Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950, pág. 107.


Domingos Calisto

Atraído pela água da Ria, que se espraiava quase a seus pés, Domingos Calisto entrou em contacto com ela ainda bastante novo.

Aos seis anos, já sentia gana de se bater com outros rapazes que se lhe adiantavam na idade. Irrequieto e contrariado na ambição, não desistia contudo, e competia afastado daqueles que o «sacudiam». Os anos passaram-se, e Domingos Calisto surge a disputar os campeonatos regionais em 1924, contando somente 18 anos. Com magnífico comportamento logo na estreia, veio a alcançar a internacionalização em 1926, contra a Espanha, em que teve actuação meritória, classificando-se em 2.º lugar nos 400 m. livres a curtíssima distância do vencedor.

Detentor de vários títulos de campeão regional e nacional e «recordman» nacional dos 400 m. livres em 1928, Domingos Calisto ganhou inúmeras provas em Vigo, Porto, Figueira da Foz, Póvoa de Varzim e Aveiro, contribuindo decisivamente para a popularidade e prestígio do clube que sempre defendeu — o S. C. Beira Mar — e ligando o seu nome a muitos dos troféus que ornamentam as vitrinas da colectividade aveirense.

Domingos Calisto nasceu no típico bairro da Beira Mar em em 2 de Agosto de 1906.


A Ria, o homem, a natação

A prática da natação no distrito de Aveiro, mormente na região que se estende ao longo da sua ria maravilhosa é, mais do que um desporto belo e saudável, mais do que uma contribuição para o desenvolvimento da raça, um imperativo categórico ditado pelas condições geográficas e pelas condições de vida dos seus habitantes.


ESCOLA DE NATAÇÃO E SALVAMENTO

            — Se eu caísse à Ria e estivesse prestes a afogar-me, que fazia você?
            — Segurava-o pelos cabelos.
                                                            (DO CARICATURISTA AVEIRENSE A. TORRES)


 

Página anterior Página de opções Página seguinte