Acesso à hierarquia superior.

Júlio dos Santos Batel, Resumo Histórico do Distrito de Recrutamento e Mobilização de Aveiro, 1979, 80 págs.

Acerca desta publicação

À semelhança do que tem ocorrido com diversos documentos relacionados com Aveiro inseridos neste espaço, esta publicação foi-nos trazida pelo amigo Henrique Neves e cedida temporariamente (apenas o tempo de a digitalizarmos e colocar na Net) por D. Maria da Luz Rocha, filha do Primeiro Sargento Pinto da Rocha, a quem o exemplar utilizado foi oferecido pelo autor com um dedicatória do mesmo colocado na primeira página.

Esta dedicatória que se reproduz, além de registar a caligrafia do autor, teve para nós o mérito de nos permitir descobrir a autoria do trabalho, uma vez que não existe a habitual ficha técnica e o nome do autor ao longo da publicação. Ele só surge quase no fim do trabalho, na página 77, por baixo da fotografia do Coronel Júlio dos Santos Batel, que era então o chefe do D.R.M. de Aveiro.

A presente publicação, com as dimensões de 24x17 cm e um total de 80 páginas, foi impressa em 1979 nas oficinas gráficas do CEGRAF/Ex. A versão em formato HTML segue rigorosamente o original e o esquema por nós adoptado, que consiste em registar o número da página no momento em que se entra nela, uma vez que cada capítulo é apresentado numa única página de formato A4, adequada a uma perfeita visualização na Internet. Uma vez que o tamanho dos caracteres não aumenta significativamente o peso dos ficheiros, damos prioridade à comodidade do leitor na leitura das páginas, utilizando o tipo de letra Arial 14 com espaço e meio ou mesmo duplo.

O mapa do distrito de Aveiro e dos limites do D.R.M. AVEIRO, colado entre as páginas 72 e 73, é  reproduzido em três tamanhos.

Hesitámos entre disponibilizar ou não um exemplar fac-similado. Como este é um documento histórico relativo ao distrito de Aveiro e pode ter interesse para os bibliófilos, vai reproduzido nas dimensões originais. Por isso, se o quiser duplicar, deverá mandar imprimir o documento nas duas faces da folha A4. Depois de ordenadas todas as folhas, deverá cortá-las numa guilhotina pelos indicadores em forma de cruz e agrafá-las. Em seguida, deverá mandar imprimir a capa numa folha A3, que colará cobrindo os agrafes e acertará ao tamanho do livro obtido. Não fizemos à parte uma capa em formato A3, porque a lombada não apresenta o título da obra.

As imagens que ilustram o presente trabalho encontram-se também reproduzidas em vinhetas de 150 píxeis de largura no Arquivo Digital, na parte relativa a Aveiro. Os exemplares extraídos do livro foram devidamente tratados e reproduzidos numa resolução elevada, de modo a permitirem uma boa cópia a todos quantos vêm a este espaço buscar imagens para permutarem com amigos através do Facebook.

Votos de uma boa leitura e que outros trabalhos venham surgindo acerca de Aveiro e não só, para que os possamos reproduzir e colocar neste espaço comunitário.

Aveiro, 14 de Maio de 2014

Henrique J. C. de Oliveira

 

página anterior início página seguinte