Várias escolas publicam regularmente jornais escolares. Algumas, além do exemplar impresso em tipografia ou policopiado nos serviços de reprografia da escola, têm-no também na Internet em versão electrónica. Indicamos-te os endereços dos exemplares que nos têm chegado e que podem ser lidos neste suporte.

 




"A Folha" foi o jornal impresso na Secundária Homem Cristo, de Aveiro. Foram publicados, entre 1989 e 1993, um total de 11 exemplares. Para os consultares, clica sobre a imagem.




"Alternativas" começou por ser o boletim do SEUC. passou depois a ser dos diferentes níveis de ensino da Escola Secundária José Estêvão. Desde o primeiro exemplar de 2000, foi sendo impresso e também publicado em versão electrónica na Internet. Para os consultares, clica sobre a imagem. A partir da primeira página poderás aceder a todos os exemplares.










Com efeito, temos mais um nesta galeria de jornais escolares. É o "Com Efeito", da Secundária Mário Sacramento de Aveiro. Nasceu em Março de 1999 e está disponível na Internet. Se o pretendes ler, clica na imagem ao lado.




«ArteFactos» é o jornal da Escola Básica  2/3 Martim de Freitas, em Coimbra. Jornal produzido pelo Clube de Jornalismo desta escola, vai no 5º ano de publicação e de boa saúde, com elevado número de páginas de agradável leitura. Para consulta no formato electrónico, apenas é necessário clicar na imagem.










"A Semente" é o jornal escolar da Escola Sec. de Pombal. Tem a característica de sair todos os meses como suplemento do jornal local "O Correio de Pombal". Na imagem, o n.º 2 do Ano VI. Além da versão impressa, pode ser consultado através da Internet, bastando para  tal «clicar» na imagem ao lado. 




"O Aveiro Sul" é um jornal do Agrupamento Horizontal de Escolas. Reúne 5 escolas do 1º C. E. B. e 4 Jardins de Infância. A 1ª edição, em formato A4, saiu em Junho de 2002. Possui já uma versão para Internet.  Embora em construção, este agrupamento já tem diversos conteúdos disponíveis. Cliquem na imagem e explorem-nos.









 

@ b.j.e. é o nome do boletim da Biblioteca e Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária José Estêvão, em Aveiro. É publicado em formato A4 e também electrónico, utilizando o alojamento gratuito do espaço "Aveiro e Cultura".

Para consulta, clicar na imagem ao lado.




A Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, edita o Jornal Voz Activa. Trata-se de uma edição em papel, estando on-line uma versão digitalizada. Para sua consulta, «clicar» na imagem ao lado.



 






 

O «Farol» foi uma publicação dos «Centros Escolares N.º 1 da M. P. F. e N.º 2 da M. P., produzida por alunos e professores do Liceu Nacional de Aveiro entre 1957 e 1969. Os conteúdos são variados e abrangem as duas áreas da produção escrita (prosa e verso), reflectindo vivências e sentimentos de todos os que atravessaram mais de uma década. Foi recuperado para a Internet 56 anos depois. Clica na imagem ao lado para consulta.




"Sal de Aveiro" foi o jornal publicado por uma turma do 7º D da Escola Secundária José Estêvão, de Aveiro, no âmbito do projecto da Área Escola, no ano lectivo de 1992/93. São 5 exemplares que foram recuperados para a internet cerca de 20 anos após a sua publicação. Clica na imagem ao lado, se os quiseres ler.



 




Espaço à espera de outros jornais




Espaço à espera de outros jornais

 

 

Outros jornais escolares que apresentem apenas uma versão electrónica (Internet) poderão aqui figurar pela ordem de chegada, desde que nos seja dado conhecimento da sua existência pelos seus responsáveis. Este é um apelo especialmente feito aos colegas que, como nós, são líderes do Prof2000, e também para os que estão à frente da sua publicação nas diferentes escolas.

Para jornais escolares exclusivamente em formato electrónico, consultar a página:

JORNAIS ESCOLARES APENAS NA INTERNET

 

 

página anterior início página seguinte

08-04-2019