Bartolomeu Conde, O Rio Novo do Príncipe. Causas e vantagens da sua construção em 1815, Edição AVECELCA, s/d.

CONTUDO, O RIO NOVO DO PRÍNCIPE É A MELHOR OBRA HISTÓRICA ATÉ HOJE FEITA NO CAMPO LAGUNAR DO BAIXO-VOUGA



Fig. C - Construção anual de uma «tapagem» no Rio Novo do Príncipe, para evitar que o sal entre nas caldeiras da fábrica de celulose de Cacia.

O Rio Novo foi, como está comprovado, uma obra de grande alcance económico e que, mesmo a ser feita agora, por certo beneficiaria do apoio consensual de engenheiros, lavradores, pescadores, povo em geral e até dos próprios ecologistas!.., tão claros são os seus benefícios. Foi uma “correcção” inteligente aos desígnios da natureza, com vantagem para esta, para a saúde do povo e para a qualidade de vida dos que trabalh(av)am e vivem naquelas zonas ribeirinhas.

A este Canal se deve — não é demais repeti-lo — grande desenvolvimento na agricultura; mas também é justo enaltecer a melhoria que, por via dele, se processou, a partir de 1815, nos transportes fluviais, com a consequente redução de distâncias entre o interior — Pessegueiro, S. João de Loure, Angeja, Cacia, Sarrazola —, e Aveiro, Murtosa e Praias de S. Jacinto e da Torreira.

A própria paisagem se enfeitou com a abertura deste álveo artificial, já que se tornou famosa a agradável e repousante BARREIRA DE VILARINHO, onde se erguem aos céus os braços gigantescos dos eucaliptos que bordejam e seguram as margens, ou motas, construídas com os 85.000 metros cúbicos de terra removida do que veio a ser o próprio leito do RIO NOVO.

Mas a agricultura voltou ao sofrimento, pelo que tem surgido, nas últimas décadas, movimentos a exigir a dessalinização dos campos através de um dique que, atravessando o RIO NOVO, ligue Aveiro à Murtosa, defendendo do salgado — hoje, o maior inimigo da agricultura do Baixo-Vouga — estes milhares de hectares a que só por ironia se pode continuar a chamar de “holanda portuguesa”. E com esse dique se evitaria a sangria anual de dezenas de milhares de contos, arrancadas do erário público, para custear uma tapagem feita no RIO NOVO, todos os anos construída e todos os anos destruída (Fig. D), para evitar que o sal entre nas caldeiras da fábrica de celulose.

Muitos jornalistas, sensíveis à beleza e ao bom aproveitamento deste troço do Vouga para a prática de desportos náuticos, souberam entremear o relato desportivo com o romanesco desta fabulosa paisagem, autêntico arco festivo de arvoredo a coroar a horizontalidade anfíbia do cenário lagunar[I].

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Mas a juventude está alerta!... Junto à “Pista”, à espera que a olhem, lá está uma jovem associação desportiva — a COLECTIVIDADE POPULAR DE CACIA — com um barracão onde se guardam os seus barquitos a remos, diária e animosamente levados para a água (Fig. E) por aqueles moços que ainda teimam em dar ao RIO NOVO DO PRÍNCIPE, um valor acrescentado ao que lhe deu outro jovem animoso: — o Princípe D. João!

É desta associação um Projecto apresentado superiormente, cujos pontos essenciais se resumem no texto seguinte.


[I] João Sarabando, jornalista desportivo, enquanto a idade e a saúde o não afastaram dessas lides, foi o aveirense mais animoso a defender e a lutar, numa apropriação suplementar, pela instituição, no RIO NOVO DO PRÍNCIPE, de uma PISTA NÁUTICA INTERNACIONAL. Mas como lutar nem sempre é vencer, ali está, parada e inútil, ao sabor da fúria destruidora do seu adversário (as marés), uma bela Pista “caída do céu” em Portugal, como assim a designou aquele decano dos jornalistas aveirenses.

 

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