Pormenor do retrato a óleo de José Estêvão existente na sala de professores.

Escola Secundária José Estêvão
Departamento de Línguas Românicas e Clássicas

PORTUGUÊS

E. M. de Melo Castro, As Vanguardas na Poesia Portuguesa do século XX.


O SENSACIONISMO

Vou agora dizer o mais claramente possível, e em poucas pala­vras, qual é a atitude central do Sensacionismo .

1. A única realidade da vida é a sensação. A única realidade em arte é a consciência da sensação.

2. Não há filosofia, ética ou estética, mesmo na arte, seja qual for a parcela que delas haja na vida. Na arte existem apenas sensações e a consciência que delas temos. Seja qual for o amor, alegria, dor, que existam na vida, na arte são apenas sensações; em si próprias, nada valem para a arte. Deus é uma sensação nossa (pois uma ideia é uma sensação), e na arte é usado apenas para exprimir certas sensações - como reverência, mistério, etc. Nenhum artista pode crer ou deixar de crer em Deus, assim como nenhum artista pode sentir ou deixar de sentir amor, ou alegria, ou dor. No momento em que escreve, crê ou descrê, consoante o pensamento que melhor lhe permite obter consciência da sua sensação naquele momento e dar-lhe expressão. Passada essa sensação, tais coisas tornam-se para ele, como artista, meros corpos de que a alma das sensações se reveste para se tornar visível à visão interior que lhe permite registar as suas sensações.

3. A arte, na sua definição plena, é a expressão harmónica da nossa consciência das sensações; ou seja, as nossas sensações devem ser expressas de tal modo que criem um objecto que seja uma sensação para os outros. A arte não é, como disse Bacon, «o homem acrescentado à Natureza», é a sensação multiplicada pela consciência - multiplicada, note-se bem.

4. Os três princípios da arte são: 1) cada sensação deve ser plenamente expressa, isto é, a consciência de cada sensação deve ser joeirada até ao fundo; 2) a sensação deve ser expressa de tal modo que tenha a possibilidade de evocar como um halo em torno de uma manifestação central definida o maior número possível de outras sensações: 3) o todo assim produzido deve ter a maior parecença possível com um ser organizado, por ser essa a condição da vitalidade. Chamo a estes três princípios 1) o da Sensação, 2) o da Sugestão, 3) o da construção. Este último, o grande princípio dos gregos cujo grande filósofo considerava, até, um poema como «um animal» -, tem sido tratado com muito descuido por mãos modernas.

Fernando Pessoa, Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação, pp. 136-138.

Noutro texto, Fernando Pessoa define teoricamente o sensacionismo:

«Nada existe, não existe a realidade, apenas sensação.

As ideias são sensações, mas de coisas não situadas no espaço e, por vezes, nem mesmo situadas no tempo. A lógica, o lugar das ideias, é outra espécie de espaço.

Os sonhos são sensações com duas dimensões apenas. As ideias são sensações com uma só dimensão. Uma linha é uma ideia.

Cada Sensação (de uma coisa sólida) é um corpo sólido delimitado por planos, que são imagens interiores (da natureza de sonhos - com duas dimensões), elas próprias delimitadas por linhas (que são ideias, de uma só dimensão). O sensacionismo, cônscio desta realidade autêntica, pretende realizar na arte a decomposição da realidade nos seus elementos geométricos psíquicos. A finalidade da arte é simplesmente aumentar a autoconsciência humana. O seu critério é a aceitação geral (ou semigeral), mais tarde ou mais cedo, pois é essa a prova de que, na realidade, ela tende a aumentar a autoconsciência entre os homens.

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