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Atafinda
- ligação das estrofes por meio de conjunções |
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Cantiga de refrão
- cantiga que apresenta versos que se repetem
regularmente ao longo das diferentes estrofes.
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Cantiga de mestria
- cantiga que não
apresenta refrão. |
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Cobla, cobra,
copla, talho - o mesmo que estrofe. |
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Dobre - De acordo
com a Arte de Trovar: «Dobre é dizer uma
palavra em cada copla duas vezes ou mais, mas devendo-a
(o poeta) meter mui guardadamente. E convém, quando a
meterem numa das coblas, que a metam em todas as outras.
E se aquele dobre que meterem em uma meterem nas outras,
podem-no aí meter em outras palavras (isto é, em
outros versos), porém sempre naquele talho ('medida') e
daquela maneira que o meterem na primeira. E outrossim o
devem mete na finda por aquela maneira.»
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Encavalgamento
- Quando o conteúdo ideológico de um verso fica
truncado e se completa no seguinte.
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Ensoar
- O mesmo que musicar.
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Descort
ou descordo - Composição em que o poeta procura
mostrar o seu conflito sentimental mediante variedade
métrica. Só se conhecem três descordos na lírica
galaico-portuguesa.
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Finda
- Grupo final de versos separados das estrofes,
constituindo como que uma conclusão. Pode haver uma,
duas ou mais findas.
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Leix-pren
- Repetição do último verso de uma estrofe no começo
da seguinte.
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Mozdobre
- Correspondente ao francês mot double, ou seja,
palavra dupla. Diz a Arte de Trovar: «Mozdobre é tanto
como dobre quanto é no entendimento das palavras, mas
as palavras desvariam-se, porque mudam os tempos.»
Equivale ao que hoje designamos por derivação.
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Palavra
- O mesmo que verso.
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Palavra
perduda - Verso sem outro para rimar.
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Refrão
- Repetição de verso ou versos no final das estrofes.
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Som
- Acompanhamento musical.
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Trobar
ou entençar - O mesmo que compor poesia.
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Tenção
- Composição em que participa mais do que um poeta.
Diz a Arte de Trovar: «Outras cantigas fazem os
trovadores que chamam tenções, porque são feitas por
maneira de razão que um haja contra o outro, em que
diga aquilo que por bem tiver na primeira copla e o
outro lhe responda na outra dizendo o contrário. Estas
podem-se fazer de amor ou de amigo ou de escárnio ou de
maldizer, porém devem ser de mestria. E destas podem
fazer quantas coplas quiserem, fazendo cada um a sua
parte; se aí tiver de haver finda, fazem-nas ambos, ou
duas a duas, porque não convém que um faça mais
coplas nem mais findas do que o outro.» Correspondem
estas composições ao que hoje designamos por cantigas
ao desafio.
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