JORNAL N.º 1

ABRIL 1989
25 ALUNOS


ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO - AVEIRO
COLABORA NO ENRIQUECIMENTO DO TEU JORNAL

SUMÁRIO

 

Editorial

 

Nota de Abertura

 

Divulgação

 

CULTURA
Conto
Poesia

 

Desporto

 

Passatempos

 

Fac-símile
da 1ª página

 
 
 
 
 











PASSATEMPOS

ECLIPSE DO SOL

Encontramos, por vezes, histórias bem cómicas passadas na vida real que são um bom exemplo da maneira como as mensagens se deterioram ao passarem de umas para as outras pessoas, confirmando o velho ditado popular que nos diz que «quem conta um conto acrescenta um ponto». Senão, vejamos o episódio humorístico, publicado há já vários anos numa revista cujo título já foi esquecido, subsistindo, no entanto, a história.

 

O coronel ao subcomandante:
— Amanhã, às nove horas, haverá um eclipse do Sol, coisa que não acontece todos os dias. Todos os homens devem deixar o aloja­mento e formar na rua, em frente ao quartel, de uniforme de faxina, para verem esse raro fenómeno, que lhes explicarei. Em caso de chuva, não conseguiremos ver coisa alguma e, então, leve os homens para o ginásio.

O subcomandante ao capitão
— Por ordem do coronel, amanhã às nove horas, haverá um eclipse do Sol. Terá lugar no ginásio, coisa que não acontece todos os dias.

O capitão ao tenente:
— Por ordem do coronel de uniforme de faxina, amanhã às nove horas da manhã o eclipse do Sol terá lugar no ginásio. O coronel dará ordem se chover, coisa que não acontece todas os dias.

O tenente ao sargento:
  Amanhã às nove horas, o coronel de uniforme de faxina vai eclipsar o Sol no ginásio, como acontece todos os dias se o dia está bonito; se chove, então na rua em frente ao quartel.

O sargento ao cabo:
— Amanhã às nove horas, o eclipse do coronel de uniforme de faxina terá lugar por causa do Sol; se chover no ginásio, coisa que não acontece todos os dias, vocês deixarão o alojamento e formarão na rua em frente ao quartel.

Comentários entre os soldados:
  Amanhã, se chover, parece que o Sol vai eclipsar o coronel no ginásio. É pena que isso não aconteça todos os dias.


PALAVRAS CRUZADAS

Clicar aqui para fazer as palavras cruzadas directamente no computador.
Clica na grelha para resolveres o problema.

HORIZONTAIS:  1-Casa francesa; come ratos. 2-Cheio de ira; nota musical baralhada. 3-Existes; sagrado; nome próprio 4-Gato inglês; povoação; saio (popular). 5-Asneira invertida; sala de aula inglesa. 6-Combinações; ladra mas ao contrário. 7-Mau inglês; são doces quando comidos mas podem ser desagradáveis quando dormimos. 8-Suporto; deus grego dos ventos. 9-É usado no boxe; coaxam; preposição. 10-Interjeição ou argola invertida; divindades infernais. 11-Letra grega; faz mixórdia. 12-Campiões; cozinhado.

VERTICAIS:  1-Aula francesa; praça pública na Grécia. 2-Cura ou é mulher; troncos cortados. 3-Respira-se; nesse local assiste-se aos espectáculos. 4-Forma do verbo ir; uva inglesa invertida; período de tempo incompleto. 5-Por Babel ou... diz Camões que andou; forma poética invertida; nota musical ou pronome pessoal. 6-Voa mas não se sabe o que é; rasoira. 7-Na carteira ou no fim do ano, quanto mais elevada melhor; formigas inglesas. 8-Isolado; vazio baralhado; pronome possessivo. 9-Vai em inglês; voe sem motor; senhora reduzida. 10-Rios pequenos; prefixo de direcção. 11-Cidade francesa; ouvem-se nas touradas. 12-Raivas; juntas.


MOMENTO DE HUMOR

Na escola, o professor interroga:
– Diga-me o presente do indicativo do verbo arbitrar.
– Eu arbitro, tu arbitras, ...
– E o futuro?
– Eu estou no hospital, tu estás no...

– Ó mãezinha, não imaginas como o meu novo professor é religioso.
– Como é que sabes?
– Hoje, a todas as minhas respostas, ele dizia: «Meu Deus! Meu Deus!»

Na escola primária, a professora pergunta ao Zequinha:
– Ouve lá, Zequinha, sabes explicar por que razão o mar é salgado?
– Sei sim, Senhora Professora. É salgado porque tem muito bacalhau de molho.


Página anterior    Primeira página     Página seguinte