40
                                                                                                                                                    


Neste mez

 

Contribuições
 

Até ao dia 10 será patenteado aos contribuintes o lançamento das contribuições gerais e poderão estes reclamar, quanto á contribuição predial, sobre:

1.º Erro na designação das pessoas ou dos predios; 2.º Erro na medição dos predios; 3.º Erro na designação do quantitativo de semeadura que os predios comportam; 4.º Injusta fixação do rendimento bruto medio dos predios rusticos; 5.º Injusta designação da renda dos predios urbanos; 6.º Injusta fixação do rendimento colectavel; 7.º Indevida exclusão de quaisquer pessoas ou predios; 8.º Erro ou omissão na inscrição e descrição dos predios; 9.º Erro de calculo na fixação da colecta da contribuição predial; 10.º Erro na transferencia da inscrição das pessoas, dos predios ou do seu rendimento colectavel, das matrizes para o mapa da repartição ou lançamento.

– Será patenteado aos contribuintes o lançamento das contribuições gerais, e poderão estes reclamar quanto á contribuição industrial, sobre os seguintes factos:

1.º Erro na passagem de colecta; 2.º Erro de calculo de quaisquer impostos adicionais; 3.º Por terem cessado de exercer a sua industria em um, dois ou tres trimestres do ano.
– Será patenteado aos contribuintes o lançamento das contribuições gerais e poderão estes reclamar, quanto á contribuição de renda de casa e sumptuaria sobre:
1.º Erro na designação das pessoas e moradas; 2.º Erro na designação da ordem da terra; 3.º Injusta designação da renda ou valor locativo da casa de habitação; 4.º Injusta designação do objecto ou objectos sobre que recai a contribuição sumptuaria; 5.º Cessação das rendas ou valores locativos das casas de habitação sujeitas á contribuição de renda de casas ou dos objectos sujeitos á contribuição sumptuaria por terem os contribuintes deixado de ter as casas ou esses objectos, no todo ou em parte, em um, ou dois trimestres do ano; 6.º Erro de calculo no lançamento das colectas de contribuição de renda de casas ou sumptuaria; 7.º Indevida inclusão ou exclusão de pessoas.

 

41
                                                                                                                                                 
 

Durante o mez: – Abrir-se-ha o cofre para pagamento da quarta prestação trimestal das contribuições predial e industrial relativas ao ano anterior.

 

Nos campos

 

Vinhas − Concluem-se as vindimas e em algumas partes costuma fazer-se a poda. Os bacelos novos devem ser cavados neste mez.

Hortas − Fazem-se as sementeiras e plantações do mez anterior.

Olivais − Principia-se com a apanha da azeitona. E' um erro muito prejudicial varejar as oliveiras. Estragam-se as arvores e perdem-se os frutos.

A colheita perfeita deve fazer-se com escadas e á mão. A azeitona para conserva, se não fôr assim apanhada, apodrece, toma mau gosto e apresenta um aspecto desagradavel.

Jardins − Plantam-se rainunculos, açafrão, anemonas, iris, junquilhos, jacintos, lirios, narcisos, peonias, tulipas, dielitras e orelhas de urso. O bolbo desta ultima deve ser enterrado superficialmente, porque a agua, sendo demais, apodrece-o. Alporcam-se e dispõem-se craveiros; plantam-se roseiras; apara-se a muda.

E’ neste mez que abrem os crisantemos ou despedidas de verão. Cavam-se e adubam-se os jardins.

Caça − Alem da caça indigena (perdiz, lebre e coelho), a caça de arribação (conforme as diferenças do «habitat» abaixamento de temperatura e rigor da estação no local de onde emigra) começa a aparecer no nosso paiz, não sendo raro encontrar nos fins deste mez a narceja, tarambola, alcaravão, becuinha, tordo e ás vezes a galinhola.

Começa tambem a caçar-se neste mez ao pombo torcaz, á negaça etc.

Apicultura − Com outubro começa o período de hibernação no colmeal. As abelhas trabalham sempre que ha sol, mas a época de atividade passou já.

Deve cuidar-se neste mez e durante os mezes de novembro e dezembro, de evitar que o frio, a humidade e a falta de alimento dizimem as colonias. Assegura-se a ventilção nas colmeias moveis e enchem-se com palha, feno, serradura etc., os espaços vazios, tendo previamente tirado as alças que devem sair logo que se faz a colheita.

42
                                                                                                                                                 


 

Os cortiços devem a levantar-se sobre umas reguas de madeira para os não deixar invadir pela agua e pelo bolor. Agasalham-se com coberturas de palha e abrigam-se da chuva. Não receiem nunca a ventilação das colmeias e dos cortiços durante o inverno.

Uma ventilação, não exagerada, dá saude ao enxame, eliminando o gaz carbonico da respiração das abelhas e evitando os maus cheiros provenientes dos detritos que apodrecem com a humidade. Deve-se cuidar, contudo, de dar o maior calor possivel á colmeia.

 

Feiras

 

 

1, S. Bartolomeu de Messines (3 dias); 4, A Bela (S. Tiago de Cacem) Castelo Branco. Guarda (8 dias), Moimenta da Beira, gado cavalar. Ponte de Sôr (3 dias) Redondo (3 dias). Tavira (2 dias): 5, Grandoa; 7, Guia (Albufeira) (3 dias); 10, Alcacer do Sal (3 dias); Niza (2 dias); 11, Vila Real de Santo Antonio (3 dias); 12, Lagos (3 dias) S. Cipriano (Evora) (2 dias); 15, Certã, Mogadouro; 20, Faro (2 dias), Fundão, Obidos. Santa Iria (Tomar) (3 dias); 25, Melides (Grantola); 26, Monchique (3 dias); 28 Alcobaça. S. Simão da Aguada (Figueiró dos Vinhos), S. Simão (Taboa), Sardoal (2 dias); 30, Chaves, (3 dias); 31 S. Bartolomeu de Messines (Silves) (4 dias}. 1.º DOMINGO, Vila Franca de Xira (4 dias); 2.º DOMINGO Santarem; 3.º DOMINGO, Calvos (Mortagua), Castro Verde (3 dias); Gavião, Mercês (Cintra); 4.º DOMINGO, Azambuja (3 dias); SABADO. DOMINGO e PRIMEIRA SEGUNDA-FEIRA do MEZ, Vieira.

Mercados anuais: 25, Vila Nova de Ourem.