreocupada, alegre e reinadia! Pode ver-se − e é bom de ver-se! − aí pela Senhora da Saúde, pela Senhora das Dores ou no São Paio! Vão vê-lo aí, nas romarias, e já vai esquecido e seco o suor do trabalho, já a terra, segunda mãe, está dada ao olvido!... A alma é então pujante, estrepitante, cantando alegrias, fremindo entusiasmos, rodando nas danças, soltando cantigas, rindo forte, são e alegre, numa apoteose à vida, tão farta e tão bela.

Os descantes sucedem-se; são moças folgazãs que desafiam rapazes, são velhos a velhas, é um delírio simpático!...

E diz este:

Deus, se deu a terra ao homem,
Foi p'ra ele trabalhar;
E até deixou escrito:
Ninguém come sem suar!...

E outro:

Deus abandonou o homem,
Deixando-lhe a maldição
De trabalhar toda a vida,
Que ao contrário não há Pão!...

E digam lá se este povo de Beduído não tem uma crença rija, sã, pautada. por virtude e honra, afirmada em sólida realidade social!... É que a segurança na frutificação da terra em que trabalha, todas as condições físicas do meio, desenvolvem-lhe a independência e a filosofia confiada, serena e superior a temores e dúvidas!... E também não sustenta vís egoísmos, que a consciência é esclarecida e nobre e a terra é hospitaleira e farta:

Não vês que é filho de Deus
Esse homem que vai na rua?
Dá-lhe pão e agasalho,
Que a terra não é só tua!...

/ 47 / E sobre tudo isto uma lenga-lenga ingénua, mas que lhe fica bem:

Dizem as águas da fonte
Que a terra não esquece a gente;
Dizem as flores do monte
Que o sol é bom, mesmo quente;
E eu digo em meus cantares:
Homem serei, hoje e sempre!

E isto vem significar-vos que todo o seu desejo é ser sempre tal qual − trabalhador, honesto, urbano, leal e dedicado. Tem isto como determinante do seu fado, como imperiosa, inarredável finalidade de vida. Quer nunca deixar de ser homem!... Quer sempre ser homem, em toda a humanidade e firme obediência do dever!

E então é vê-los em festa, ali no São Paio, por exemplo. Toda a sua alma se nos abre, todo o oiro, todo o perfume, todo o encanto. Nem preconceitos, nem moralismos de qualquer ordem. É cantar, dançar, dar enfim largas a mil desejos tão longa e austeramente contidos pelo tempo em que urgia trabalhar e ganhar dinheiro. E são então raparigas que vêm dizer:

Ó São Paio da Torreira,
Casai-me que bem podeis,
p'ra não ter teias d'aranha
Naquilo que vós sabeis!...


E arma-se rusga e segue outro mote:

Ó mar da variedade,
Eu também já variei:
Variaram os meus olhos
Logo que aqui cheguei!


E eu não vi nem sei de povo que seja tão outro quando se toma num ambiente de festa. Folgazão, desbragado, repentista, sentencioso:

O meu pai é cantador,
Minha mãe é cantadeira;
Sou filho de cantadores
Cantarei a vida inteira!

E as festas crescem de animação, os arraiais são postos em maior agitação, há maior movimento e há mais cores, mais luzes, um jogo maior e melhor, um estonteamento de corpos, de fatos garridos e arcos de festa e foguetes e balões e frutas e doces e bandeiras e cordões de flores e o riso e o sussuro!... O aturdimento nos sons, nas cores, na luz, no crepitar da alegria desmedida!... O delírio e a felicidade, a embriaguez dos corpos e das almas, no franco e generoso tributo à sensualidade humana. O homem é isto, é assim mesmo, e não serei eu a dizer que é mal! / 48 /

Depois, quando a festa vai no auge, o povo lembra-se, como que acorda, e começa as despedidas:

Ó São Paio da Torreira.
Ó milagroso santinho,
Pró ano cá voltaremos
Regar teu manto com vinho!


E regava. Inda há bem pouco tempo o povo fazia isto. Mas como foi proibido, nem sequer aquela gente crê na santidade e virtude do santinho novo, tão rosadinho, tão bem talhado. Milagroso, só o outro, o negro, aquele que entrava num alguidar e era banhado ali, para receber a oferenda, e ao fim da festa dar vinho santificado a quem queria.

O santo curava maleitas. E as maleitas... vinham da água! Natural estava que o santo fosse assim festejado. E ninguém bebia água, ninguém! Naquele arraial tudo ria, e tudo trocava as pernas. O vinho era de preceito!

Aconselhava-se mesmo o abuso. E não lhes digo nada; toda esta diversidade de alegrias e pândegas, constituía o espectáculo mais consolador e extravagante que têm visto meus olhos. Um povo bondoso, trabalhador e valente. Um povo feliz que a terra fez!... Eu creio que foi a terra!... É certo que o fez pagão; pagão no sentir, no pensar e nas expansões!... Mas, se a terra o fez assim, se Beduído faz isto, não serei eu a dizer que Beduído faz mal!...

(Do livro a publicar: Delírios de Amor à Terra).

JOAQUIM RODRIGUES DA SILVA

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