Henrique J. C. de Oliveira, Relatório do Inquérito Linguístico realizado na Gafanha do Carmo, Aveiro, 1967.

Figura 15T - Barcos Moliceiros carregados de moliço. Reparar na vara vertical entre a carga de moliço e a proa, em cujo orifício, situado na parte superior, desliza o cabo do leme. O leme é manobrado por meio do cabo que prende as extremidades da vara horizontal, que atravessa perpendicularmente o leme, e se estende até à vara vertical, situada entre a carga de moliço e o castelo da proa, passando por uma abertura no cimo, onde corre facilmente. Deste modo, o mestre pode manobrar o barco em qualquer lugar onde se encontre. No momento em que a fotografia foi tirada, como estão de regresso e com a carga máxima, no barco em segundo plano o mestre vai em pé na ré, segurando o cabo do leme com uma mão. Atentar também na matrícula dos barcos, registada na parte superior das velas. Na proa, vêem-se os ancinhos com os quais foi apanhado o moliço.