Liturgia Pagã

 

Bem-me-quer, mal-me-quer...


19º Domingo do Tempo Comum (ano A)

1ª leitura: 1º Livro dos Reis, 19, 9, 11-13.

2ª leitura:  Carta de S. Paulo aos Romanos, 9, 1-5

Evangelho: S. Mateus, 13, 24-43

 

E se desfolhamos com aquele antigo jeito infantil de encantamento, colhemos a última pétala como quem abre a porta ao juízo final. Quantas vezes, pela vida fora, nos abandonamos ao destino como se fôssemos incapazes de dar a volta aos dados lançados? Quantas vezes nos limitamos a fugir para o nosso cantinho, acusando Deus de ser essa a sua vontade?

Na 2ª leitura, S. Paulo orgulha-se de pertencer ao «povo escolhido», um povo que, à semelhança de qualquer outro, ia vivendo para onde os desejos o empurravam, desfolhando os dias ou os anos como as pétalas de uma flor. O pior é que por vezes sentiam na pele que só lhes saía o mal-me-quer. Então «clamavam ao Senhor», e preparavam um festa para o próximo bem-me-quer…

Este clamor a Deus em tempo de aflição é típico das mais elementares formas de vida religiosa. Na Bíblia, o Livro dos Juízes é bem sugestivo, com as coloridas e nada edificantes histórias quer de chefes políticos quer de chefes religiosos. Consciente dessas crises de cegueira e de fé, é que S. Paulo se angustia com a falta de visão e de confiança do povo a que pertence e que no entanto possui uma história espiritual tão rica.

Já depois da história maravilhosa da libertação do poder do Egipto e da travessia do Mar Vermelho, o «Povo de Deus» caiu na insensatez de construir e adorar um bezerro feito dos metais preciosos oferecidos pelo povo. Sinceramente, que outra coisa seria de esperar? O próprio Moisés parecia ter desaparecido no alto do Monte Sinai, ainda por cima com a pretensão de falar com um deus invisível! Não era muito mais reconfortante poder olhar, acariciar e dançar à volta de um belo bezerro de oiro? Mas quando Moisés viu o que acontecera, apressou-se a fazer frente a Deus: «perdoa-lhes esta loucura, ou então apaga-me do livro que escreveste» (Livro do Êxodo, 32, 32). 1300 anos mais tarde, S. Paulo pretende imitar o acto corajoso de Moisés, e pede a Deus que se compadeça do seu povo ou que o risque do Livro da Vida.

Meras figuras retóricas? O certo é que exprimem o profundo sentido de responsabilidade daqueles que aceitam a missão de dirigir e lutar pela salvação dos outros.

A leitura de Isaías já é quase o epílogo de uma longa luta contra os chefes iníquos, aqueles que se cansam de um deus invisível, preferindo as imagens cativantes dos antigos ídolos. Isaías desafiou o poderoso rei Acab e os sacerdotes a seu mando (os «profetas de Baal»). Propôs que se construíssem dois altares, lado a lado: um aos ídolos deles; outro, ao deus invisível. O altar que fosse devorado pelo fogo designaria o verdadeiro Deus. Desprezando os gritos e auto-flagelações dos sacerdotes de Baal, pediu singelamente ao Deus invisível que mostrasse ser ele o Deus para que tendem os nossos corações (1º Livro dos Reis, 18, 37). Bem-me-quer: reza a história que Deus não se fez rogado!

Por ter matado os profetas de Baal, fugiu para o monte Horeb. Tradicionalmente, Deus é pressentido nas tempestades e outras manifestações aterradoras da natureza. Porém, foi sob a leveza e quase fraqueza de uma brisa ligeira, que Isaias sentiu como Deus estava com ele, justamente quando se sentia no limite das forças. Tanto teimou, que lhe saiu outro bem-me-quer…

E S. Pedro? Como irradiava confiança, ao pretender caminhar sobre as águas ao encontro de Cristo! Tal e qual como na hora da Paixão, ao afirmar a Jesus que «mesmo que todos o abandonassem, ele nunca o faria»! Mas não é que, de ambas vezes, se viu aflito por lhe ter calhado o mal-me-quer? 

É reconfortante ver como os próprios apóstolos desanimavam nas horas mais difíceis! Não é coisa doce confiar contra tudo e contra todos. Só nos resta procurar a chave do armário dos doces!

«Foi com uma esperança para além do que se podia esperar» (Romanos, 4, 18) que S. Paulo acabaria por dedicar a sua vida tanto a judeus como a pagãos, não se deixando afogar com insucessos, incompreensões e com a obra de adversários. Bem-me-quer – e até aos nossos tempos, houve muita gente que não lhe ficou atrás.

Moralidade destas leituras: Se queremos ir ao encontro de Cristo no mar, temos que aprender a nadar. Quantos se apresentam como pescadores e morrem afogados…

Não venhamos depois com a desculpa de que nos saiu o mal-me-quer…

 

 09-08-2008


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