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                 No 
                final deste ano lectivo, cumpre-nos fazer o relatório/balanço do 
                que consideramos ter sido o "ano 0" da Sala de Estudo na nossa 
                Escola. Utilizamos esta designação visto ter-se tratado de um 
                ano de constante experiência em que se foi verificando o que 
                resultava, o que não resultava e se foram descobrindo novas 
                potencial idades desta forma de apoio aos alunos. Assim, por 
                exemplo, a Sala de Estudo, que se destinava inicialmente em 
                primeiro lugar ao 3.º Ciclo, foi "abrindo as portas" a muitos 
                alunos do Ensino Secundário, que passaram a ser assíduos pelos 
                mais diversos motivos. Outro exemplo tem a ver com a introdução 
                de computadores, que alterou significativamente a frequência da 
                Sala. 
                
                Mas vejamos como tudo se passou: 
                
                A primeira preocupação que presidiu à elaboração 
                do horário da Sala de Estudo foi a de o conciliar com os 
                horários das turmas do 3.º Ciclo, o que foi conseguido. Todos os 
                alunos propostos pelos respectivos professores, bem assim como 
                todos aqueles que o desejassem teriam no seu horário não lectivo 
                pelo menos uma oportunidade de frequentar a Sala. Deste horário 
                foi dado conhecimento aos Directores de Turma e, por intermédio 
                destes, aos alunos e aos encarregados de educação dos alunos 
                propostos. Foi também afixado um horário na sala de professores 
                e outro na própria Sala de Estudo, com a indicação do professor 
                presente em cada hora e da disciplina que leccionava. 
                
                Em Setembro de 1997 realizou-se a primeira 
                reunião com os professores que, na altura, tinham horas de apoio 
                à Sala de Estudo. Discutiram-se os objectivos da Sala de Estudo, 
                as estratégias a pôr em prática, os recursos necessários, etc. 
                Mais tarde, a psicóloga da Escola, Rosário Ruivo, 
                proporcionou-nos uma sessão sobre técnicas de estudo. O dossier 
                colocado no armário da sala foi, em grande parte, organizado com 
                materiais gentilmente cedidos pela psicóloga. Também outro 
                material de apoio, colocado à disposição dos alunos, teve a sua 
                colaboração. No armário referido foi colocada também uma 
                aparelhagem de som e diversos materiais de apoio aos alunos, 
                entre os quais manuais e fichas de apoio de algumas disciplinas, 
                um dicionário, um prontuário ortográfico, gramáticas, um jogo e 
                algumas revistas. 
                / 21 / 
                
                Em Novembro realizou-se nova reunião para fazer o 
                ponto da situação e estudar sugestões que visassem melhorar o 
                funcionamento da Sala de Estudo. Salientou-se a necessidade de 
                registar no livro de ponto as presenças dos alunos e as 
                actividades realizadas. Criou-se na altura um local acessível 
                onde os alunos pudessem ir colocando sugestões. Destas 
                destacam-se as seguintes: colocação de computadores na sala, de 
                jogos e de mais livros. Os alunos faziam sentir também a 
                necessidade de um horário mais alargado da Sala e de professores 
                de mais disciplinas. 
                
                Em Março fez-se o ponto da situação e tentou 
                definir-se a melhor utilização a dar aos computadores entretanto 
                colocados na sala. Nesta reunião, que contou com a presença do 
                responsável pela rede da Escola, Luís Pitta, 
                delinearam-se as regras para a utilização dos computadores, bem 
                como a ficha de registo da utilização dos mesmos pelos alunos. 
                Posteriormente o referido professor reuniu com os professores a 
                fim de lhes dar a conhecer o modo de funcionamento da rede na 
                Escola. 
                
                Em meados de Maio foi feito um inquérito aos 
                alunos que permitisse fazer o balanço do funcionamento da Sala e 
                obter sugestões para o próximo ano lectivo. Oitenta e dois 
                alunos responderam a este inquérito, do qual salientamos os 
                seguintes aspectos: 
                
                I – A Sala de Estudo foi frequentada por alunos 
                de todos os anos de escolaridade (é de salientar a elevada 
                percentagem de alunos do 10.º ano). A maioria fê-lo por 
                iniciativa própria, havendo no entanto bastantes que disseram 
                que a sua frequência fora proposta por um professor. 
                
                II – Apenas dois alunos declararam que a 
                frequência não tinha sido proveitosa, ambos porque os 
                computadores nesse dia não estavam em rede. Já quanto à 
                continuidade da existência da Sala de Estudo, o consenso foi 
                geral: todos os alunos defenderam que deveria continuar a 
                existir, nos mesmos moldes (uma elevada percentagem) ou em 
                moldes diferentes. 
                
                III – As actividades desenvolvidas destacadas 
                foram diversas. A maioria diz ter estudado para várias 
                disciplinas, sobretudo em épocas de testes. Muitos procuraram o 
                apoio dos professores presentes nas disciplinas em que sentiam 
                mais dificuldades. Muitos ainda aproveitaram para realizar os 
                trabalhos de casa e para fazer trabalhos escritos e pesquisas, 
                individualmente ou em grupo. Alguns dizem que trocaram 
                impressões com os colegas sobre as matérias estudadas, tendo 
                ajudado os colegas nas suas dificuldades. Outros dizem ter 
                realizado algumas das fichas de apoio/de trabalho constantes dos 
                dossiers disponíveis no armário. Alunos há que afirmam que 
                aproveitavam ali o tempo livre de que não dispunham em casa para 
                estudar ou, simplesmente, ler. A partir de Março, como já se 
                disse na introdução, a frequência 
                
                / 22 / 
                da sala foi alterada com a introdução dos computadores. Passaram 
                a estar lá muitos alunos a navegar na Internet, a utilizar o 
                «Hotmail.com», o programa Pascal, o Word, etc., etc. 
                
