Terra planáltica, atravessada pelo vale do rio Paiva de E. para W., soerguendo-se a N. a serra do Montemuro, com os seus 1381 metros de altitude máxima, o concelho de Castro Daire apresenta uma paisagem variada e deslumbrante.

O contraste entre a silhueta do Montemuro - com as suas formações graníticas, o revestimento de urze e de carqueja e de outras plantas rasteiras que vão mudando de cor conforme a época do ano - e o vale do Paiva - com margens altas recobertas de pinhais, de prados naturais em socalcos, espraiando-se em várzeas férteis, onde cresce o milho, o feijão, a batata e as forragens, seguindo-se encostas de socalcos cultivados, com oliveiras, laranjeiras e videiras, - confere à paisagem uma beleza ímpar.

Mas o grande centro de atracção é o rio Paiva. As suas águas, vagarosas ou rápidas, banham praias fluviais aprazíveis, escorrem por entre poldras ou galgam-nas, derivando para moinhos românticos, muitos dos quais estão inactivos ou em ruínas ... Amieiros e outras árvores ladeiam as suas margens ou implantam-se em ilhotas.

Não é de admirar, pois, que o rio Paiva atraia desportistas, pescadores, amantes da água. Tem-se vindo a implementar a prática de canoagem e outros desportos radicais.


Previous Home Next