BRITO CAMACHO

FIGURAS DO PASSADO

Fez no dia 20 de Setembro de 1940 quinze anos que baixou à terra, no cemitério de Aljustrel, sua terra natal, o grande jornalista republicano, Manuel de Brito Camacho, falecido em Lisboa, no dia 19 de Setembro de 1934.

O dr. Brito Camacho foi uma figura de forte personalidade, que muito se destacou entre os fundadores da República, e a quem os próprios adversários nunca negaram duas grandes qualidades: carácter e inteligência.

Desde os bancos da escola que se dedicou à propaganda da Democracia, e devido à sua intransigência política sofreu perseguições e viu cortada a sua carreira de médico militar. Foi deputado, ministro do Governo Provisório e Alto Comissário em Moçambique, e em todos estes cargos revelou alta capacidade administrativa e espírito construtivo, embora o acusassem de demolidor.

Como jornalista, sempre foram brilhantes os seus escritos e ficaram memoráveis os seus artigos na "Luta", jornal que, brilhantemente, dirigiu. Deixou mais de vinte livros, onde revela o seu talento de escritor, não somente de temas literários, mas como comentador e crítico de problemas coloniais, políticos e internacionais.

Jamais o nome do grande alentejano foi salpicado pela lama dos negócios ou interesses. Deixou um nome honrado de grande português sempre recordado com respeito e saudade.

 

Página anterior

Índice Página seguinte