Pormenor do retrato a óleo de José Estêvão existente na sala de professores.

Escola Secundária José Estêvão
Departamento de Ciências Exactas e Experimentais

Biologia

Unidade 12
BIOLOGIA ANIMAL

6 Reino Monera - Ciclo do azoto

<<<

   Ciclo do Azoto

O azoto é um elemento químico que entra na constituição das moléculas das proteínas e ácidos nucleicos dos seres vivos.

Considere o seguinte esquema do ciclo do azoto

QUESTÕES

1 - Considerando os dados do ciclo do azoto:
     1.1 - Indique as etapas da decomposição
     1.2 - Refira o papel das:
              1.2.1 - batérias desnitrificantes.
              1.2.2 - azotobactérias.
              1.2.3 - batérias nitrificantes.

As cianobactérias que fixam o azoto e as azotobactérias têm essa capacidade porque possuem a enzima nitrogenase. Algumas azotobactérias têm vida livre no solo mas outras – caso Rhizobium vivem em simbiose nas raízes de certas leguminosas tremoceiro, faveira... Nesta associação simbiótica  as leguminosas obtém o NH3 e as azotobactérias os compostos orgânicos (alimento). Esta associação justifica o facto da cultura de leguminosas enriquecer o solo em compostos azotados.

Outras bactérias decompositoras têm um papel importante na digestão da celulose contida nos alimentos dos Mamíferos herbívoros (caso da vaca). Essas bactérias  digerem a celulose devido a possuírem a enzima celulase. Vivem  em simbiose no estômago desses Mamíferos.

Outras bactérias decompositoras – caso da Escherichia coli – fazem parte da flora intestinal do Homem ( relação simbiótica) e sintetizam vitaminas do complexo B e a vitamina K, utilizáveis pelo Homem.

b) - Actividades humanas na indústria alimentar: utiliza as fermentações no fabrico do iogurte, vinagre, queijo. Na indústria farmacêutica na produção de antibióticos (tetraciclina, estreptomicina).

Página anterior  Página inicial  Página seguinte