Fazer o bem bem feito

Um sábio aforismo, que tive o prazer de ver aplicado pela equipa de vacinação contra a Covid na Freguesia de Santa Joana. O espaço era muito arejado e higiénico, convidativo a entrar. Cumpriam-se as melhores regras de acolhimento: serenidade e alegria, relacionamento com simplicidade e clareza, ambiente descontraído – que incutia segurança e coragem para a nova vacina e para enfrentar, bem preparados e bem industriados, os futuros dias de luta com vitória garantida.

É natural que o «bem» comece nas intenções, passando à programação e concretização. Mas nem sempre este «bem» é «bem feito». Será por falta de autêntica «vocação» ou dedicação ao que temos entre mãos; ou porque a relação humana é descurada. Em Santa Joana, o sempre bem-vindo carinho não precisou de abraços nem de ruidosa manifestação.

Gostaria de terminar lembrando o significado de Beleza– que aprendi e interiorizei em filosofia: «esplendor do ser»– ou seja, a perfeição global. A etimologia da palavra confirma este sentido: o radical proto-indo-europeu (deu) contém o sentido profundo de «força» (realização plena do que se pretende), que encontramos no grego «dynamis» (donde vem  «dinamismo»), vindo a formar o início das palavras «bom», «bem» e «belo».

Assim é que tive, eu e todo um mar de pessoas, o prazer de receber uma vacinação «em beleza».

BEM HAJAM!

Aveiro, 02-03-2021

 

  Página anterior Página inicial Página seguinte