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                Departamento de Ciências Sociais e humanas 
                
                PROJECTO EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA 
                
                
                
                 1. Pressupostos essenciais 
                
                Num mundo marcado por: 
                
                * Invasão tecnológica, onde a sociedade da 
                informação e do conhecimento ocupam todo o espaço humano à 
                escala global 
                
                * Acesso cada vez mais acelerado à Internet, onde 
                se começa a sentir a necessidade de definição de "liberdades 
                civis", ao mesmo tempo que uma "ética de comunicação, de 
                comportamentos e de navegação" 
                
                * Democracia ameaçada de "vazios" 
                 
                
                * "Exclusões sociais, culturais, económicas, 
                políticas..." 
                
                * Rupturas sociais e culturais, políticas e 
                económicas, educativas e familiares 
                
                * Fundamentalismos e intolerâncias de toda a 
                ordem  
                
                * Direitos Humanos ignorados  
                
                * Incompatibilidade Modernidade/Desenvolvimento
                 
                
                * Fome  
                
                * Guerra em muitos lugares e "equilíbrios 
                instáveis"  
                
                * Mudanças a ritmo acelerado  
                
                * Ameaças aos nossos direitos pessoais e cívicos 
                
                * Ameaças à privacidade das pessoas 
                
                * Iliteracias em múltiplos domínios 
                
                * Manipulações genéticas  
                
                * Consumismo como modelo 
                
                * Emergência de novas formas de solidariedade
                 
                
                * Imediatismo e imagem como "modelos de vida"
                 
                
                * (...) 
                
                Compete também à Escola dar passos no sentido de 
                uma maior intervenção no espaço da cidadania e da educação para 
                uma consciência mais esclarecida sobre um mundo que nos pertence 
                e nos solicita para os mais diversos comportamentos e atitudes. 
                
                De acordo com o Projecto Educativo, «a assunção 
                legítima da cidadania pela escola passa pela expressão de si 
                mesma enquanto universo de direitos e deveres, enquanto esforço 
                colectivo de construção de ideias, de programas, de valores, de 
                iniciativas, de mudanças, de autonomias (...) Queremos uma 
                escola de cidadãos (...) uma escola (...) empenhada na 
                construção de cidadãos capazes de ler e de intervir sobre o 
                real, uma escola que não se limite a legitimar e a certificar 
                saberes, mas 
                / 21 / 
                promotora de actores sociais.» 
                
                Com estes pressupostos, iremos dar voz e vez aos 
                objectivos definidos pelo Projecto Educativo nos campos 
                educativo, organizacional e da aprendizagem. 
                
                
                2. Equipa de Trabalho 
                
                Os Subcoordenadores do Departamento de Ciências 
                Sociais e Humanas 
                
                * Maria do Céu Cruz (11º A Grupo) 
                 
                
                * Teresa Grancho (11-EMR) 
                
                * Cristina Campizes (6º Grupo)  
                
                * Benvinda Soares (10.º A Grupo) 
                 
                
                * Claudette Albino (7º Grupo) 
                
                * Alcino Cartaxo (10.º B Grupo) 
                  
                
                Propõem-se, durante este ano escolar, em equipa 
                inter e multidisciplinar, proceder a investigações, na 
                modalidade de autoformação, que conduzam à construção das bases 
                para a criação do Clube de Educação para a Cidadania, a 
                funcionar a partir do ano 2001-2002. 
                
                
                3. Esquema do projecto: 
                
                3.1 - Disciplinas intervenientes 
                
                Introdução à Filosofia, Sociologia, Direito, 
                Economia, Contabilidade/Fiscalidade, História, Geografia, 
                Educação Moral e Religiosa, IDES 
                
                3.2 - Definição de áreas a privilegiar 
                
                * Ética/Bioética 
                
                * Direitos Humanos 
                
                * Património ambiental, cultural, artístico, 
                histórico 
                
                * Política (democracia e cidadania, liberdades 
                fundamentais, cidadania nacional / planetária, Organizações 
                nacionais/internacionais ...) 
                
                * Direito 
                
                * Civismo 
                
                * Filosofia 
                
                * História 
                
                * Educação (sexualidade, alimentação, 
                publicidade, consumo...) 
                
                * Escola (participação, direitos/deveres, acesso 
                à informação, documentos essenciais...) 
                
                * (...) 
                
