28
                                                                                                                                                    


Neste mez

 

Nos campos
 

Vinhas − Continuam-se os tratamentos contra o mildiu e o oidium pois que neste mez o calor e alguma humidade muito favorecem o seu desenvolvimento. Para os cachos preferem-se sobretudo os pós cupricos, garantidos e reduzidos ao maximo de tenuidade. Em geral, e principalmente nas regiões ventosas, é indispensavel atar os lançamentos dos garfos ao tutor que devia ter sido posto junto de cada enxerto, tendo o cuidado de proceder ao ligamento sem esforçar, para evitar possiveis descavalgamentos. Em terras menos limpas começa já, com vantagem, o alqueive para futuras plantas.

Hortas − Tratar de revigorar, pelo corte de rebentos superfluos, os tomates que vão a amadurecer. Deitar agua duas vezes por dia nas aboboras para engrossar o fruto.

Apanhar os pepinos para conserva.

Semear as ultimas ervilhas tardias.

Transplantar o plantio da couve que se tem de dispõr no mez seguinte.

Renovar os velhos morangueiros com o plantio das guias novas, mudando-os de logar.

Torcer as ramas das cebolas que se querem conservar durante o inverno.

Arrancar os alhos e as exalotas.

Colhem-se neste tempo abundancia de legumes, melões, espargos, alcachofras, morangos, batata, feijão, alho, cebola, etc.

Jardins − Regar abundantemente as petunias e pelargonium, renovar a plantação das plantas anueis creadas em alfobre, regar muitas vezes as lantanias, fuchsias, calciolarias.

Plantar de distancia em distancia, baunilha para aromatizar o jardim.

Plantar em redor dos macissos de azaIeas e rhododendros, bordaduras de labelia da cofeia, de hortencia do Japão, etc., em terra de urze; enxertar os chrisantemos da India.

Podar aos velhos tufos os pimpolhos superfluos e utilisa-Ios como alporques.
 

29
                                                                                                                                                    

 

E’ indispensavel enterrar, a datar da segunda quinzena, as cebolas dos jacintos e tulipas apenas enxutas e libertadas dos bolbilhos.

Atar, em leque, os cravos de jardim. Regal-os muitas vezes. Alporcar os que já deram flôr.

Apicultura − Deve fazer-se neste mez a colheita de mel se não houver inconveniente na temperatura ou no tempo que fizer. Deve deixar-se sempre algum para sustento da colonia.

Evitar os estragos dos animais dainhos, muzaranhos, borboletas etc, E’ tambem em julho que se deve fabricar o vinagre de mel.

Caça − Começa a ser permitida a caça ás codornizes em alguns concelhos.

 

Feiras

 

2, Ancião; 10, Vidigueira (3 dias); 11, Barcellos (Varzea); 16, Faro (2 dias); 20, Almodovar (3 dias), Vila de Rei (lã em rama e panos); 22, Dos Negros (Obidos), Covilhã (4 dias); 23, Arruda dos Vinhos (3 dias); 24, Paderne (2 dias) gado; 25, Loemil (Moimenta da Beira) gado lanigero, Marialva (Meda), Mirandela, Rezende, S. Tiago da Guarda (Ancião), Setubal (15 dias), Louzada; 26, Figueiró dos Vinhos (3 dias); 27, Certã, gado; 29, Alcaçovas (Viana do Alemtejo) (3 dias) gado e diversos); 2.º DOMINGO, Arraiolos; 3.º DOMINGO, Mafra, Vila Verde dos Francos, Alemquer; 4.º DOMINGO, Loures, gado, Montemor-o-Novo, Sant’Ana de Cambos, Mertola; ULTIMO DOMINGO, Mealhada.

Mercados – 24 e 25 em Sobrado, grande mercado de abelhas; ULTIMO DOMINGO, Minde (Torres Novas).