                IV – Convidados a apresentar sugestões para um 
                melhor funcionamento da Sala de Estudo, os alunos apresentaram 
                as seguintes: 
                
                a) deveria ter professores de todas as 
                disciplinas e de todos os anos para dar apoio aos alunos, que os 
                procurariam no horário afixado (7); 
                
                b) a rede dos computadores deveria estar sempre 
                funcional (9); 
                
                c) os computadores deveriam estar mais bem 
                equipados; 
                
                d) deveria ter mais computadores (6); 
                
                e) deveria haver algum apoio no uso dos 
                computadores; 
                
                f) deveriam retirar os computadores para outra 
                sala (por vezes há alguma confusão e barulho que não contribui 
                para um ambiente propício à concentração e ao estudo) (9); 
                
                g) deveria ter mais livros (2) sobre: 
                Informática; educação dos jovens; outros temas; 
                
                h) deveria haver mais livros (3) para ler nas 
                horas livres (1); 
                
                i) deveria ter uma secção de livros de cultura 
                geral (enciclopédias, revistas, jornal da escola); 
                
                j) a sala deveria ser maior, devido ao número de 
                alunos que a frequenta (10); 
                
                k) deveria ter música ambiente calma (9); 
                
                I) o horário deveria ser mais alargado, para 
                coincidir com os horários dos alunos (6); 
                
                m) deveria estar sempre aberta aos alunos (10), 
                mesmo quando não está nenhum prof. (1); 
                
                n) a sala deveria ser exclusivamente para servir 
                os alunos e não para aulas (5); 
                
                o) deveria ter jogos como: monopólio, xadrez, 
                damas; 
                
                p) deveria ter fichas de apoio (5); 
                
                q) deveria ser pintada e modernizada; 
                
                r) a sala deveria ser mais acolhedora (3). 
                
                Reunidos no dia 15 de Junho, os professores com 
                horas de apoio à Sala de Estudo tomaram conhecimento dos 
                resultados do inquérito feito aos alunos e pronunciaram-se sobre 
                o decurso deste ano de experiência do projecto, tendo finalmente 
                apresentado algumas sugestões para o próximo ano lectivo. 
                
                O balanço das actividades foi considerado 
                positivo, tendo-se salientado o elevado número de alunos que 
                procuravam a Sala e que referiam o proveito que essa frequência 
                lhes trazia. Foram 
                
                / 23 / 
                também destacadas as vantagens da existência da Sala, que 
                permite a realização de actividades como o estudo em grupo, o 
                ensino mútuo, o esclarecimento de dúvidas, etc. Alguns 
                professores deram conta da dificuldade que por vezes sentiram em 
                "acudir" a diversos alunos com diversos problemas ao mesmo 
                tempo. Também mostraram a importância de, sempre que um aluno é 
                proposto por um professor para a Sala de Estudo, este ter o 
                cuidado de indicar por escrito as dificuldades do aluno, de modo 
                a tomar mais eficaz a ajuda que lhe possa ser prestada. 
                
                Depois de relerem as propostas dos alunos, os 
                professores apresentaram algumas sugestões para o próximo ano 
                lectivo, que a seguir se indicam: 
                
                a) a Sala deveria ser maior devido ao número de 
                alunos que a frequenta; 
                
                b) deveria ser exclusivamente Sala de Estudo, não 
                havendo lá aulas; 
                
                c) deveria estar aberta, pelo menos, entre as 
                8h:30m e as 18h:15m; 
                
                d) professores das diversas áreas disciplinares 
                deveriam estar representados na Sala, de molde a corresponder às 
                solicitações dos alunos; 
                
                e) na impossibilidade de permanência de um 
                professor, deveria estar na Sala um funcionário; 
                
                f) a sala deveria ser arranjada e pintada de modo 
                diferente do resto da Escola, para se tomar mais acolhedora e 
                menos "sala de aula"; 
                
                g) deveria ser colocada na sala uma estante 
                aberta, onde se poderiam dispor materiais de livre acesso para 
                os alunos; 
                
                h) pelo menos um dos computadores da sala deveria 
                estar ligado a um CD-ROM (o que permitiria aos alunos trabalhar 
                com programas didácticos, enciclopédias, ec.); 
                
                i) a compatibilidade entre os horários dos 
                professores e os horários dos alunos nem sempre é possível, mas 
                é uma prioridade na elaboração do horário da Sala; 
                
                j) sendo possível, o desejável seria a existência 
                de duas salas, com fins diferentes: uma, ludoteca (com os 
                computadores, jogos, vídeo, etc.); outra,
                 exclusivamente 
                Sala de Estudo... 
                
                Aveiro, 15 de Junho de 1998 
                
                Alda Oliveira, 
                
                Coordenadora da Sala de Estudo
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