Prof2000 e Motor de Busca

Quando o Prof2000 arrancou, em 2001, e até ao seu desaparecimento em 16 de Março de 2018, quando se clicava neste botão, que colocámos sensivelmente a meio da nossa página e à direita do contador de visitas, o utilizador tinha acesso à página principal do PROJECTO PROF2000. Encontrava aqui um elevado número de rubricas de âmbito pedagógico (cursos de formação, programas, informações de diferentes Centros de Formação de Professores, etc.), bem como muitas outras informações de índole cultural. E o contador assinalava já uns largos milhares de visitas.

Nesta página, a porta de acesso a um elevado número de conteúdos, existia, à nossa esquerda, o campo relativo ao MOTOR DE BUSCA do Prof2000. De funcionamento idêntico ao motores de busca convencionais, tinha sobre estes a vantagem de ser extremamente rigoroso e de mostrar tudo quanto existia nas diferentes páginas criadas por todos os intervenientes no projecto, líderes, professores e alunos, que se interessavam pelas novas tecnologias da comunicação.

Agora, à semelhança do nosso contador de visitas, que deixou de funcionar e graças ao desinteresse das nossas entidades responsáveis pelas coisas da cultura, perderam-se centenas, para não dizermos milhares de conteúdos informativos, pedagógicos e culturais criados pelos líderes e professores das diferentes escolas do País, que estavam associados ao projecto.

Correio Electrónico do Prof2000

 

Este ícone da caixa do correio, colocado no lado direito do ecrã, destinava-se exclusivamente aos professores que aderiam ao Projecto Prof2000. Dava acesso a uma caixa de correio de capacidade reduzida, se a compararmos com as fornecidas por outros serviços da Internet, mas, mesmo assim, de grande utilidade. Relativamente ao caso particular do projecto comunitário «AVEIRO E CULTURA», era ela que permitia receber as respostas dos formulários colocados em diversas páginas, facilitando a comunicação entre os muitos colaboradores e o coordenador deste espaço. Para outros assuntos, estava disponível o endereço do GMAIL, que continua o mesmo desde que estes serviços surgiram para uso de toda a comunidade cibernauta, espalhada por esta pequena nave espacial em que navegamos, situada entre Vénus e Marte. Se precisar de contactar connosco ou quiser obter informações para o ajudarem na colaboração neste espaço, utilize o endereço indicado no final da página de abertura.

Com a boa vontade da direcção do Agrupamento de Escolas José Estêvão, de Aveiro, esperemos que o espaço comunitário AVEIRO E CULTURA possa continuar, após um «interregno» de algumas semanas do período da Páscoa de 2018, por mais alguns anos ao serviço de toda a comunidade lusófona e da cultura portuguesa.

É lamentável que as nossas entidades ao serviço da Cultura não lhe prestem a devida atenção. Com a boa vontade de todos, esperamos que o nosso património cultural não caia no esquecimento, perante o manifesto desinteresse dos nossos políticos, apenas preocupados em manter o lugar de «poleiro», para terem sempre disponível, de trinta em trinta, o dia de S. Vencimento.

Como sempre, contamos com a vossa boa vontade na partilha, para que os conteúdos do AVEIRO E CULTURA não parem de aumentar, constituindo, deste modo, uma base de informações sobre todo o nosso património cultural, consultável em qualquer parte do planeta em que vivemos.

Aveiro, 13 de Abril de 2018

Henrique J. C. de Oliveira

 

página anterior início página seguinte

13-04-2018