                3.3 - Elaboração de Programa 
                
                * Recolha de material bibliográfico e Multimédia 
                
                * Componente teórica 
                
                * Actividades práticas (colóquios, seminários, 
                visitas, actividades na comunidade 
                
                * (...) 
                / 22 / 
                
                3.4 - Destinatários: 
                
                * Alunos da ESJE 
                
                * Professores, Pais e Pessoal não docente da ESJE 
                
                3.5 - Resultados esperados: 
                
                * Criação do Clube Educação para a Cidadania 
                
                * Integração da Escola no espaço 
                local/nacional/europeu/mundial 
                
                * Concretização do Projecto Educativo 
                
                * Mudanças nos comportamentos e nas atitudes dos 
                alunos e na Escola 
                
                Aveiro, Outubro 2000  
                
                Os Subcoordenadores 
                
                
                Bibliografia 
                
                Barbosa, Manuel (org.) (1999), Olhares sobre a 
                Educação, Autonomia e Cidadania, Braga, Universidade do 
                Minho 
                
                Beltrão, Luísa & Nascimento, Helena (2000), O 
                Desafio da Cidadania na Escola, Lisboa, Editorial Presença 
                
                Bourdieu, Pierre (1999), A Dominação Masculina, 
                Oeiras, Cena Editora 
                
                Camps, Victoria (1996), EI malestar de Ia vida 
                pública, Barcelona, Grijalbo 
                
                Changeux, Jean-Pierre (1999), Uma mesma Ética 
                para todos?, Lisboa, Instituto Piaget 
                
                Fonseca, António M. (2000), Educar para a 
                Cidadania, Porto, Porto Editora 
                
                Haarscher, Guy (1997), A Filosofia dos 
                Direitos Humanos, Lisboa, Instituto Piaget 
                
                Henriques, Mendo & outros (1999), Educação 
                para a Cidadania, Lisboa, Plátano Editora 
                
                Irwin, Alan (1998), Ciência Cidadã: um estudo 
                das pessoas, especialização e desenvolvimento sustentável, 
                Lisboa, Instituto Piaget 
                
                K(ng, Hans (1996), Projecto para uma Ética 
                Mundial, Lisboa, Instituto Piaget 
                
                Laszlo, Ervin (1999), O 3º Milénio: o desafio 
                e a visão. Relatório do Clube de Budapeste sobre os rumos 
                criativos da evolução humana, Lisboa, Instituto Piaget 
                
                Levy, Pierre (2000), Cibercultura, Lisboa, 
                Instituto Piaget 
                
                Lipovetsky, Gilles (1989), O Império do 
                Efémero, Lisboa, Publicações Dom Quixote 
                
                Lipovetsky, Gilles (1996), EI crepúsculo del 
                deber: Ia ética indolora de los nuevos tiempos democráticos, 
                Barcelona, Editorial Anagrama 
                
                Lipovetsky, Gilles (2000), A Terceira Mulher, 
                Lisboa, Instituto Piaget 
                
                Loader, D. Brian (1999), A Política do 
                Ciberespaço: política, tecnologia e reestruturação global, 
                Lisboa, Instituto Piaget 
                
                Marques, Rui & outros (1998), Na sociedade da 
                informação: o que aprender na escola?, Porto, Edições ASA 
                
                McRae, Hamish (1999), O Mundo em 2002. Uma 
                visão do futuro: política, cultura e prosperidade, Lisboa, 
                Pub. Europa-América 
                
                Neto, Félix F. M. (1997), Estudos de 
                Psicologia Intercultural. Nós e os outros, Lisboa, Fundação 
                Calouste Gulbenkian 
                
                Pimenta, José da Costa & outro (1993), 
                Constituição da república Portuguesa, Coimbra, Livraria da 
                Universidade 
                
                Savater, Fernando (1994), Ética para um Jovem, 
                Lisboa, Editorial Presença 
                
                Singer, Peter (2000), Ética Prática, Lisboa, 
                Gradiva  
                
                Souta, Luís (1997), Multiculturalidade & 
                Educação, Porto, Prodefições 
                
                Toffler, Alvin & Toffler,Heidi (1999), Criando 
                uma nova civilização, Lisboa, Ed. Livros do Brasil 
                
                UNESCO (1998), Professores e Ensino num mundo 
                em mudança, Relatório mundial de educação, Porto, Edições 
                ASA 
                
                Vários Autores (1997), Interculturalidade e 
                Coesão Social na Intervenção Educativa, Revista “Colóquio 
                Educação e Sociedade”, n.º 1, Outubro, Lisboa, Fundação Calouste 
                Gulbenkian. 
                
                Vala, Jorge & outros (1999). Expressões dos 
                Racismos em Portugal, Lisboa, Universidade de Lisboa 
                
                Vala, Jorge (org.) (1999a), Novos Racismos, 
                Oeiras, Celta Editora
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