Acesso à hierarquia superior.

Agostinho Fortes, Nótulas acerca dum falar da margem esquerda do Guadiana, acompanhadas de algumas notícias folclóricas, Cadernos CA, N.º 4, 1ª ed., Lisboa, Casa do Alentejo, 2000, 80 pp.


Professor Agostinho Fortes

O Catedrático Agostinho José Fortes nasceu em Mourão, a 26 de Outubro de 1869 e morreu em Lisboa, no dia 10 de Março de 1940.
 

Formado em letras e muito versado em literatura grega, concorre em 1904 à cadeira de História Antiga, Medieval e Moderna, ficando aprovado.

Em 1911 substitui Consiglieri Pedroso, por falecimento deste, na regência da cadeira de História Geral, tendo passado para a Faculdade de Letras com a extinção na altura do Curso Superior de Letras, que secretariou durante muitos anos. Viveu sempre e exclusivamente da sua actividade, tendo leccionado em inúmeras escolas e fundado a escola Estefânia, em Arroios, de que foi director e proprietário, bem como a Escola Agrícola da Paiã.

Segundo a informação da época, foi Republicano convicto de princípios socialistas, defendeu filosoficamente o positivismo dentro da modalidade de Littré, adaptando as teorias de Haeckel e Spencer.

Foi vereador do Município na primeira vereação Republicana e Presidente da Junta Geral do Distrito de Lisboa.

Foi deputado em várias legislaturas e depois senador.

Jornalista e escritor, colaborou na História da Literatura Portuguesa e na História do Regime Republicano. Escreveu várias obras, entre as quais "O Homem antes da Civilização","As Sociedades – o homem como factor social", "Portugal Novo","Histórias das Nações Europeias","Nótulas acerca dum falar da margem esquerda do Guadiana","Os últimos 100 anos" e "Alexandre Herculano". Escreveu também em variadíssimos jornais e revistas.

Quando morreu, tinha em preparação uma edição escolar, anotada, de “Os Lusíadas” e uma história de Portugal.

Profundamente ligado ao Alentejo e apaixonado pelo associativismo regionalista, foi fundador e destacado dirigente da Liga Alentejana e do Grémio Alentejano/Casa do Alentejo.

(a) Revista Alentejana

Página anteriorInício da página.Página seguinte