Guião Informativo

Igreja de Matias

 

A Igreja de Matias é a igreja católica mais famosa de Budapeste. Foi construída entre os séculos XIII e XV e sofreu uma importante reforma no final do século XIX. Atualmente seu estilo predominante é o neogótico. O nome da igreja deve-se ao rei Matias Corvino, um dos personagens principais da história da Hungria. A Igreja de Matias era o palco escolhido para a coroação dos monarcas húngaros, e nisto foram incluídos os últimos Habsburgos, antigos reis austríacos, quando eram coroados também reis da Hungria. Entre estes, destaca-se a coroação do rei Franz Joseph I da Áustria, e sua esposa, a Imperatriz Elizabeth, popularmente conhecida como Sissi, que ainda hoje é idolatrada na Hungria.

 

Destaques:

 

• Torre Béla: nomeada em homenagem ao rei Béla IV, preserva vários elementos góticos originais.

• Porta de Maria: a Assunção da Abençoada Virgem Maria é o mais belo exemplo de entalhe em pedra em estilo gótico da Hungria.

• Vitrais: as três janelas ao sul da igreja retratam cenas da vida da Virgem Maria, da família do rei Béla IV e da trajetória de Santa Isabel de Árpádház, que se casou com 13 anos, divorciou-se aos 19 e morreu aos 24.

• Capela do Loreto e Madona Barroca: segundo a lenda, em 1686 a Madona apareceu diante dos turcos, que consideraram a visão um anúncio da derrota. As tropas dos Habsburgos tomaram o castelo na mesma noite.

• Altar: o altar em estilo gótico exibe uma réplica da Santa Coroa Húngara instalada sobre a cabeça da Virgem Maria.

• Túmulo do rei Béla III e de Ana de Châtillon

• Telhado: o magnífico telhado multicolorido foi adicionado entre 1950 e 1970. A estrutura original foi bombardeada pelos soviéticos no cerco a Buda, em 1944-45.

Memento Park – Parque das estátuas comunistas

 

O Memento Park é um museu ao ar livre com estátuas monumentais e placas esculpidas referentes ao período do comunismo na Hungria. É um cemitério de estátuas comunistas derrubadas durante a transição do país para a democracia.

O parque foi projetado pelo arquiteto Ákos Eleod, em 1991. Uma citação do arquiteto sobre o projeto: "Este parque é sobre a ditadura. E ao mesmo tempo, porque pode ser falado, descrito, construído, este parque é sobre a democracia. Afinal, só a democracia é capaz de dar a oportunidade para pensarmos livremente sobre a ditadura”.

O Memento Park é dividido em 2 partes: o Statue park que abriga 42 estátuas e a Witness square que abriga uma réplica das botas de Estaline. Uma enorme estátua de oito metros de Estaline ficava no “Felvonulási tér” no centro de Budapeste, servindo como ponto de encontro e rota de desfile para o regime comunista. Em 23 de outubro de 1956, os húngaros revoltaram-se contra o regime comunista e derrubaram a enorme estátua deixando apenas as botas gigantes de Estaline para trás.

 

Página anterior Índice Página seguinte

6