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A estrada tem poucos resguardos e muitas curvas e contra-curvas. As pessoas nervosas não passam semelhante caminho sem emoção. Recomendamos a maior prudencia aos chaufeurs e automobilistas.

Convem antes de subir a serra, á partida de Arouca, verificar bem todos os comandos do automovel.

O passeio, contudo, é explendido. Sobrado de Paiva é uma vila pequena, mas o seu concelho é rico e populoso. Tem bons edificios e lindissimos passeios nas vizinhanças. A ponte sobre o Paiva é uma das mais arrojadas de Portugal, boa obra de engenharia, toda em pedra, de uma grande altura.

Perto de Sobrado, em Castelo de Paiva passa, o Douro. De Sobrado passa-se a Entre-os-Rios, podendo-se embarcar na estação de Cette (Caminhos de Ferro do Douro) para o Porto ou seguir de automovel, passando-se perto de Penafiel.

Está projectada uma linha de ferro, cuja concessão jà foi pedida, partindo de Sobrado para Vila Nova de Gaia pela margem do Douro com um ramal de Crestuma á linha do Vale do Vouga entroncando nas alturas de S. João de Ver ou ViIa da Feira. Este caminho de ferro será de um grande alcance para Sobrado de Paiva e para toda a extensa e dificil região entre Sobrado, Feira e Gaia.
 

 

Do Porto a Aveiro

 

(Linha do Norte

 

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Espinho

 

 

Partindo-se do Porto pela linha Porto-Lisboa, entra-se no distrito de Aveiro em alturas de Espinho, uma das mais afamadas e concorridas praias de Portugal. Espinho tem sido, nos ultimos anos, quasi completamente destruido pelo mar na sua parte baixa. Quasi toda a parte da vila, a poente da linha, desapareceu devorada pelas ondas. Ruas inteiras, centenas de predios, habitações de pescadores e casas de luxo, capelas, praças etc., tudo o mar tem derruido apenas em tres ou quatro anos. Tentou-se uma obra de defeza com um paredão. A obra foi ligeira e o mar levou-a. Hoje está-se procedendo a obras seguindo orientação diversa e as novas construções estão-se fazendo na parte alta, a distancia do mar. Espinho é um concelho novo, tendo-se separado ha poucos anos do concelho da Feira. Praia de primeira ordem, hoje contudo muito prejudicada pela erosão do oceano. Possue bons casinos, cafés, teatros, praça de touros e tem bastantes divertimentos na epoca balnear em que ali se junta muita gente do norte, sociedade elegante e uma grande colonia espanhola. Espinho tem magnificos hoteis e muitas comodidades. As ruas e avenidas são amplas e alegres e é numerica a sua designação. Está ligada á rede telefonica do Porto e eluminado a luz eletrica. Os arredores são muito activos.
 

 

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A pesca, sistema de arrasto (chavegas) é importante. A fabrica de conservas de Brandão Gomes & c.ª é a maior do paiz e tem varias fabricas sucursais em Matosinhos, S. Jacinto (Aveiro) e Setubal.

Os seus produtos são conhecidos e procurados em todo o mundo, rivalisando com o que ha de melhor no genero, no estrangeiro. A sardinha de conserva, de Espinho é muito apreciada. Perto de Espinho, ao sul, fica a carreira de tiro de Esmoriz e um vasto campo onde se pode jogar o Golf.

De Espinho parte a linha do Vale do Vouga para Vizeu, pela Feira, Azemeis e Albergaria, como já vimos.

Ao norte de Espinho fica a lagoa de Esmoriz, e a sua barrinha em comunicação com o mar. Nesta lagoa ha nos mezes proprios muita caça marinha de arribação. Os comboios rapidos páram todos em Espinho e a viagem a Aveiro ou ao Porto, demora apenas 1/2 hora nesses comboios.

 


Linha do Vale do Vouga

 

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De Espinho á Feira

 

 

Descendo de Albergaria, deixamos o itenerario que seguimos, em Oliveira de Azemeis para tratarmos de Cambra, Arouca e Sobrado de Paiva.

Subamos agora de Espinho até Oliveira de Azemeis pelo caminho de ferro. Toma-se o comboio na estação de Espinho-Praia, passam-se algumas povoações importantes e muito industriais e chega-se á estação da


Vila da Feira


que fica a pequena distancia da linha, num estenso campo, cheio de verdura, e todo agricultado.

A Feira é uma vila antiquissima e muito historica. O seu castelo, donde se avista uma grandiosa paisagem sobre Espinho, ria e costa de Aveiro, é uma obra de valor que deve ser religiosamente conservada. Foi tomado aos Mouros pelo conde D. Henrique. Pae de D. Afonso Henriques, 1.º rei de Portugal. A Feira parece ter sido fundada pelos CeItas no sitio da antiga Lacombrica e reconstituida pelos Guterres no seculo X. Teve forais. Varias tradições e lendas curiosas se contam ainda ácerca do seu castelo, do seu convento etc.
 

 

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O concelho da Feira tem 34 freguesias e é muito industrial e activo. Tem a industria de rolhas de cortiça, serralheria, laticinios, chapéus, tanoaria, cordoame, conservas, papel etc.

Em S. Jorge, a 7 kilometros da Vila, ha as aguas minerais conhecidas pelas Caldas de S. Jorge.

O concelho tem em laboração minas de pirites arsenicais nos logares de Engenho de S. Jorge, Giestal e Lobão. Outras minas estão registadas. Pertencem ao concelho da Feira, as estações de Silvalde, Paramos, Oleiros, Paços de Brandão, Rio Meão, S. João de Ver, Cavaco, Sanfins, Feira e Arrifana. Na linha do Norte (Lisboa-Porto) os apeadeiros de Paramos, Sixto e Pedreira.

Na Arrifana houve um grande morticínio praticado pelos francezes quando da guerra peninsular. Tendo sido atacado e morto o oficial de uma patrulha perdida, o exercito na sua passagem fuzilou grande número de habitantes da localidade, inclusivamente velhos e creanças que se tinham refugiado na egreja.

Pensa-se em erguer ali um obelisco comemorativo.
 

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Depois da estação de Arrifana, entra-se no concelho de Oliveira de Azemeis. A primeira estação é a de S. João da Madeira, uma das mais importantes freguezias do distrito. Grande centro industrial, nas suas fabricas de chapéus empregam-se mais de 1.000 operarios. Tem ricos edificios, boas ruas, magnificas escolas.

A 2 kilometros ficam as minas do Pintor, uma das mais importantes de Portugal onde são exploradas as pirites arsenicais. O arsenico é preparado ali e exportado para Inglaterra em barricas. Tem um bpm mercado todos os domingos. Fabricas de laticinios. De S. João da Madeira ás minas do Pintor pode fazer-se o trajecto a pé ou de carro. Aconselhamos esse passeio aos vizitantes pois as minas são muito importantes e a fabrica junta, de preparação do arsenico, tem muito que ver.

(Segue o caminho de ferro até Oliveira de Azemeis).


Ovar

 

Retomando a linha do Norte em Espinho, encontra-se, seguindo para Aveiro, a vila de Ovar.

Ovar é uma das mais ricas e populosas vilas do distrato e um dos concelhos que mais tem progredido. Os seus habitantes são muito hábeis e de uma rara tendencia para o comercio. A praia do Furadouro, onde ha hoteis e predios muito bons e emprezas de pesca, as suas fabricas e o seu comercio, dão-lhe um logar distinto entre todas as vilas de Portugal (vêr discrição especial).

Depois de Ovar, vem a estação e vila de