Documentos relativos a reparação de estradas

 

CÓPIA DE UMA NOTA PARA O COM. SEC. UÍGE

REPARAÇÃO DA ESTRADA DAS BUENGAS

 

Data:  28/8/1973

Sobre o assunto em epígrafe passarei a expor a V. Ex.ª. a situação actual dos trabalhos:

1 — Existe a trabalhar nesta obra o seguinte equipamento:

1. 1 Britadeira com as maxilas já bastante gastas, pelo que não consegue atingir o seu rendimento máximo no fabrico de gravilha necessária, a partir da pedra fornecida pela pedreira.

2. 1 Compressor do B.CAÇ. 4511 a trabalhar na pedreira situada a cerca de 7 Km de Sanza Pombo, sob a supervisão de um operador militar. Esta pe­dreira ocupa também um funcionário europeu da J.A.E.A., encarregado da mesma e que é o responsável pelo rebentamento de explosivos, além de cerca de 5 a 6 nativos cuja função é partir com marretas os blocos de pedra de maiores dimensões, arrancados nos rebentamentos.

3. 1 Escavo-Carregadora de pneus Catterpilar mod. 944 da Companhia de Eng.ª. 3479, que, simultaneamente com o carregamento das viaturas basculantes dessa C. Engª., (que se abastecem nessa pedreira do material necessário aos pontões que mantém em construção) é também utilizada para o carre­gamento das viaturas basculantes da J.A.E.A. Esta ajuda que a citada escavo-carregadora presta à J.A.E.A., permite aumentar considerávelmente o rendimento do transporte de pedra para abastecimento da bri­tadeira, para construção das valetas da estrada e ainda a necessária aos aquedutos que se têm de executar no itinerário das Buengas. Desde o principio da reparação da citada estrada, que se prevê o deslocamento para esta frente de trabalhos de um compressor e de uma escavo-carre­gadora da J.A.E.A., mas que até à data ainda não foi presente, embo­ra esse equipamento fosse de extrema utilidade, não só por permitir um aumento do rendimento dos trabalhos, como também por permitir uma ex­ploração da pedreira independente por parte da J.A.E.A. e do Exército.

4. 1 Tanque de água da J.A.E.A., mas que não tem condutor próprio.

5. 1 Viatura basculante ao serviço das obras propriamente dita e com condutor.

6. 1 Viatura basculante ao serviço da britadeira e com condutor.

7. 1 Motoniveladora com operador e que já apropriou a estrada até à Buen­ga Sul.

8. 1 Máquina de rastos Catterpilar mod. D 6 do Exército operado por mili­tares.

Esta máquina encontra-se neste momento a fazer um aterro de acesso a um aqueduto situado a cerca de 16 Km de Sanza Pombo.

9. 1 Misturador de solo-cimento de reduzida capacidade de trabalho.

10. 1 Cilindro de rasto liso operado pelo mesmo funcionário da J.A.E.A. que opera com o misturador.

11. 1 Aparelho de rega de emulsão betuminosa.

12. 1 Betoneira da J.A.E.A. que simultaneamente prepara argamassa de assentamento das pedras das valetas, a lama asfáltica e o betão para os aquedutos.

13. 1 Misturador STWART-WARNER do Agrupamento de Engenharia de Angola e que chegou a Sanza Pombo ontem dia 27 de Agosto com um operador militar, o que irá certamente aumentar consideravelmente o rendimento dos trabalhos se for deslocado para essa frente:

a) - 1 Condutor para o auto-tanque da J.A.E.A., visto o citado misturador necessitar de trabalhar paralelamente com o auto-tanque.

b) - 1 Betoneira que será empenhada unicamente na preparação da lama asfáltica que se aplicará sobre a base de colo-cimento executada pelo misturador.

c) - 1 Pedreiro capaz de dirigir convenientemente as obras de execução das valetas e dos aquedutos por forma a aliviar o encarregado dos trabalhos, que terá principalmente de dirigir a execução da base de solo-cimento e do tapete betuminoso.

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