136
                                                                                                                                                    

 

Iluminação Publica

 

A vila tem iluminação publica, tendo sido os respectivos candieiros doados pelo benemerito Oliveirense Antonio José Ferreira Alegria.

 

Teatros

 

Existe um teatro, muito aceitavel para terra de província, construido em 1855 e depois sucessivamente melhorado.

Por iniciativa de alguns membros da familia Alegria, está sendo construido um outro teatro, apropriado para espetaculos cinematográficos.

 

Santuario de Carregosa

 

Entre as edificações mais dignas de nota no concelho sobresáe o Santuario de Carregosa, consagrado á Virgem de Lourdes e edificado pelo bispo conde de Coimbra, D. Manuel Correia de Bastos Pina e por seu irmão o D. Prior de Cedofeita, Conselheiro Antonio Maria Correia de Bastos Pina.

Alem do templo, ha grutas, fontes com abundancia de agua, um lago, etc., constituindo tudo um conjunto do mais belo efeito.

 

Comercio e Industria

 

O Concelho de Oliveira de Azemeis é muito comercial e industrial, devendo levar-lhe grande engrandecimento economico o caminho de ferro do Vale do Vouga, quando seja devidamente explorado.

O seu comercio faz-se principalmente com o Porto.

A industria é representada por fabricas de chapeus, em S. João da Madeira; pela Fabrica de Papel do Caima, de iniciativa do Comercio do Porto, na freguesia de Palmaz; de vidros na propria vila, no Covo e em Bustelo. A fabrica de vidros do Covo é a mais antiga de Portugal. Na freguezia de S. Tiago ha uma fabrica de cortumes.

Alem disto, ha numerosas industrias domesticas, entre as quais sobresáe a de louça de barro, em Ossela; e a de lacticinios.

Sob o ponto de vista agricola, o concelho é rico. Para a adoção das modernas praticas agricolas, muito contribuiu a missão que ali realisou a Escola Movel Agricola fundada pelo benemerito Conde de Sucena.
 



Oliveira de Azeméis

 

 

 


 

137
                                                                                                                                                

 

Feiras

 

As feiras que se realisam no concelho de Oliveira de Azemeis constituem importantes centros de negocios.

Na viIa de Oliveira, S. João da Madeira, e em Cezar ha feiras todos os domingos. No dia 11 ha uma feira de gado na vila; no dia 6 ha uma feira na Alumieira, freguezia de Loureiro, e a dos 18 em Cesar, e 27 em Nogueira do Cravo.

Os negociantes e industriais oliveirenses frequentam muito as feiras de Santo Amaro, a 15 e 30 de cada mez no concelho de Estarreja, e a dos 9 no concelho de Cambra.

 

Festas

 

Ha no concelho numerosas romarias, que atráem muito povo.

A principal de todas é a da Virgem de La Salete, junto á vila, na capela que se ergue sobranceira ao magnífico parque, a que acima se faz referencia. Gente de muito longe vae assistir a essa festa, que dura tres dias e que se realisa no primeiro domingo de agosto e no sabado anterior e segunda-feira imediata.

Outra festa muito concorrida é a da Virgem de Lourdes, no santuario desta invocação, em Carregosa. A ela acodem tambem pessoas de muito longe.

 

População

 

A população do concelho é de 33.396 almas, segundo o censo de novembro de 1911. A da vila é de 3163, sendo 1996 varões e 1767 femeas.

A consideravel emigração para o Brazil contribue para que a população não aumente tanto quanto a actividade economica do concelho permite, e para que se observe notavel escassez de braços, especialmente para os trabalhos agricolas.

 

Passeios

 

Os passeios que se proporcionam a quem visita o concelho de Oliveira de Azemeis são lindissimos e variados, dispondo de boas estradas em todas as direcções.