Moura, uma das mais lindas terras alentejanas

Moura é a terra lendária de Salúquia, a heróica e valorosa princesa do Islão, que parece surgir nas velhas ruínas do seu castelo, envolta no manto nupcial, como sombra saudosa de um amor de martírio.

Dê-se, porém o turista a um passeio de observação em que procure os encantos da natureza pródiga e fecunda e verá que as ruínas lendárias do passado, na sua poesia muda, contrastam com os galas floridas dum rincão privilegiado – o Jardim Público – dos mais belos e deliciosos recintos que, sob esse nome, se ostentam por terras provincianas.

Refresque a vista ofuscada pelo sol faiscante do Alentejo, que amorena as faces das raparigas e doira as espigas das searas, na frescura do VaIe de Brenhas, cinto verdejante jorrando cascatas e fontes em redor da vila; oxigene os pulmões com o ar lavado e puro que vem das serras distantes; escute, na noite calma e luarenta, os concertos dos rouxinóis pelos silvados e ramarias e diga-se depois, se este exuberante e formoso torrão alentejano não merece ser visitado por todos os portugueses.

Queira o turista trepar pelo caracol fácil da Torre de Menagem, e, do alto do seu terraço ameado, fixe, na retina surpreendida, toda a policroma e variada cenografia que se desenrola por léguas de extensão, pelo norte até terras do distrito eborense, velada ao levante pela esfumada cordilheira azul das serras de Arôche, barrada a oeste pelo vale formoso do Guadiana, um pouco ao sul a famosa Serra da Adiça, e dir-se-á, a seguir, se a Natureza não foi mãe pródiga nos dotes de Beleza e fertilidade para esta linda terra.

Moura é, actualmente, uma excelente afirmação de trabalho e de ordem de labor perseverante e de disciplina consciente. Bem merece dos poderes públicos o maior carinho. A obra da sua Câmara Municipal é valiosa em beneficio do concelho, e tem sido orientada com proficiência e brilho.

O seu presidente, sr. José Godinho Cunha e os seus colaboradores são homens que ocupam, desde há tempo com brilho e valor, os cargos que lhe foram confiados e da sua acção ainda muito há a esperar, afim de dotarem a vila de importantes melhoramentos.

 

 

Página anterior

Índice Página seguinte