Acesso ao índice de conteúdos.  
 
 
 

Agrupamento de Escolas de Aveiro

 

11 de Outubro de 1835. Data deste dia, a criação da Freguesia da Nossa Senhora da Glória. Herdeira das antigas Paróquias de S. Miguel e do Espírito Santo, a Freguesia da Glória, ao fazer agora 175 anos de existência, compagina e não pode dissociar-se da relevante história da cidade de Aveiro, criada em 1759, por D. José I e composta por 14 Freguesias.

Suportando uma elevada densidade populacional (os seus 1.444,57 hab/km2 contrastam com os 74 hab/km2 de S. Jacinto ou mesmo com os 224,87 hab/km2 da Vera Cruz), a Freguesia conseguiu, ao longo da sua história, chamar a si e para a sua área de influência, praticamente toda a resposta educativa da Cidade de Aveiro. Para além das Escolas de Vilar, é na Freguesia da Glória que se situam os JI de Santiago e de Aveiro, as EB1 de Santiago e da Glória, a EB 2/3 João Afonso de Aveiro estas integradas no Agrupamento de Escolas de Aveiro – as Secundárias Mário Sacramento (ex-Escola Industrial e Comercial de Aveiro), José Estêvão e Homem Cristo e, finalmente, a Universidade de Aveiro. Em suma, após a conclusão do ensino básico e da sua escolaridade obrigatória, é à Freguesia da Glória que praticamente todos os jovens e adolescentes do Concelho acorrem para continuação dos seus estudos.

Foi com esta responsabilidade acrescida que a Junta de freguesia da Glória, Presidente e demais membros dos seus Corpos Sociais, se sentaram à mesa com as entidades educativas e, todos juntos, puderam elaborar pareceres e apresentar sugestões para que fosse possível apresentar uma Carta Educativa digna e capaz de responder, por um lado, às responsabilidades que o passado transporta em matéria de parque escolar e, por outro, capaz de responder aos novos desafios que a educação das crianças e jovens do Concelho exigem.

É através deste guião educativo, deste instrumento de planeamento estratégico que, hoje, norteamos as nossa relações com a Junta de Freguesia da Glória, as quais não se esbatem nos formalismos típicos da administração pública.

Pelo conhecimento da total disponibilidade de todos os membros executivos da Junta de Freguesia um simples telefonema basta para resolver, de imediato, esta e aquela questão, que teimam em perdurar o nosso bem-haja.

O Agrupamento de Escolas de Aveiro saúda, na pessoa do Sr. Presidente Fernando Tavares Marques, os Corpos Sociais da Junta de Freguesia da Glória, pelos seus 175 anos de existência.

Carlos Magalhães

Director do Agrupamento de Escolas de Aveiro

 
 
 

Acesso ao menu inicial.

 
 
       

início

   

anterior

seguinte