Acesso à hierarquia superior.

Mapa de Aveiro de 1962 (?)

Acerca deste mapa


Este mapa de Aveiro é um desdobrável publicado pela Comissão Municipal de Turismo de Aveiro, com 58 cm de largura por 34,5 de altura.

Completamente fechado, mostra-nos a metade dianteira de um moliceiro.

Com a primeira abertura do desdobrável, temos de um lado uma fotografia completa, com uma imagem de moliceiros navegando na Ria de Aveiro com as velas içadas, mas puxados à vara, devido à falta de vento. Um dos tripulantes do barco percorre todo o bordo desde a proa até à ré, com a extremidade inferior da vara fincada no fundo da ria e a outra encostada ao ombro, permitindo assim uma lenta e segura navegação na superfície tranquila da laguna, enquanto outro vai penteando a ria com um ancinho, para lhe extrair o moliço com que a terra será fertilizada. E esta paciente actividade é realizada pelos diferentes barcos que trabalham na faina da apanha do moliço, num total de cinco embarcações.

Do outro lado, encontramos a primeira apresentação da cidade de Aveiro, em Português, Francês e Inglês, cujos textos, embora legíveis na imagem reproduzida, passamos a transcrever:

«Aveiro, terra atraente, cheia de ar lavado e simplicidade encantadora, é centro duma curiosa região, misto de terra e água: a RIA DE AVEIRO – complicado sistema de lagunas e canais, formado pela natureza no decurso de milénios, estendendo-se de Ovar a Mira, ao longo de 50 Km de extensão por 10 Kms de largura, na foz do Vouga, e ligada ao oceano pelo canal da Barra.

AVEIRO possui alguns formosos monumentos, particularmente o Convento de Jesus, copm a sua igreja de soberba talha dourada.»

«Aveiro c'est le centre d'une curieuse région: la RIA DE AVEIRO est un système compliqué de lagunes et étangs salés, formé par la nature au cours des millénaires. Elle s'étend sur 50 km.de long, d'Ovar à Mira et sur 10 km. de large, aux bouches du Vouga, et est reliée à l'ócéan par l'étroit goulet de la Barra.

AVEIRO possède de beaux monuments, notamment le Couvent de Jésus et une église avec de superbes boiseries dorées.»

«Aveiro is the centre of a curious region as it is half land and half water. The Ria de Aveiro (Lagoon of Aveiro) which is a complex system of salt-water lagoons and pools formed by nature thousands of years ago, extending over a lenght of 50 km. from Ovar to Mira, and covering a width of 10 km. up to the river Vouga estuary, is still linked to the Ocean by the narrow Barra Channel.

AVEIRO possesses some fine monuments, such as the Jesus Convent and a beautiful church with magnificent gilt carved woodwork.»

Os restantes conteúdos deste desdobrável de 1960 poderão ser consultados clicando nas opções fornecidas no respectivo índice. Embora as informações fornecidas possam estar já completamente ultrapassadas, nem por isso deixarão de ser uma fonte de informação e uma curiosidade.

Para maior facilidade de leitura, os conteúdos do desdobrável estão reproduzidos em formato HTML, tendo-se para tal recorrido a uma ferramenta de reconhecimento óptico dos caracteres. E embora as gravuras do desdobrável não apresentem grande qualidade gráfica, foram reproduzidas para acompanharem os textos respectivos. É certo que as poderíamos ter substituído por outras idênticas com maior qualidade; todavia, se o fizéssemos, estaríamos a dar uma noção errada do original. Ficou por reproduzir a única imagem a preto e branco, relativa ao túmulo de Santa Joana.

Embora este mapa não apresente em nenhum local a data em que foi impresso, podemos seguramente afirmar que terá sido posteriormente a 1962, pois que nos apresenta já a localização do Palácio da Justiça, inaugurado em 8 de Julho de 1962. É mais um dos que nos foram trazidos por uma pessoa de Aveiro, ligada durante vários anos à Comissão de Turismo desta cidade, a quem não podemos deixar de aqui registar o nosso agradecimento.

Juntamente com os de outros anos, que aos poucos vamos disponibilizando no espaço «Aveiro e Cultura», este mapa é mais uma uma  ferramenta de trabalho para os que se interessam pela história e evolução da nossa cidade e, sobretudo, uma excelente forma de podermos avaliar como ela se foi alargando pela área envolvente no decorrer dos últimos anos.

Aveiro, 17 de Fevereiro de 2020

Henrique J. C. de Oliveira

 

página anterior início página seguinte