Jornal do SEUC do Pólo de São Bernardo – Escola Secundária José Estêvão, n.º 5, Julho 2005

 

EDITORIAL

Novos Desafios, Novos Rumos...

 

Em tempos de globalização das estruturas macro-económicas, em tempos de ameaça de guerra, em tempos de grandes transformações administrativas e pedagógicas na Escolas portuguesas, penso que é necessário uma grande dose de optimismo e de força de vontade para o Novo Ano Lectivo ter inicio.

Reconhece-se o papel importante que a escola desempenha na sociedade, mas os factores de incerteza desempenham também um forte papel que não devemos ignorar. Contudo, conceitos como sustentabilidade, valores éticos, humanismo, espaço pedagógico e participação cívica são conceitos que devem estar permanentemente presentes.

Para que se ponha em marcha um novo ano, é urgente que o Projecto Educativo de Escola exista, visando a aquisição de competências para resolver de modo flexível e criativo as várias situações com que nos confrontamos, no dia a dia, no espaço escola e na comunidade onde ela se insere.

Sem uma verdadeira formação pessoal e social de todos intervenientes, professores, auxiliares educativos, administrativos e alunos não se poderão encontrar estratégias conducentes a uma cidadania participativa.

A criação de oportunidades educativas na escola com vista a tornar todos capazes de realização pessoal e de vida social em democracia e de intervenção, quer de dia quer à noite, pressupõe uma perspectiva de reforma Educativa, de inovação pedagógica e de desenvolvimento curricular permanente que terão que estar presentes no dia a dia das Escolas.

São necessárias condições para o desenvolvimento de uma dinâmica de inovação interventiva. A Educação nunca poderá ser uma educação de sobrevivência nem um ensino "á Ia carte". As abordagens pedagógicas devem ser estruturadas pela sustentabilidade. A autonomia não deve ser um conceito a ses explicado, mas uma prática a ser vivida e onde cada escola tenha a capacidade para efectuar opções construtivas, elaborar as suas próprias normas e encontrar um caminho original. Em Educação, em geral, é fundamental agir e cooperar, a comunidade não modificará a sua atitude se não houver uma efectiva mudança de mentalidades, pois não se mudam condutas se não se alterarem pensamentos e perspectivas de realidade.

Seguindo a obra do nosso patrono, novos desafios, novos rumos teremos, certamente, de percorrer e aliás de os divulgar. A todos os leitores do Factos e Fitas um Verão sadio e um regresso promissor.

 

A coordenadora pedagógica
Maria Luísa M. S. Catarino

 

 

 

CONTEÚDO

 

Balanço do Ano lectivo ....................

2

Caracterização da Turma ES ..........

3

Roteiros Ecológicos .........................

4

Breve História do Pólo .....................

6

Memórias "Revisitadas" ..................

8

Emoções em Verso .........................

10

Quebra-Cabeças .............................

13

Soluções ..........................................

14

 

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Coordenação: Helena Galante

Colaboração: Maria Luísa Catarino; Sara Figueiredo; Armando Anastácio; Jaime Assunção; Paula Andrade; Paulo Fernandes.

 

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