NÃO pode nem deve estabelecer-se comparação entre o
porto de Aveiro e qualquer outro porto do País, pois ele tem não só
características muito especiais, diferentes das de todos os outros, mas
também uma função vital para os povos que dele se servem.
Situado a 8 quilómetros da cidade de Aveiro, é a embocadura duma extensa
laguna − 11 mil hectares − e o desaguadouro de importantes rios − Vouga,
Águeda e Cértima − além de numerosíssimos riachos e ribeiros não
navegáveis e flutuáveis.
A laguna ou ria de Aveiro, no perímetro da qual habitam 150 mil almas,
agrupadas em 7 concelhos − Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo,
Vagos e Mira − constitui a maior rede aquática do País, sendo, por
vezes, a única via de transporte de umas regiões para outras.
Aparte a sua importantíssima função como via de comunicação – pois foi,
é e será sempre o mais económico meio de transporte − a ela estão
ligadas numerosíssimas indústrias que servindo a região, pesam
sobremaneira na economia nacional.
Indústria Salineira: com uma capacidade de 150 mil toneladas, abastece o
País de norte a sul, cifrando a produção do presente ano − cerca de 60
mil toneladas − 12.000.000$00.
Indústria de Lacticínios: fornecendo 47 milhões de litros de leite para
o consumo de todas as regiões e dos grandes centros como Lisboa e Porto,
para onde segue diariamente, fabrica a maior quantidade de queijo e
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/ manteiga do País e sobra para a fabricação dos materiais sucedâneos do
leite, como a galalite, caseína, farinhas de leite, e outros. Esta
indústria movimenta cerca de 38.000.000$00, anualmente.
Indústria Cerâmica e Faiança: possui nada menos, de 12 fábricas situadas
no perímetro da ria, contando-se entre elas as primeiras fábricas do
País, de telha, tijolo e grés, e a primeira fábrica da Península, de
faiança − a Sèvres Portuguesa.
Nesta indústria movimentam-se cerca de 80.000.000$00, anualmente.
Agricultura: mantida pelo adubo que é extraído da ria − 300.000
toneladas de moliço, rendendo cerca de 3.600.000$00 − não só abastece,
inteira e suficientemente, os 7 concelhos, mas também exporta para o
interior do País.
Construção Naval: possuindo 3 estaleiros de construção de navios de alto
mar, dos quais um para construções metálicas, e 49 estaleiros de
embarcações menores, é bem conhecido de todo o País, pois possui os
melhores construtores práticos. Só no presente ano foram lançados à água
oito navios cujo valor total é de 16.000.000$00.
Indústria Metalúrgica: uma das mais florescentes indústrias nacionais
conta no porto de Aveiro e área da
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das mais importantes do País.
Indústria Piscatória: é a que maior vulto tem, a mais importante do
País, sendo exercida nas suas três modalidades: lagunar, marítima e
longínqua.
A lagunar e marítima abastecem os mercados da região − cifrando-se em
5.000.000$00; longínqua (bacalhau) abastece o País.
O porto de Aveiro constitui a primeira praça do País em navios
bacalhoeiros, contando hoje 24 unidades, das quais 2 arrastões de grande
tonelagem − 2.400 toneladas cada − pescando só por si 45 por cento da
pesca nacional. A quantidade de bacalhau pescado, anualmente, regula por
cerca de 9 milhões de quilos, em verde.
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É sob o ponto de vista de porto de pesca que o porto de Aveiro é chamado
a desempenhar uma importantíssima função na economia nacional, pois para
tanto não lhe faltam condições naturais que os outros portos do País do
possuem, nem podem vira possuir.
Tendo óptimos ancoradouros, seguros e profundas, à beira deles se
estendem excelentes terrenos para secadouros naturais, batidos pelo
vento norte, que é o mais recomendável para a secagem natural.
A posição de hegemonia que hoje ocupa o porto de Aveiro, como porto
bacalhoeiro, foi conquistada e sustentada através dos maiores
sacrifícios e dificuldades; mas, mercê da orientação, tão patriótica, da
política económica do Estado Novo, há muito encetada, e cumprida passo a
passo, aprestam as actividades locais mais unidades para a pesca do
bacalhau, confiando sempre na execução do complemento das obras de
melhoramento de acesso ao porto.
Uma vez executadas essas obras, mais largas perspectivas se abrirão
àquela indústria, e a economia nacional encontrará novos incentivos.
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