Torre do Relógio Velho

É uma reconstrução da torre de fundação medieval, onde o toque de uma sineira chamava os homens bons para as reuniões do concelho e onde, mais tarde, um relógio ajudava a comunidade a medir o tempo.

Em 1982 é considerada como Imóvel de Valor Concelhio.

O Palácio dos Condes de Anadia  é obra dos fidalgos Pais do Amaral que, a partir do séc. XVII, se tornam família de relevo em Mangualde.

O palácio apresenta quatro fachadas sumptuosas. O interior é magnífico. O átrio e escadaria principal estão revestidos de excelente azulejaria, produzida nas oficinas de Coimbra, em 1740.

Igreja da Misericórdia  

Construção realizada entre 1720/1764.

O interior da igreja é de uma extraordinária beleza. A capela-mor possui o mais artístico retábulo joanino. O tecto é apainelado e os altares colaterais da nave estão dedicados a Santa Bárbara e São Bartolomeu. Notável é a pintura em tela da Visitação de Nossa Senhora.

Igreja Matriz de S.Julião, fundada no tempo de D. Dinis, sécs. XIII-XIV. Compõe-se de dois corpos principais: a Capela-Mor e a Nave, onde se podem observar retábulos de talha dourada joanina de meados do séc. XVIII.

O adro da Igreja mostra algumas sepulturas cavadas na rocha.

A Casa do Rebelo é um solar setecentista que em 1856 se tornou sede dos Paços do Concelho e que, ainda hoje, se mantém.

Adossada ao topo nascente está a capela de Nossa Senhora do Desterro ou Capela do Rebelo.

 

Santuário de Nossa Senhora do Castelo

No início do séc. XV foi levantada uma capelinha dedicada a Santa Maria do Castelo, lembrando a batalha travada em Trancoso entre os soldados de Portugal e Castela.

Posteriormente, ergueu-se nova capela com linhas esbeltas mas simples, onde ressalta a singularidade de uma altíssima torre elevada a prumo sobre a fachada principal.

O interior do templo, luminoso e vasto, mostra uma elegante capela-mor de sabor neoclássico.

A imagem soberana da Virgem com o seu Menino campeia no trono central.

Página anterior Índice Página seginte